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Conheça tudo sobre Internet Banking da Caixa Econômica Federal

Você é cliente da Caixa e tem dúvidas sobre como usar os serviços do banco pela internet? Neste artigo você vai encontrar tudo que você precisa saber para usufruir de toda a comodidade oferecida pelo Internet Banking da Caixa Econômica Federal

Aqui você vai conhecer quais serviços estão disponíveis pela internet, como acessar, e encontrar todas as respostas para as perguntas mais frequentes dos usuários. Ao final do artigo, você saberá tudo sobre:

  • O que é o Internet Banking da Caixa Econômica Federal?
  • Como ter acesso ao Internet Banking Caixa?
    • 1. Cadastro de Usuário e Senha Internet
      • Como cadastrar um novo usuário na Caixa?
    • 2. Instalação do módulo de segurança
      • Como instalar o Internet Banking Caixa no PC?
    • 3. Cadastro da assinatura eletrônica
      • Como recuperar a assinatura eletrônica?
    • 4. Cadastro do serviço de SMS
      • Como cancelar o serviço de SMS?
    • 5. Cadastro do dispositivo
      • Como habilitar o celular no Internet Banking Caixa?
      • Como desbloquear um dispositivo cadastrado?
  • Dicas de segurança
  • Canais de Atendimento Internet Banking Caixa

O que é o Internet Banking da Caixa Econômica Federal?

O Internet Banking da Caixa Econômica Federal é o canal digital disponibilizado pela Caixa para que seus clientes tenham acesso aos produtos e serviços financeiros do banco 24h por dia. Através do Internet Banking, os clientes pessoa física, empresas e governo têm acesso a:

  • consultas de saldos e extratos da conta corrente ou da conta poupança;
  • realização de pagamentos, agendamentos e transferências;
  • simulação de financiamentos e empréstimos;
  • consulta e aplicação em investimentos etc.

O Internet Banking da Caixa pode ser acessado pelo computador, no site da CEF, ou pelo celular e tablet, através do Aplicativo Caixa. Confira a seguir tudo que precisa saber para acessar a Caixa online.

Como ter acesso ao Internet Banking Caixa?

Caso você queira acessar o Internet Banking da Caixa pelo computador, você precisará cumprir as seguintes etapas:

  1. fazer o cadastro de usuário e senha internet;
  2. instalar o módulo de segurança (ou adicional de segurança);
  3. cadastrar uma assinatura eletrônica;
  4. cadastrar o serviço de SMS; 
  5. cadastrar o seu equipamento.

Se a intenção for apenas fazer consultas, o cliente poderá realizar apenas o cadastro de usuário e senha internet, correspondente à etapa 1. As demais etapas são necessárias para os interessados em efetuar transações online, como pagamentos, transferências e contratações.

O acesso ao Internet Banking da Caixa pelo celular ou tablet é feito via aplicativo da Caixa (ou App Caixa). Por essa razão, não é necessário instalar o módulo de segurança (etapa 2), que já vem junto com a aplicação. Veja a seguir os detalhes de cada uma das etapas.

1. Cadastro de usuário e senha internet

Computador

O cadastro do usuário e senha internet é realizado no primeiro acesso à conta. Se feito pelo computador, acesse o site da Caixa, e clique no ícone localizado no canto superior direito, conforme imagem abaixo:

Clique no botão “Acessar minha conta”.

Em seguida, acompanhe o passo a passo:

  1. clique na opção “cadastrar”;
  2. insira seu CPF, nome e data de nascimento. Não use acentuação e nem caracteres especiais como “ç”, “ã”, por exemplo. Seus dados devem estar idênticos aos preenchidos na receita federal;
  3. selecione o tipo de conta, corrente ou poupança, agência, número da conta e senha de acesso a conta, que é a mesma usada nas compras com o cartão de débito;
  4. cadastre seu usuário e senha internet:
    1. usuário: será escolhido pelo cliente, e deve ser composto por letras e números;
    2. senha internet: deve ter entre 6 e 8 caracteres, e também deve ser composta por letras e números.

Os dados de usuário e senha devem ser memorizados, pois serão utilizados em todos os acessos ao Internet Banking. 

Se você possui mais de uma conta, seja pessoa física ou jurídica, você poderá ter acesso a todas elas com as mesmas informações. Para isso, acesse o Internet Banking e vá até o ícone > “Senhas e Configurações” > “Contas cadastradas” > “Gerenciar” > “selecione a conta” > “Incluir Conta”. A partir daí, basta clicar em cima do número da sua conta e alternar para a conta desejada.

Celular ou tablet

No caso do acesso pelo aplicativo Caixa, no celular ou tablet, o usuário será o CPF do cliente, e a senha internet deverá ter 8 números. Após fazer o download do aplicativo no Google Play, App Store ou Windows Store, siga o passo a passo:

  1. clique no ícone do aplicativo e acesse o botão “Não tenho usuário”;
  2. preencha os campos com seu nome completo (sem caracteres especiais como “ç”, “ã”, por exemplo), CPF e data de nascimento;
  3. preencha o tipo de conta (corrente ou poupança), agência, número da conta e a mesma senha usada nas compras com o cartão de débito;
  4. cadastre sua senha de 8 números.

No caso de aparelhos celulares com leitor digital, é possível ativar também o recurso do acesso por biometria. Este recurso pode ser ativado após o primeiro acesso, depois de digitar o usuário e senha, o cliente ativa o botão “leitor digital”. O acesso por biometria facilita a utilização do aplicativo, mas não dispensa o uso da assinatura eletrônica para efetivação das transações.

2. Instalação do módulo de segurança

No computador, logo após o cadastro do usuário e senha, a instalação do módulo de segurança se iniciará automáticamente no primeiro acesso ao Internet Banking da Caixa. 

No caso dos dispositivos como celular e tablet, o acesso é via app Caixa, e dispensa essa etapa.

3. Cadastro da assinatura eletrônica 

Agora é o momento de cadastrar uma assinatura eletrônica, que funciona como uma segunda senha para viabilizar a realização de transações online como: transferências, pagamentos e resgates. 

A assinatura eletrônica pode ser de 2 tipos:

  • assinatura eletrônica simples: usada em contas individuais ou conjuntas solidárias, deve ter 6 números;
  • assinatura eletrônica múltipla: usada em contas empresariais que precisam de mais de uma autorização. Devem ter 8 caracteres, entre letras e números.

O cadastro inicial da assinatura eletrônica é feito pelo seu gerente, em uma agência da Caixa. Essa assinatura é provisória, válida por 15 dias. Para cadastrar a assinatura eletrônica definitiva, no computador ou via aplicativo, acesse o menu “Senhas e Configurações” > “Senhas e Acesso” > “Assinatura Eletrônica”.  Selecione a conta e clique no botão “Alterar Assinatura”. Digite a assinatura provisória, recebida na agência, crie uma nova assinatura e confirme.

De forma a garantir a segurança, a Caixa aconselha que nenhuma assinatura eletrônica contenha: 

  • caracteres especiais, como asterisco (*), hashtag (#) ou ponto de interrogação (?);
  • espaços em branco, por exemplo “senha caixa”;;
  • sequências simples, como “x12345” ou “abcde0”;
  • sequência alternada, como “e1f2g3” ou “h1i8j4”;
  • mais de 2 letras ou números repetidos, como 1BANANA (3 repetições da letra A), a2d2f2 (3 repetições do número 2).

Se o prazo de 15 dias da assinatura eletrônica provisória expirar, sem que você tenha cadastrado uma assinatura definitiva, será necessário retornar à uma agência e solicitar nova assinatura ao gerente. 

4. Cadastro do serviço de SMS

Trata-se de um serviço gratuito oferecido pela Caixa, no qual o banco envia alertas de operações financeiras no celular cadastrado pelo clientes, comunicando saques, compras e outras movimentações na conta.

Para fazer o cadastro, existem 2 alternativas:

  • pelo terminal de autoatendimento da Caixa, no menu “Outros Serviços” > “Outros Serviços” > “Mensagens via celular”. Insira seu número de telefone celular e selecione um valor mínimo para o envio dos alertas;
  • no Internet Banking (computador), ou no App Caixa (celular ou tablet), acesse o menu “Caixa Celular” > “Caixa Celular” > “Mensagens no Celular” > “Adesão”. Insira seu número e escolha o valor mínimo para o envio dos SMS.

Além de representar uma garantia a mais no monitoramento da conta, o serviço de SMS é necessário para que o cliente possa seguir à próxima etapa de “cadastro do dispositivo” sem precisar comparecer a um terminal de autoatendimento.

5. Cadastro do dispositivo

O cadastro do seu dispositivo, seja ele um computador, tablet ou celular, é feito a partir desse passo a passo:

  1.  acesse o Internet Banking Caixa e vá ao ícone < “Senhas e Configurações” < “Cadastrar Dispositivos” < “Gerenciar”;
  2. dê um nome para identificar o seu dispositivo e escolha o período pelo qual deseja mantê-lo cadastrado (pode selecionar por “tempo indeterminado”, se preferir);
  3. selecione a opção pela qual quer que seu dispositivo seja ativado, se através de outro dispositivo, por SMS ou pelo terminal de autoatendimento;
  4. clique em “continuar” e aguarde o recebimento do SMS;
  5. insira o código recebido e clique em “continuar”. 

Cada cliente pode cadastrar até 19 dispositivos, sendo até 10 computadores e até 9 celulares. 

Dicas de segurança

Com o objetivo de deixar seus usuários mais protegidos, a Caixa compartilha algumas dicas de segurança neste vídeo. Algumas dicas compartilhadas são:

  • mantenha seus navegadores sempre atualizados;
  • não responda e-mails ou mensagens que solicitam senhas do banco;
  • não use computadores de locais públicos ou digite seus dados em celulares de terceiros;
  • troque suas senhas periodicamente, não repita senhas anteriores e tenha cuidado na hora de selecionar como será sua senha. Evite datas de nascimento, nomes de parentes ou sequências fáceis de adivinhar;
  • confira sempre se existe o símbolo de um cadeado ao lado do endereço do seu navegador;
  • se desconfiar de um site ao acessar seu Internet Banking, digite a senha errada propositalmente e veja se o site vai acusar o erro. Sites fraudulentos não são capazes de fazer essa sinalização;
  • tente mover o teclado virtual antes de digitar sua senha. Em sites falsos o teclado virtual geralmente não se move;
  • a Caixa jamais envia links ou solicita senhas por e-mail.

Canais de Atendimento Internet Banking Caixa

Suporte Caixa

Para obter suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico etc, seja cliente pessoa física ou jurídica, ligue:

  • 3004 1104 nas capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 726 0104​​​ nas demais regiões.

O atendimento à questões relacionados ao site da Caixa, Internet Banking Caixa, entre outros, é feito 24h por dia, todos os dias, inclusive feriados.

Suporte técnico para deficientes auditivos

Clientes com deficiência auditiva podem esclarecer dúvidas e receber suporte técnico para seus acessos ao Internet Banking ou App Caixa no seguinte número:

  • 0800 726 2492.

Helpdesk

Para apoio ao cliente no exterior, com dificuldades no acesso ao Internet Banking ou App Caixa, o número é:

  • +55 61 3533 2000

Agências Caixa

Para encontrar a agência da Caixa mais próxima, acesse aqui

Facebook Caixa

Para tirar dúvidas gerais sobre os serviços do banco, acesse a página da Caixa no Facebook.

Consulte também nossa lista completa de telefones da Caixa.

Uma vez finalizado o cadastro e a liberação do acesso, usar os canais digitais é o suficiente para resolver todas as transações bancárias, sem precisar se deslocar a uma agência. Se você ainda tem alguma dúvida sobre a utilização do Internet Banking da Caixa ou App Caixa, ou quer saber mais detalhes sobre todos os produtos e serviços financeiros do banco, acesse nosso conteúdo completo sobre a Caixa Econômica Federal