Início » Bancos » Banco do Brasil » Internet Banking Banco do Brasil: entenda tudo sobre ele!

Internet Banking Banco do Brasil: entenda tudo sobre ele!

Você é cliente Banco do Brasil e quer saber como fazer consultas e transações bancárias pela internet? Neste artigo você vai conhecer tudo que o Internet Banking Banco do Brasil disponibiliza para seus clientes, pessoas física ou jurídicas!

Aqui você vai saber como acessar, quais serviços e produtos pode contratar, e vai entender todos os detalhes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é Internet Banking BB?
  • Como usar o Internet Banking?
  • Como se cadastrar no Internet Banking Banco do Brasil?
    • O que é BB Code do Banco do Brasil?
  • Como acessar a conta do Banco do Brasil pelo celular?
    • É possível realizar operações bancárias no BB via Whatsapp?
  • Atendimento Internet Banking do Banco do Brasil
    • Agências e caixas eletrônicos Banco do Brasil

O que é Internet Banking BB?

O Internet Banking BB, também conhecido como Autoatendimento pela Internet, é um dos principais canais de acesso oferecidos pelo Banco do Brasil aos seus clientes. Através dele o BB disponibiliza aos seus clientes, pessoas física ou empresas, os principais serviços do banco, tais como:

  • consultas de saldos e extratos da conta corrente;
  • pagamentos, agendamentos e transferências;
  • consulta, resgate e aplicação de investimentos;
  • monitoramento e pagamento do cartão de crédito;
  • contratação e pagamento de empréstimos e financiamentos;
  • simular e contratar plano de previdência e seguros;
  • renegociação de dívidas.

O BB online pode ser acessado pelo computador, smartphones ou tablets. O acesso pelo computador é feito pelo site do Banco do Brasil, e nos demais dispositivos é necessário fazer o download do aplicativo do banco. Conheça mais detalhes sobre o acesso no tópico a seguir.

Como usar o Internet Banking?

Para usar o Internet Banking Banco do Brasil pelo computador, é preciso ter acesso à internet e um equipamento que atenda às seguintes configurações:

  • sistema operacional: MS Windows 7/8/8.1/10;
    • navegador: 
      • Internet Explorer 10, ou superior; 
      • Mozilla Firefox 50, ou superior; 
      • Chrome 50, ou superior; 
      • Opera 50, ou superior; 
      • Safari 9, ou superior; 
      • ou Microsoft Edge.
  • sistema operacional: GNU/Linux com Kernel 2.4 ou superior;
    • navegador:
      • Mozilla Firefox 50, ou superior; 
      • Chrome 50, ou superior; 
      • ou Opera 50, ou superior.
  • sistema operacional: MAC OsX;
    • navegador:
      • Safari 9, ou superior; 
      • ou Mozilla Firefox50, ou superior.

O banco ressalta que os sistemas operacionais Windows 95, 98, NT, 2000 e Vista não são suportados para esse acesso.

Além de um computador em conformidade com os requisitos acima especificados, é preciso também ter uma senha de autoatendimento ativa. Esta senha possui 8 dígitos e deve ser cadastrada em qualquer agência do Banco do Brasil. Seu desbloqueio também pode ser feito em uma agência, terminal de autoatendimento ou pelo celular.

O cliente interessado em acessar o Internet Banking Banco do Brasil pelo celular ou tablet, devem utilizar o App BB e fazer a liberação do aparelho. Confira mais detalhes sobre como fazer isso no tópico a seguir.

Como se cadastrar no Internet Banking Banco do Brasil?

Se o cliente está interessado em utilizar o Internet Banking Banco do Brasil apenas para realizar consultas em sua conta corrente, o acesso pode ser feito logo após o cadastro e desbloqueio da senha de 8 dígitos, conforme mencionado no tópico anterior.

Porém, para realizar transações, como pagamentos, transferências e contratações, o interessado tem 2 alternativas para escolher como proceder:

  1. fazer o liberação do seu equipamento junto ao banco, seja ele um computador, smartphone ou tablet, por exemplo; ou
  2. utilizar o BB Code (QR Code) para validação das suas operações. 

Dessa maneira o BB busca aumentar a segurança das operações realizadas, de forma a garantir sua autenticidade. 

Confira a seguir o passo a passo sobre como liberar o acesso ao Internet Banking, conforme cada equipamento:

  • computador:
  1. primeiro é preciso cadastrar seu telefone celular junto ao BB. Para fazer isso, existem 2 alternativas:
    1. nos terminais de autoatendimento, acesse a opção  “Menu Completo” > “Segurança” > “Autorização/Bloqueio para Transações” > “Autorização de Celular”; ou
    2. em um agência BB no Brasil ou exterior.
  2. acesse o site do BB, faça seu login com a senha de 8 dígitos e acesse a seguinte opção: “Menu” > “Segurança” > “Liberação de computador SMS” > “Solicitar código de liberação”;
  3. informe o código recebido por SMS no seu celular cadastrado no BB no seguinte caminho: “Menu” > “Segurança” > “Liberação de computador SMS” > “Informar código de liberação”.
  • smartphone ou tablet:
  1. primeiro é preciso cadastrar o telefone celular no banco, por uma das 2 alternativas possíveis: 
    1. nos terminais de autoatendimento – acesse a opção  “Menu Completo” > “Segurança” > “Autorização/Bloqueio para Transações” > “Autorização de Celular”; ou
    2. em um agência BB no Brasil ou exterior.
  2. faça o download do aplicativo do Banco do Brasil na App Store ou Google Play.
  3. acesse sua conta através do aplicativo. Ao tentar fazer a primeira transação, selecione a opção do celular cadastrado e clique no link de liberação.

É possível acessar o Banco do Brasil online em mais de um computador, tablet ou smartphone, desde que o cliente faça a liberação de todos os equipamentos. Atenção: se o seu computador, smartphone ou tablet for trocado ou formatado, será necessário fazer um novo procedimento de liberação, conforme o passo a passo mencionado acima. 

Clientes no exterior, impossibilitados de fazer a liberação através do envio de SMS, contam com um procedimento especial de solicitação via e-mail. Para conferir o modelo de e-mail sugerido pelo banco, consulte a lista de perguntas frequentes do BB, no item “Liberação de computadores, tablets e smartphones”. 

Para aqueles que não estão interessados ou impossibilitados de fazer a liberação dos seus equipamentos, o Banco do Brasil oferece a alternativa de utilizar o BB Code. Confira a seguir como ele funciona e quais são as suas vantagens.

O que é BB Code do Banco do Brasil?

O BB Code é o nome dado ao código de acesso criado pelo Banco do Brasil para facilitar a realização de transações pela internet, sem necessidade de liberação prévia dos equipamentos. O BB Code utiliza a tecnologia de QR Code, criptografada, para garantir uma maior segurança das operações.

Outras vantagens do uso do BB Code são: a extensão de horários para realização de transações por clientes pessoas física até as 23h45 e o aumento do limite diário de movimentação. Para habilitar o BB Code:

  1. no caso de clientes que já fazem transações pela internet: por já possuírem equipamento liberado junto ao banco, basta acessar o menu “Segurança” > “BB Code” > “Habilitar Dispositivo”, no seu Internet Banking;
  2. no caso de clientes que nunca fizeram transações pela internet: primeiro é necessário acessar o menu “Segurança” > “BB Code” > “Habilitar Dispositivo” no seu Internet Banking. A segunda etapa deve ser feita num terminal de autoatendimento do Banco do Brasil, acessando o menu “Outras Opções” > “Segurança” > “BB Code” > “Habilitar” ou numa agência do banco.

O BB code será utilizado na confirmação de todas as transações realizadas na internet. Cada CPF possui um único código de acesso atribuído, ou seja, o mesmo BB code pode ser usado para liberar a movimentação de mais de uma conta e ainda ser usado em mais de um smartphone.

Clientes no exterior podem consultar o procedimento específico de habilitação do BB code através da lista de perguntas frequentes no site do BB. No item “BB Code” há um modelo específico de e-mail com as informações a serem enviadas.

Em caso de perda, roubo ou troca do equipamento, é recomendável que o BB Code seja cancelado e habilitado no novo aparelho, se for o caso. Existem 2 maneiras de fazer o cancelamento: 

  1. encaminhe-se até um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil e acesse o menu “Outras opções” > “Segurança” > “BB Code” > “Cancelar Habilitação”.
  2. cancele em qualquer agência Banco do Brasil.

Como acessar a conta do Banco do Brasil pelo celular?

Para acessar sua conta Banco do Brasil pelo celular e fazer consultas, o cliente deve:

  1. fazer o cadastro da senha digital de 8 dígitos em um terminal de autoatendimento no menu “Outras opções” > “Segurança” > “Senhas” > “Cadastramento” ou em uma agência do BB; e
  2. fazer o download do aplicativo no App Store ou Google Play em seu smartphone. 

Esses 2 passos são suficientes para começar a fazer consultas no BB online, como saldo da conta corrente, por exemplo. Porém, clientes interessados em fazer operações financeiras como pagamentos, transferências e contratações, deverão fazer ainda a liberação do seu smartphone ou habilitação de um BB Code. Confira o tópico anterior para entender o passo a passo de como proceder em cada uma das alternativas.

Atendimento Internet Banking do Banco do Brasil

Os clientes que desejam fazer consultas, realizar transações, cancelamentos, renegociação de dívidas ou obter orientações quanto ao uso dos canais virtuais, Internet Banking ou celular, devem ligar para:

  • 4004 0001 nas capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 729 0001 nas demais localidades.

O atendimento está disponível 24h por dia, todos os dias.

Se não é este o tipo de atendimento que você busca, consulte a lista completa de telefones do Banco do Brasil.

Agências e caixas eletrônicos Banco do Brasil

Conforme mencionado ao longo do artigo, o cadastro e liberação de equipamentos para acesso via internet dependem da utilização dos terminais de autoatendimento e agências Banco do Brasil. Consulte aqui a agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil mais próximo de você.

Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizar o Internet Banking do Banco do Brasil pelo computador, tablet ou celular, ou se quiser obter mais esclarecimentos sobre toda variedade de produtos e serviços financeiros oferecidos pelo banco, acesse nosso conteúdo completo sobre o Banco do Brasil.