O que é um gerenciador financeiro?

O Banco do Brasil gerenciador financeiro é um recurso que viabiliza ações mais organizadas e seguras para as empresas. O gerenciador permite um controle mais eficaz e contribui para aumentar a rentabilidade das companhias. Assim, qualquer setor do mercado financeiro que deseja alcançar um desenvolvimento saudável precisa ter um gerenciador.

Gráfico gerenciador financeiro

Basta imaginar que esse gerenciador favorece a administração do fluxo de caixa por causa de funcionalidades que abrangem transações cruciais. Por exemplo, com esse recurso financeiro para empresas, é possível realizar o controle de cobranças, liberação de créditos e análise de investimentos.

Há também um gerenciador voltado para os produtores rurais e assim como a alternativa anterior, apresenta benefícios gerenciais que envolvem a emissão de boletos, cadastro de representantes e organização de rotinas financeiras. Além do mais, é possível incluir usuários com senhas individuais.

Além de atender necessidades corporativas e dos produtores rurais, os clientes pessoa física também podem recorrer ao uso do gerenciador financeiro. Nesse caso, trata-se de uma função encontrada no aplicativo do BB em que pode-se usufruir de funcionalidades como as seguintes:

  • Meu dinheiro: por meio desse recurso você pode consultar o saldo dos investimentos realizados;
  • Orçamento: essa é uma área que viabiliza a categorização de gastos e criação de metas;
  • Perfil de consumo: funcionalidade que permite identificar como o dinheiro está sendo aplicado;
  • Movimentação financeira: esse recurso possibilita o acompanhamento de cada gasto.

A partir de funções como essas, assim como no caso da aplicação do gerenciador financeiro BB empresarial, os clientes podem ter um maior controle do orçamento mensal. Uma das prováveis consequências é um planejamento financeiro mais eficaz, especialmente por causa das funções que promovem uma maior comodidade por causa da característica mobile.

Como acessar o gerenciador financeiro do Banco do Brasil?

Quando trata-se do uso do gerenciador financeiro BB, primeiramente é importante enfatizar a necessidade de comparecer à agência para assinar o termo de adesão. No próprio local, o banco disponibiliza a chave J e uma senha para que você faça o primeiro login. A chave J se refere a um código numérico composto por oito dígitos que deve ser alterado no primeiro uso. 

Também é possível requisitar o BB financeiro token na agência da conta corporativa para acessar o gerenciador. Enquanto a chave J consiste em um código, o token é um dispositivo USB responsável pela criptografia. Para usá-lo, você deve conectá-lo no computador.

Assim, existe a possibilidade de usar o gerenciador em meios distintos, como em computadores e celulares. Por essa razão, é importante compreender com clareza a forma de uso em cada plataforma, para que a experiência seja maximizada.

Para usar em tablets e computadores, faça o seguinte :

  1. Acesse o site do Banco do Brasil.
  2. Clique em empresas.
  3. Acione a opção ” gerenciador financeiro”.
  4. Insira os dados exigidos.

Já em dispositivos móveis, existe a necessidade de realizar o download do aplicativo do Banco do Brasil. Baixe o app no Google Play (para sistema Android) ou no Apple Store (para sistema IOS). Após o login, basta seguir esses passos:

  1. Selecione a opção “+ contas”.
  2. Clique em “Acessar outra conta”.
  3. Entre em ” conta empresarial”.

A partir daí, ao entrar em qualquer alternativa, basta acessar a funcionalidade desejada e preencher, com cuidado, as informações exigidas pelo sistema de acordo com cada transação.

Quais são os requisitos mínimos para instalar o gerenciador?

De acordo com as informações apresentadas, você pode utilizar o gerenciador financeiro do Banco do Brasil em diferentes dispositivos. No entanto, atente-se para o fato de que alguns sistemas podem não suportar o gerenciador por estarem desatualizados. Para conseguir acesso ao gerenciador em computadores, certifique-se que eles possuam os seguintes requisitos:

Mac

Navegadores: Mozilla Firefox 11 ou Safari 5;

Sistema operacional: Mac OS X, com funcionamento em X86.

Windows

Navegadores: Mozilla Firefox 11, Internet Explorer 9, Safari 4, Ópera 11 ou Google Chrome até 41;

Sistema operacional: Vista/7.

Linux

Navegadores: Ópera 11, Google Chrome até 41 ou Mozilla Firefox 11;

Sistema operacional: Linux/GNU com kernel 2.4.

Já para os profissionais que almejam usufruir da experiência mobile, verifique se seu dispositivo atende estes requisitos:

IOS

Ipad: iPad2;

iPhone/iOS: iPhone4 e iOS7;

Android

Smartphones/Android: versão 4.0.3.

Java

O aplicativo Java funciona com as seguintes características: Java Virtual Machine 1.6 Update ou superior, com 32 bits.

Tanto no caso dos dispositivos móveis quanto dos computadores, as versões nomeadas como “beta” e anteriores não obtém suporte do Banco do Brasil. Nesses casos, é interessante recorrer à agência e identificar soluções viáveis para cada caso.

Ainda mais, não é qualquer computador que pode ser utilizado livremente para acessar o Banco do Brasil gerenciador financeiro pessoa jurídica, uma vez que é necessário que  ocorra a concessão no sistema da máquina que será usada. A partir desse ponto, novos dispositivos podem ser liberados por meio do gerenciador.

O processo de liberação é diferenciado apenas para clientes no exterior, que precisam solicitar uma autorização à agência de relacionamento com um e-mail. Afinal, nesse caso um número de celular não pode ser cadastrado para que receba um link ou código por SMS.

Como cadastrar celular no Gerenciador Financeiro BB?

Da mesma forma que ocorre com os computadores, os smartphones devem ser autorizados para usarem a ferramenta. Por isso, é necessário que o número do cliente esteja cadastrado no Banco do Brasil para receber os links de liberação, códigos, entre outras informações importantes.

Você pode realizar esse processo pessoalmente na sua agência. Mas, para quem deseja outra opção, basta dirigir-se a um caixa eletrônico e seguir essas ações: Entrar na opção Segurança > Selecionar Autorização/Bloqueio > Autorização de celular. Quando houver necessidade de alteração no cadastro de pessoa física, basta bloquear o antigo, seguir os mesmos passos e efetuar o cadastro do telefone novo. 

Já no caso de pessoa jurídica, é preciso bloquear o número primeiro. Então, selecione no menu Segurança: Cadastrar equipamentos > Consultar Celulares por chave J ou Consultar Celulares Autorizados. Depois, basta inserir o número que deseja. Para que o bloqueio seja realizado por meio do gerenciador, os passos são iguais aos anteriores.

Em conclusão: seja no celular ou no gerenciador financeiro web BB, centralizar as transações e demais informações financeiras pode contribuir para que tanto pessoas físicas quanto jurídicas possam se planejar melhor. Assim, fica mais fácil lidar com imprevistos.

Você já conhecia as funcionalidades dessa ferramenta? Aproveite para deixar o seu comentário sobre o tema.