Banco do Brasil

O Banco do Brasil, também conhecido como BB, foi a primeira instituição financeira criada no país em 1808 por Dom João VI. O banco se mantém em operação até os dias atuais e tem como objetivo primário o desenvolvimento da sociedade, com inovação, eficiência e sustentabilidade.

Banco do Brasil (BB)

O BB oferece uma carteira diversificada de produtos e serviços financeiros aos seus clientes pessoa física, jurídica e ao poder público. Confira a seguir os principais serviços do banco como: contas, cartões, empréstimos e financiamentos, consórcios, BB seguros, Brasilprev entre outros. Conheça também seus canais de atendimento via App Banco do Brasil, internet e centrais de atendimento Banco do Brasil. 

Abra sua conta

Para cada perfil de cliente, o BB apresenta diferentes categorias de atendimento:

  • para clientes pessoa física: Você, Exclusivo, Estilo e Private – quanto maior a faixa de renda, maior acesso os clientes têm à consultoria especializada, horário estendido de atendimento e serviços exclusivos;
  • para clientes pessoa jurídica: Empresas, Corporate Banking, Empreendedor – produtos e serviços financeiros específicos de acordo com o porte de cada negócio;
  • para o setor público: federal, estadual, municipal, legislativo, judiciário – a principal diferença está no atendimento ao judiciário, com serviços de processamento automático de guias judiciais, depósitos em garantia etc.

Pessoa física

Para os clientes pessoa física, o Banco do Brasil disponibiliza 7 tipos de conta:

  • conta fácil: 100% digital, é uma conta de pagamento pré paga que permite movimentação mensal de até R$5 mil;
  • conta corrente comum: dá acesso à todos os produtos e serviços BB disponíveis para pessoas físicas, exceto o crédito automático (cheque especial);
  • conta corrente especial: oferece acesso à todos os produtos e serviços do banco disponíveis para pessoas física e jurídica; 
  • conta salário: para recebimento de salários e benefícios, com acesso à saques, transferências, extratos etc;
  • BB conta universitária: apenas para universitários entre 16 e 28 anos, sem comprovação de renda e descontos na anuidade do cartão de crédito;
  • BB conta jovem: para jovens entre 12 a 21 anos incompletos que ainda não estejam na universidade, acesso à todos os produtos BB exceto cheque especial;
  • conta poupança: todo correntista do Banco do Brasil possui uma conta poupança para garantir os rendimentos.

A conta corrente pode ser aberta através do aplicativo BB, nas agências ou nas unidades dos correspondentes Mais BB. Menores de 18 anos, não emancipados, precisam comparecer na agência com seus responsáveis legais e respectivos documentos.

Conta Fácil

É uma conta digital de pagamento pré-paga, destinada apenas à pessoas físicas que não tenha outra conta de nenhuma espécie no Banco do Brasil. Além dos documentos citados acima, a pessoa precisa ter também um número de telefone. A conta pode ser aberta pelo aplicativo, com limite de movimentação inicial de R$500 por mês.

Para que o limite seja aumentado para R$5 mil, é preciso completar o cadastro enviando selfie com o documento de identificação. Caso o interessado queira ainda ter acesso à outros produtos do Banco do Brasil como investimentos, empréstimos, poupança etc, é necessário transformar a Conta Fácil em conta corrente completa, completando algumas informações no próprio aplicativo do BB. A avaliação da migração é feita em até 72 horas.

Pessoa jurídica

Para as empresas clientes, o Banco do Brasil oferece modelos de conta específicos para diferentes portes e necessidades:

  • BB Conta Fácil Microempreendedor: disponível para MEI, com movimentação mensal de até R$10 mil, pode ser aberta pelo aplicativo no celular;
  • Conta corrente empresa pela internet: até 6 meses sem tarifas, abertura e acompanhamento pela internet.

O que é preciso para abrir um conta corrente no Banco do Brasil?

Para abrir um conta corrente no BB é necessário apresentar:

  • pessoas físicas:
    • documento de identificação com foto: RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, carteira de identidade militar ou outro que tenha fé pública;
    • CPF;
    • comprovante de residência com menos de 90 dias, no nome do titular da conta ou de algum membro da família, desde que comprovado o parentesco (certidão de casamento ou nascimento, carteira de identidade etc);
    • comprovante de renda: contracheque ou holerite emitidos em menos de 90 dias, declaração do imposto de renda ou carteira de trabalho. 
  • pessoas jurídicas:
    • documento de constituição da empresa;
    • documento de identificação com foto: RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, carteira de identidade militar ou outro que tenha fé pública;
    • comprovante de endereço com menos de 90 dias.

Cartão de Crédito 

O cartão de crédito Banco do Brasil pode ser solicitado conforme a renda do solicitante. Para clientes pessoa física são mais de 10 opções de cartão, nacionais e internacionais, com parceiros como Smiles, Saraiva, Dotz, Elo Mais entre outros. Para cada diferente modalidade são oferecidas vantagens como pontuações em programas de milhagem, descontos em shows e cinemas, seguro viagem, descontos de anuidade etc. 

Através do aplicativo Ourocard, o titular do cartão pode consultar a fatura em tempo real, realizar o pagamento da fatura, gerar um cartão virtual para compras online com maior segurança, solicitar 2ª via do cartão etc.

Para pessoas jurídicas, os cartões dividem-se de acordo com a finalidade e porte da empresa: para agronegócios, para transportes rodoviários, cooperativas, para viagens, cartões com benefícios para os funcionários entre outros. Algumas modalidades permitem pagamentos em até 24 vezes, com 40 dias para pagar a primeira parcela. Os cartões de crédito do Banco do Brasil, para pessoas físicas ou jurídicas, são oferecidos nas bandeiras Visa ou Elo.

Cartão de Crédito Ourocard Fácil

O cartão de crédito Ourocard Fácil possibilita compras no Brasil e no exterior, descontos em shows e participação em promoções exclusivas. A anuidade pode ser gratuita desde que exista um gasto mínimo mensal de R$100 em cada fatura. Esta modalidade está disponível para correntistas e não correntistas. A solicitação do cartão pode ser feita através do aplicativo do Banco do Brasil, pelo celular.

Como pedir um cartão de crédito do Banco do Brasil?

Clientes pessoa física podem escolher um cartão de crédito do Banco do Brasil através site do BB, fazendo a simulação de acordo com a renda e principal finalidade. Após a escolha ter sido feita, o cartão pode ser solicitado pelo app Banco do Brasil, com a foto ou digitalização dos seus documentos:

  • mesmos documentos de abertura da conta corrente – documento de identificação (RG ou CNH), comprovante de renda, comprovante de residência. Habilite a câmera do celular para que o reconhecimento facial seja possível.

Cliente pessoa jurídica interessados em solicitar um cartão do BB:

  • precisa ter uma conta corrente no Banco do Brasil;
  • não pode haver participação de outra companhia no capital de sua empresa
  • os sócios e/ou dirigentes devem ter nacionalidade brasileira, domicílio fiscal no Brasil e não pode ser pessoa exposta politicamente.

A solicitação pode ser feita via site do banco, após fazer a simulação de acordo com o perfil pretendido. O banco entrará em contato para prosseguir com o pedido.

Como rastrear o cartão do Banco do Brasil?

É possível rastrear o pedido do cartão do Banco do Brasil preenchendo o CPF neste link. Para clientes pessoa jurídica, o rastreio do cartão é através do CNPJ, neste endereço

Investimentos

Os investimentos disponibilizados pelo BB são: 

  • fundos: fundos de renda fixa, cambial, de ações, multimercado etc, com aplicações iniciais de qualquer valor;
  • ETF: investimento em uma carteira de ações que segue determinado índice de mercado;
  • ações: investimentos com alta volatilidade;
  • LCI: título de renda fixa, isento de imposto de renda e liquidez após 90 dias;
  • tesouro direto: títulos do governo com liquidez diária e diferentes modalidades;
  • CDB: investimento de renda fixa, modalidade de pré e pós fixada;
  • poupança: poupança tradicional e Poupex que permite aplicações para financiamentos imobiliários;
  • títulos privados de renda fixa: taxa de custódia zero para pessoa física, pode ser resgatado antes do vencimento;
  • previdência: há opções de planos VGBL ou PGBL, com investimentos a partir de R$100 para complementar a renda da aposentadoria;
  • derivativos: especialmente indicado para produtores rurais, auxiliam na proteção contra variação cambial, variação no preço de commodities agrícolas entre outros.

Para auxiliar na escolha dos produtos mais adequados, o BB disponibiliza ainda algumas ferramentas adicionais:

  • Investalks: canal de vídeos para auxiliar na escolha da carteira de investimentos ideais
  • definição do perfil do investidor: para indicações personalizadas ao correntistas neste link
  • robô advisor: disponível dentro do App Banco do Brasil, reúne informações do perfil do cliente com informações do mercado para construir a melhor carteira.

A gestão dos investimentos pode ser feita ainda através do Portal do Investidor. Para conhecer mais detalhes sobre os produtos e ferramentas disponíveis para investimentos via Banco do Brasil, acesse o BB online.

Para maiores informações, os investidores podem consultar através do telefone 0800-7293886, atendimento em dias úteis das 8h30 às 18h, ou:

  • na agência de relacionamento; 
  • central de relacionamento BB: 4004 0001 nas capitais e regiões metropolitanas e 0800 729 0001 nas demais localidades;
  •  terminais de autoatendimento.

Financiamentos

Os financiamentos oferecidos pelo Banco do Brasil ao seus clientes pessoas física e jurídica variam de acordo com cada necessidade: 

  • imóveis: linhas de crédito para aquisição de imóvel residencial ou comercial, empreendimentos imobiliários;
  • veículos: carro, moto, aeronaves, embarcações;
  • material de construção:
  • crédito rural;
  • capital de giro: são diversas linhas oferecidas para capital de giro, fluxo de caixa;
  • pagamento de tributos: especialmente para a fase de constituição da empresa;
  • antecipação de recebimento das vendas e pagamento dos fornecedores;
  • antecipação de recebimento no desconto de cheques e títulos;
  • aquisição de bens, máquinas, móveis;
  • BNDES Automático recursos do BNDES com prazo de até 240 meses, 
  • BNDES Finame, financiamento de longo prazo para máquinas e equipamentos;
  • leasing para aquisição de veículos, modernização de equipamentos etc.

BB Crédito Imobiliário

Essa é uma das linhas de financiamento para aquisição de imóveis novos ou usados. Possibilita também o financiamento das despesas com cartório e pagamento de impostos, uso do FGTS, até 6 meses para o início do pagamento e ainda possibilidade que o beneficiário escolha 1 mês do ano para não pagar a prestação.

O banco permite ainda que outro imóvel seja usado como garantia do empréstimo ou que o interessado traga o financiamento feito com outro banco para o BB. A contratação pode ser feita online, através o site do Banco do Brasil ou pelo aplicativo BB. 

Como acompanhar processo de financiamento do BB?

No caso de acompanhamento da proposta de financiamento imobiliário para pessoa física, é possível acompanhar por este link. Para os demais casos, consulte a agência do Banco do Brasil onde você entregou os documentos e efetuou a contratação ou na pela central de atendimento: 4004-0001 em capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001 nas demais regiões.

Empréstimos

Os clientes do Banco do Brasil podem contar com diversas linhas de empréstimo: 

  • crédito direto ao consumidor (CDC) e crédito consignado: caem diretamente na conta, com carência mínima de 60 dias para pagar a 1ª parcela;
  • empréstimos pessoais: crédito para antecipação de salário, benefício, cheque especial, renovação de empréstimos etc;
  • empréstimo com garantia: usar veículo ou imóvel como garantia do empréstimo;
  • crédito para compra de máquinas e equipamentos para uso eficiente de energia e água;
  • crédito para custeio de atividades rurais e cobertura de gastos emergenciais;
  • portabilidade para trazer empréstimos de outros bancos para o BB.

O empréstimo pode ser contratado somente por correntistas, após análise de crédito pelo banco. Em geral, os correntistas podem procurar uma agência Banco do Brasil para solicitar crédito. Algumas linhas mais simples como o crédito consignado podem ser contratados diretamente pelo App BB ou pelo site do banco.

Empréstimo consignado 

Está disponível para correntistas que recebam seu salário ou benefício diretamente pelo BB. O motivo do empréstimo não precisa ser informado, fica a critério do solicitante. O prazo para pagamento é de até 96 meses, em parcelas fixas, e a primeira parcela pode ser paga em até 180 dias. Os requisitos para a contratação desta linha de empréstimo são:

  • o empregador precisa ter um contrato ativo com o Banco do Brasil para que as prestações possam ser descontadas diretamente na folha de pagamento;
  • o solicitante precisa ter margem consignável disponível no contracheque;
  • o solicitante precisa ter crédito disponível no Banco do Brasil.

O empréstimo consignado pode ser contratado diretamente no aplicativo do Banco do Brasil ou pela internet.

Consórcios

Os consórcios do Banco do Brasil facilitam a aquisição de bens sem taxas de juros. Os principais tipos de consórcio apresentados pelo banco são para aquisição de:

  • imóveis residenciais e comerciais;
  • carros e motos, caminhões e tratores;
  • consórcio de serviços: viagens, cirurgias plásticas, casamentos, cursos, tratamentos odontológicos entre outros;
  • eletroeletrônicos: para tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos, bicicleta elétrica, celulares;
  • gamer: para óculos de realidade virtual, para montar um computador ou comprar equipamentos relacionados a jogos;
  • móveis para estabelecimento empresarial;
  • placas fotovoltaicas e outros equipamentos.

Para simular um consórcio, contratar e consultar os dados do consórcio como: consulta de valores a receber, resultados das assembléias, ofertar lances, acesse o BB Online

BB Seguros

As linhas do Banco do Brasil seguros são oferecidas para proteger os clientes de inúmeras adversidades como:

  • seguro de vida e acidentes pessoais (individual e coletivo): diversas modalidades disponíveis para faixas etárias entre 18 e 70 anos, assistência residencial 24hs, plano funerário etc;
  • automóvel de uso pessoal e também de frotas acima de 4 veículos;
  • residencial: seguro contra incêndio, raios, explosões, roubos e furtos, pagamento de aluguel, desmoronamento etc;
  • seguro viagem: proteção contra extravio de bagagem, atraso de vôo, urgência médica e odontológica etc;
  • seguro para celular: seguro contra roubos, quedas, acidentes na água;
  • seguro rural para proteger a lavoura de acidentes naturais ou pagamento de dívidas em caso de morte do agricultor;
  • seguro para máquinas e equipamentos, 
  • seguro de transporte de cargas, transporte nacional e internacional de mercadorias etc;
  • seguro crédito protegido para evitar deixar dívidas para familiares.

Seguro de vida completo

Pode ser contratado por pessoas entre 18 e 70 anos, com possibilidade de dividir o prêmio em até 12 vezes. Não há limite de idade para receber o prêmio do seguro em caso de câncer ou outras doenças graves. O pagamento pode ser feito via débito automático em conta corrente, conta poupança ou nas faturas do cartão de crédito.

Esta modalidade de seguro inclui ainda assistência residencial, assistência de veículos como reboques, chaveiros, troca de pneus, conserto de portas e fechaduras, guarda de móveis, serviço de faxineira, locação de freezer, fogão etc.

A contratação do seguro pode ser feita através do site do Banco do Brasil. Em caso de sinistro, os segurados devem contatar a central de atendimento nos números: 0800 570 7042 ou, em caso de deficiência auditiva/fala no 0800 962 7373.

Qual o telefone do seguro do Banco do Brasil?

Consulte o número de atendimento para cada finalidade:

  • para contratar um seguro, o telefone é: 0800 729 0400, de segunda à sexta, das 8h30 às 21h e aos sábados, das 8h30 às 18hs – exceto feriado nacionais;
  • para comunicar um sinistro: ligue para 0800 729 7000 ou 0800 962 7373 no caso de deficiência auditiva/fala ou (55) 16 3111 8600 para atendimentos no exterior – 24h por dia, todos os dias, ou;
  • para reclamações na Ouvidoria: 0800 880 2930 ou 0800 775 7003 no caso de deficiência auditiva/fala, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.

Para maiores informações sobre os canais de atendimento, contratação e maior detalhamento de cada linha de seguro, acesse o portal BB Seguros

Câmbio e comércio exterior

O BB realiza compra e venda de moedas estrangeiras para pessoas física e jurídicas, correntistas do banco. As moedas transacionadas são euro, dólar dos estados unidos e libra esterlina. Além do dinheiro em espécie, para os correntistas pessoa física, o BB disponibiliza ainda o Cartão pré-pago Ourocard Visa Travelmoney (em dólar americano ou euro).