Veja qual é o código do Banco Itaú e conheça todos os serviços

Navegando no celular

Você tem conhecimento de tudo o que é preciso para realizar as mais diversas transações financeiras no Itaú? No mundo atual, os bancos são instituições essenciais. Hoje, com a economia cada vez mais complexa, as agências bancárias são grandes facilitadoras das operações financeiras, fundamentais para a vida em sociedade.

Uma das maiores dúvidas dos usuários de bancos está relacionada às informações exigidas quando se realiza transações. O código do banco, por exemplo, é um número exclusivo para cada instituição, essencial para diferentes operações bancárias.

Este artigo explicará quais são os códigos do Banco Itaú e quais são os seus usos, além de trazer informações sobre os serviços oferecidos pela instituição. Acompanhe o artigo e descubra tudo sobre as operações no Banco Itaú, o maior banco privado do Brasil, segundo o Banco Central.

Código do banco: pra quê serve?

Para realizar quaisquer tipos de transação, é fundamental conhecer o código do banco. Você já deve ter se deparado com um campo para preenchimento do “número do banco” da conta de destino ao fazer uma transferência,.

O código consiste em três números que são solicitados no momento de realização de certas operações bancárias e, então, processados pelo Sistema de Compensação de Cheques e outros Papéis (COMPE), que faz o pagamento para a instituição correta. Assim, para maior praticidade e segurança, as transações entre todos os bancos são feitas por esse sistema.

Mas e então, você sabe qual são os códigos do Banco Itaú e em quais situação ele é necessário? Acompanhe a seguir.

Qual são os códigos do Banco Itaú?

Embora apresente vários códigos, o 341 é considerado o número oficial para as principais transações comerciais. A existência dos outros códigos do Banco Itaú se deve ao fato de que o grupo Itaú Unibanco administra diversas instituições financeiras. Desta forma, para alguns clientes ou operações, o código pode ser outro. Confira abaixo.

  • Código 29: Banco Itaú Consignado SA
  • Código 184: Banco Itaú BBA S.A.
  • Código 479: Banco Itaú Bank S.A.
  • Código 652: Itaú Unibanco Holding S.A.

Ao realizar uma transação, é fundamental saber para qual instituição bancária do grupo Itaú a transferência será destinada. Assim, basta selecionar o código do Banco Itaú adequado para a operação.

Quando e qual código informar?

O código do banco é solicitado para qualquer tipo de transferência. O código Itaú, tanto para TED  quanto para DOC, é o mesmo. Assim, ao realizar uma transação para conta Itaú, de qualquer natureza, basta inserir o “341” no campo de preenchimento. No caso de operações do Itaú para outros bancos, é só colocar o código correspondente para cada instituição. Confira os principais abaixo:

  • Código do Banco do Brasil: 001
  • Código do Bradesco: 237
  • Código do Caixa Econômica Federal: 104
  • Código da NuConta: 260
  • Código do Santander: 033
  • Código do Safra: 422
  • Código do C6 Bank: 336
  • Código do Neon: 735

Obviamente, é importante conferir se o código inserido está correto antes de confirmar a operação, uma vez que a transferência é rejeitada e o dinheiro retorna à conta do remetente se houver erros. Contudo, com atenção, o uso dos códigos é bem prático e oferece segurança aos usuários de todos os bancos brasileiros.

Principais serviços do Itaú

Agora que você conhece o código do Itaú e para o que ele serve, confira os principais serviços disponibilizados pelo banco de forma segura e prática, podendo ser solicitados diretamente pelo smartphone. Siga a leitura.

Cartão de crédito

Os cartões de créditos do Itaú são disponibilizados de acordo com o perfil de cada cliente, identificado por meio de perguntas. Na plataforma digital do banco, o solicitante informa a faixa de salário individual e seleciona as vantagens que mais o atraem. Após a leitura do regulamento e envio do pedido, basta esperar a análise de crédito pela instituição.

Empréstimos e financiamentos

O Itaú oferece opções de empréstimo e de financiamento para diversas situações. Assim, é possível selecionar o contrato ideal para cada caso. O banco disponibiliza crédito inclusive a clientes negativados. Confira algumas alternativas básicas de empréstimo:

  • empréstimo pessoal: o solicitante escolhe o valor das parcelas a serem pagas e retira o dinheiro instantaneamente;
  • crédito consignado pelo INSS: apresenta taxas menores para aposentados e pensionistas;
  • crédito com garantia de imóveis: nesta modalidade, o solicitante oferece o imóvel como garantia de quitação das parcelas;
  • microcrédito: destinado a pequenos empreendedores, formais ou informais, contanto que apresentem renda bruta anual de até R$ 200 mil.

Agora, para financiamentos, o Itaú disponibiliza um simulador de orçamento online a fim de que o solicitante estude a possibilidade de financiar uma casa ou um carro, por exemplo. Em seguida, é possível retirar a análise de crédito apenas uma hora após a solicitação.

Outra vantagem importante do Itaú é que, além do solicitante não precisar de uma conta corrente no banco, cada opção de financiamento dá direito a soluções personalizadas para cada cliente. Além disso, após a aprovação, é possível acompanhar toda a operação pela internet.

Consórcios

Outra opção é o Itaú Consórcio, que funciona como uma poupança em conjunto, onde um grupo de pessoas com um desejo em comum se organiza para conquistar um objetivo. A administradora estipula o prazo e o valor das parcelas que cada um do grupo precisa pagar para conquistar um imóvel ou veículo, os dois tipos de consórcio oferecidos por este banco.

Enquanto paga a mensalidade, você pode ser contemplado e receber sua carta de crédito nas assembleias mensais, seja por meio de sorteio realizado com o número da Loteria Federal, ou por meio de lances.

Diferentemente do empréstimo e financiamento , essa modalidade de crédito não exige um valor de entrada e não cobra juros ao longo das parcelas. Os vencedores dos sorteios recebem uma carta informando que foram contemplados, e o Canal dos Consorciados disponibiliza o resultado das assembleias para todos os consorciados. 

Investimentos

Ao contrário do financiamento, para investimentos é necessário possuir uma conta no Banco Itaú. Então, basta realizar um teste para definir o perfil do solicitante como investidor, além do objetivo do investimento e da modalidade mais adequada a cada perfil. Nesse sentido, as principais formas de investimento são:

  • Tesouro Direto: é o investimento em títulos públicos do Governo Federal;
  • Fundos Imobiliários (FIIs): são fundos que investem em grandes empreendimentos, como shoppings, hospitais e prédios comerciais;
  • Previdência Privada: são aplicações financeiras para complementar a renda na aposentadoria;
  • Fundos de Ações: são fundos que investem em ações de empresas;
  • Fundos de Renda Fixa: são fundos que têm um rendimento fixo, ou seja, calculado de antemão.

Taxas e tarifas do Banco Itaú

Assim como toda instituição bancária tradicional, o Itaú cobra algumas taxas e tarifas pelo acesso aos serviços que disponibiliza. Os valores podem sofrer alterações de acordo com o número de serviços solicitados ou conforme o perfil de cada cliente. 

O banco apresenta algumas opções vantajosas para certos grupos, como universitários. Para conhecer todas as modalidades de taxas e tarifas, acesse o site do banco ou procure a gerência de uma agência próxima. 

Canais de atendimento

Como já dito, o Itaú é o maior banco privado do Brasil. Portanto, seria impossível atender a todos os clientes sem um atendimento eficiente. Assim, a instituição oferece diversos canais para assistência 24h, além de suporte rápido a partir do aplicativo para smartphones. Confira como entrar em contato com o banco:

  • Atendimento ao Cliente: 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades)
  • SAC Corporativo: 0800 728 0728 (todas as localidades)
  • Atendimento para pessoas com deficiência: 4004 1999 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 721 1999 (demais localidades)
  • Suporte Digital: 0300 100 1213 (todas as localidades)

Em resumo, os bancos são serviços essenciais para o desenvolvimento da sociedade, oferecendo diversos recursos à população e à pequenas empresas, como o empréstimo e a oferta de crédito. Neste artigo, você descobriu qual é o código do Banco Itaú, elemento básico para as operações financeiras na instituição, além dos seus principais serviços oferecidos.

Ainda tem dúvidas sobre a transação financeira em algum outro banco? Ou tem alguma sugestão de pauta? Então deixe nos comentários!