Santander: conheça os principais serviços do banco e como utilizá-los!

Banco Santander - Mulher na frente de uma parede vermelha

O Santander é um dos maiores bancos do país em número de clientes e apontado como preferido entre serviços para executivos. Confira aqui quais são os serviços e produtos financeiros disponibilizados pelo banco.

O Santander oferece produtos e serviços financeiros em versões variadas para melhor se adequar às necessidades do cliente, pessoa física ou jurídica. Conheça agora todos os serviços e canais de atendimento como Santander Internet Banking, conta corrente, cartões Santander, Santander Financiamentos, telefones de atendimento Santander, consulta para emissão de boletos Santander, entre outros.

Santander Internet Banking

Santander Internet Banking é o canal online que o cliente, correntista ou não, pode usar gratuitamente, a qualquer hora, sem limite de acesso. Alguns dos serviços gratuitos acessíveis por esse canal são: consulta de saldo e extrato até 3 meses anteriores, pagamento e agendamentos, transferências, solicitação de empréstimos e investimentos, além da consulta e pagamento de faturas do cartão de crédito. 

Alguns serviços especiais como solicitação de entrega de talão de cheques na residências são pagos, e valor das taxas varia de acordo com o tipo de conta. Para acessar o Santander Internet Banking é preciso aderir aos produtos financeiros do banco como os cartões de crédito ou abrir um conta.

Abra sua conta Santander

O banco oferece contas para pessoas físicas e empresas em diversas modalidades. Entenda como abrir uma conta Santander de acordo com o seu perfil.

Pessoas físicas

Os documentos necessários para a abertura de conta são: carteira de identidade (RG) ou carteira de habilitação (CNH), e CPF.

Tipos de contas pessoa física

O Santander oferece 3 tipos de conta de acordo com o perfil de cada cliente:

  1. Conta Santander: oferece cartão de crédito Santander Free em condições especiais, taxa de manutenção de R$25 que pode ser revertido para créditos no celular e transferências ilimitadas entre correntistas via Internet Banking Santander ou App Santander;
  2. Santander Vangogh: consultoria financeira especializada, acesso ao cartão de crédito 1|2|3 com anuidade reduzida e possibilidade de isenção das tarifas de manutenção de conta de acordo com o volume de investimentos;
  3. Santander universitário: possibilidade de obter financiamento com taxas diferenciadas para aquisição de notebooks e computadores, acesso ao App Santander Universitário e possibilidade de isenção da anuidade do cartão de crédito.

Pessoas jurídicas

As informações necessárias para abrir contas empresariais no Santander são: razão social, CNPJ, faturamento anual, nome completo do representante legal e seu CPF, celular e e-mail para contato e CEP da empresa.

Tipos de contas pessoa jurídica

As contas empresariais oferecidas pelo Santander são de 5 tipos:

  1. Conta MEI: exclusiva para microempreendedores individuais, possui algumas vantagens como emissão de boletos, 40 dias para pagamento do cartão de crédito e possibilidade de cadastramento do DAS em débito automático;
  2. Santander DUO: a principal vantagem é que o mesmo gerente fica responsável pela conta pessoal e empresarial nesta conta, com taxa de manutenção única;
  3. Conta integrada empresas: conta direcionada para pequenas empresas, oferece vantagens especiais para as que possuem faturamento acima de R$10 mil;
  4. Conta integrada mais empresas: é possível somar o faturamento nas máquinas de cartão Getnet aos investimentos no banco e obter isenção da taxa de manutenção; 
  5. Conta digital empresas: as empresas que optam por essa modalidade têm acesso a atendimento telefônico em horário estendido, e pacotes de até 5 TED/DOCs a preços diferenciados.

FAQ – Internet banking Santander

Como consultar saldo no Santander pela internet?

Para consultar o saldo da sua conta Santander, acesse o site www.santander.com.br, selecione Pessoa física ou Pessoa jurídica e preencha seus dados. Caso você nunca tenha feito cadastro para acessar o internet banking Santander, siga os passos que citamos nos tópicos acima. Após acessar o site oficial Santander, selecione a opção conta corrente ou conta poupança para ver seu saldo.

Como faço para me cadastrar no internet banking Santander?

Para se cadastrar no internet banking do Santander, você precisa ter uma conta aberta no banco. Com a conta aberta, caso você nunca tenha se cadastrado e acessado o internet banking, siga os passos que falamos logo acima nessa página no tópico “Abra sua conta Santander”.

Como desbloquear o cartão Santander no internet banking?

Para desbloquear seu cartão Santander via internet banking, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site www.santander.com.br
  2. Selecione a opção Pessoa física ou Pessoa jurídica e preencha seus dados
  3. Acesse a aba “Cartões”
  4. Clique em Desbloquear cartões
  5. Preencha os dados solicitados

Santander Cartões

Imagem de cartão de crédito e notebook referente a Santander Cartões

Os cartões Santander são oferecidos para correntistas, com condições especiais, e também para não correntistas, a depender do tipo de cartão escolhido. 

Tipos de cartões Santander

O banco oferece cartões em parceria com os programas de milhagem da American Airlines, Decolar e Smiles, e cartões com vantagens em compras nos parceiros Esfera, Vivo, Dufry, Shell. Ao todo são 18 tipos de cartões Santander disponíveis, sendo o mais básico deles o cartão Santander Free. 

O Santander Free possui anuidade de 12×R$31,17 que pode ser zerada caso o cliente mantenha um gasto mínimo mensal de R$100 na fatura. A renda mínima mensal exigida é de R$1.045 para não correntistas e de R$500 para correntistas. O cartão oferece ainda descontos no programa de fidelidade Santander Esfera

Os demais cartões Santander possuem valor da anuidade mais alta, e em contrapartida oferecem maior acúmulo de milhas a cada dólar gasto, descontos maiores em lojas parceiras, acessos às salas vip em aeroportos etc. Há também uma modalidade de cartão com anuidade mais acessível e condições facilitadas para advogados registrados na OAB. 

Fatura Cartão Santander

Consulta e pagamento da fatura 

Para consultar a fatura do seu Cartão Santander, o titular do cartão deve acessar o link a partir do número seu CPF e senha de acesso. Caso encontre alguma dificuldade, o cliente poderá contatar a Central de Atendimento, por meio dos telefones: 4004-3535 para as capitais e 0800 702 3535 para as demais localidades.

Parcelamento da fatura

A fatura dos cartões Santander pode ser parcelada em até 24 vezes, de acordo com a análise de crédito do banco. É possível ter até 3 parcelamentos vigentes em cada fatura. O limite de crédito do cartão é restituído conforme o pagamento das parcelas for realizado. O serviço de parcelamento da fatura pode ser contratado pelo Santander Internet Banking, caixas eletrônicos, pelo App Santander, pelo App Way ou nas agências.

FAQ – Santander Cartões

Como pedir o cartão do Santander?

Para solicitar um cartão de crédito Santander, acesse a página www.santander.com.br/cartoes e escolha o cartão que melhor se encaixa em seu perfil. Após escolher, preencha os dados solicitados e aguarde o recebimento de um email e/ou ligação do Santander para dizer se foi aprovado ou não.

Quais são os benefícios do cartão Santander?

O Santander possui diversos tipos de cartões de crédito e cada um deles possui benefícios diferentes para cada pessoa. Existem cartões, como o Free, que você não paga anuidade se acumular R$ 100 em compras no mês e outros em que você ganha milhas a cada dólar gasto, como o AAdvantage Gold. Já no cartão OAB-SP, você ganha 2000 pontos Esfera na primeira vez que usar.

Quanto tempo leva para receber meu cartão de crédito Santander?

O prazo para recebimento do cartão é de 8 dias úteis após abertura da sua conta ou aprovação.

Como funciona o cartão de crédito universitário Santander?

O Cartão Play, que é o cartão para universitários do Santander é um cartão para universitários. Não é necessário comprovação de renda para fazer a solicitação e para ficar livre de anuidade você precisa acumular R$ 50 reais em compras na função crédito no mês. Além disso, quem é cliente conta com aumento programado de limite e desconto em compras com o Esfera.

Como saber se o cartão Santander foi aprovado?

Para saber se o seu cartão foi aprovado, verifique sua caixa de entrada de e-mail após o prazo determinado pelo Santander para análise ou em último caso ligue para a central Santander Cartões no 4004 3535 se você está em alguma capital ou região metropolitana ou no 0800 702 3535 para demais localidades.

Quanto tempo demora para liberar o limite do cartão de crédito Santander?

Após o pagamento da sua fatura, seu limite deverá ser liberado em até 3 dias úteis, que é o prazo que o banco demora para reconhecer o pagamento. Geralmente, ao pagar a fatura na própria agência do Santander a compensação é imediata.

Santander Financiamentos e Consórcios

Existem diversas linhas de consórcios e financiamentos Santander para atender necessidades de pessoas físicas ou jurídicas. 

Financiamentos e consórcios para crédito pessoal

Pessoas se cumprimentando e fechando negócio de financiamento de imóvel

Confira as principais linhas de crédito para os clientes pessoas físicas, correntistas e não correntistas:

  • crédito pessoal: para organizar o orçamento com prazos de até 5 anos, e até 59 dias para pagamento da primeira parcela;
  • crédito consignado setor público e privado ou beneficiário INSS: descontado diretamente em folha e oferece taxas mais baixas e um prazos maiores para pagamento;
  • crédito carro como garantia ou imóvel como garantia: o carro ou imóvel é usado como garantia do empréstimo, com prazos entre 5 e 20 anos;
  • antecipação 13º salário ou Restituição do IRPF: disponível apenas para correntistas, o pagamento é feito quando o salário ou restituição for recebido;
  • supercrédito: é oferecido para clientes que possuem cartão Santander mas não são correntistas, as parcelas são cobradas mensalmente no cartão;
  • portabilidade de crédito consignado: para levar o empréstimo consignado de outros bancos para o Santander, com condições diferenciadas;
  • CDC socioambiental solar e Consórcio sustentável: linhas de crédito para compra e instalação de equipamentos fotovoltaicos, como placas solares; 
  • CDC mobilidade: linha de financiamento exclusiva para a compra de bicicletas; 
  • pós-graduação: para financiar até 100% do curso de pós-graduação em instituições reconhecidas pelo MEC.

Financiamentos e consórcios para crédito imobiliário

Para adquirir, reformar ou construir seu imóvel, existem os consórcios e financiamentos imobiliários Santander. É possível cobrir até 90% do valor do imóvel residencial ou até 70% do imóvel comercial, com prazos de até 35 anos para pagamento.

Financiamentos e consórcios para crédito empresarial

As empresas clientes podem usufruir de variadas linhas de crédito empresarial Santander, tanto para atender a necessidades emergenciais de caixa, quanto para expansão e aquisição de equipamentos:

  • gestão do fluxo de caixa: para cobrir necessidades emergenciais de caixa;
  • antecipação de recebíveis: para antecipar recebimento de vendas feitas à prazo;
  • financiamento do capital de giro: para equilibrar o fluxo de caixa da empresa;
  • fornecedores e clientes: para antecipar recebimentos e pagamentos à fornecedores;
  • expansão dos negócios: para compra de maquinário, reformas e modernização tecnológica de empresas e cooperativas agrícolas, inclusive com acesso a repasses e linhas de financiamento do BNDES.

Financiamentos e consórcios para veículos e máquinas

Há ainda as linhas de crédito específicas para aquisição de máquinas, carros, motos e outros veículos, para pessoas físicas e empresas, nas seguintes modalidades:

  • financiamento ou consórcio de veículos: destinado a pessoas físicas ou jurídicas para aquisição de carros ou motos, novos ou usados;
  • financiamento de máquinas e equipamentos: para compra de máquinas, equipamentos, aeronaves, embarcações;
  • consórcio de veículos pesados e agronegócio: para aquisição de caminhões, ônibus, embarcações, equipamentos agrícolas entre outros.

Financiamentos para renegociação de dívidas

Para renegociar dívidas online, basta entrar no Portal de Renegociação e iniciar o atendimento após preencher o CPF ou CNPJ. Se preferir, o cliente também pode entrar em contato com a Central de renegociação de dívidas Santander nos telefones 4004 2262 em capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 704 3722 nas demais localidades. Nesses números, os atendimentos à pessoa física são em dias úteis, das 8h às 21h e sábados das 9h às 16h. Para empresas o atendimento é apenas em dias úteis, das 8h às 19h, exceto feriados.

Financiamentos e serviços para comércio exterior e câmbio

O Santander oferece também serviços e linhas de financiamento empresarial para comércio exterior, desde contratos que para redução do risco cambial até expansão de filiais no exterior. O banco disponibiliza serviços de câmbio e aberturas de contas em moedas estrangeira.

Financiamentos para microempreendedores

Para microcréditos, o Santander criou um portal especial chamado Prospera, onde os microempreendedores interessados podem consultar as condições de financiamento e agendar uma visita.

FAQ – Santander Financiamentos

Qual o telefone do Santander Financiamentos?

Para entrar em contato com o Santander Financiamentos, ligue para 4004-9090 se você está em regiões metropolitanas ou 0800 722 9090 para demais localidades. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, exceto em feriados.

Qual o telefone da Aymoré Financiamentos?

Para falar com a Aymoré Financiamentos, ligue para 4004-9090 (regiões metropolitanas) ou 0800 722 9090 (demais localidades). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, exceto em feriados.

Santander Títulos de Capitalização

Dimdim do milhão

Dimdim do milhão é o nome dado ao plano de capitalização do Santander, no qual os clientes contribuem mensalmente para concorrer a prêmios mensais. Ao final do plano, 100% do dinheiro é devolvido. Para saber detalhes sobre os valores dos planos, prêmios, números da sorte e condições de adesão, acesse o Santander Capitalização.

Seguros Santander

Pessoa calculando o valor do seguro

A linha de Seguros Santander oferece proteção para diversas finalidades e perfis de clientes, em parceria com as principais seguradoras do país. 

Seguros para pessoa física

Os Seguros Santander para pessoa física existem nas seguintes modalidades:

  • seguro cartão protegido: em caso de roubo ou furto;
  • seguro residencial: contra incêndios, roubos, assistência a reparos;
  • seguro viagem e seguro de acidentes pessoais: protege de extravio de bagagem, atrasos no vôo, acidentes, invalidez permanente etc;
  • seguro auto: a ferramenta Autocompara faz a comparação de preços de 7 seguradoras de veículo do mercado;
  • seguro de vida e Odonto Santander: check-up médico, atendimento odontológico. auxílio funeral, morte acidental etc;
  • seguro renda médico:exclusivo para médicos, para reparos em casa ou consultório, seguro contra acidentes e pagamento de honorários para erros médicos;
  • seguro renda Getnet: seguro para clientes que possuem soluções financeiras da Getnet, contra acidentes pessoais, roubos, pequenos reparos etc.

Seguros para empresas

Algumas das linhas oferecidas pelos seguros empresariais Santander são:

  • seguro patrimonial: para proteger os estoques, equipamentos e imóvel em caso de acidentes. As opções variam de acordo com o tipo de atividade comercial.
  • seguro vida sócio empresa e funcionários: seguro de vida para os proprietários, sócios e funcionários da empresa;
  • seguro para seu empréstimo e cartão de crédito: em caso de imprevistos para o pagamento das dívidas, roubo após saque, compras indevidas etc.
  • seguro faturamento Getnet: disponível para empresas que usem a máquina de cartão Getnet, protege contra quedas de faturamento e cobertura de assistências como chaveiro, eletricista entre outros.

Para acionar o seguro

Para comunicar o sinistro e acionar o seguro, é preciso entrar em contato com a Central de atendimento do Santander no 0800 770 5030 e enviar os documentos solicitados para e-mail da seguradora parceira, conforme orientação recebida no momento do contato telefônico ou entrar em contato via aplicativo Santander.

Previdência Santander

Os planos de previdência Santander são planos de longo prazo, disponíveis nos formatos regressivo ou progressivo, de acordo com o tipo de tributação escolhido. Os planos variam de acordo com as condições de renda de cada cliente, nos tipos VGBL e PGBL. A contribuição pode ser interrompida a qualquer momento, sem perda do que já foi investido.

Telefones Santander

Confira abaixo os principais canais de atendimento do Santander.

Central de atendimento Santander

Para realizar consultas, informações, transações e cancelamentos, os telefones de atendimento disponíveis todos os dias, 24hs por dia, são: 4004 3535 em capitais e regiões metropolitanas; 0800 702 3535 nas demais localidades; e 0800 723 5007 para pessoas com deficiência auditiva e de fala.

Clientes empresariais

Para empresas clientes tratarem de assuntos gerais, os telefones Santander disponibilizados são: 4004 2125 em capitais e regiões metropolitanas; 0800 726 2125 nas demais localidades; e 0800 723 5007 para pessoas com deficiência auditiva e de fala.

Central de renegociação de dívidas

Para renegociar dívidas por telefone, os clientes devem ligar para 4004 2262 nas capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 704 3722 nas demais localidades. Nesses números, os atendimentos à pessoa física são em dias úteis das 8h às 21h e sábados das 9h às 16h. Para empresas o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, exceto feriados.

Se preferir o serviço online, o cliente também pode acessar o Portal de Renegociação para renegociar sua dívida com o Santander.

Santander financiamentos

Para consultar andamento, tirar dúvidas e fazer solicitações sobre o seu financiamento, os telefones para contato da Santander financeira são: 4004 9090 para capitais e regiões metropolitanas; e 0800 722 9090 nas demais localidades. Atendimento é feito de segunda à sábado, das 8hs às 20hs.

Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC Santander

Para fazer reclamações, cancelamentos ou obter informações gerais, ligue para 0800 762 7777. As pessoas com deficiência auditiva e de fala devem contactar o telefone 0800 771 0401. Se estiver no exterior, o cliente deve ligar (a cobrar) para: +55 (11) 3012 3336.

Além do atendimento telefônico, é possível contatar o SAC Santander também via Chat

Ouvidoria Santander

Caso não tenha ficado satisfeito com o atendimento prestado pelo SAC, o cliente deve ter o número de protocolo de atendimento anotado para entrar em contato com a Ouvidoria Santander. É possível contactá-la de 3 maneiras:

  1. Ouvidoria online;
  2. Por telefone no 0800 726 0322 em dias úteis das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 14h, exceto feriado. Pessoas com deficiência auditiva e de fala devem ligar no 0800 771 0301;
  3. Por correspondência para Avenida Nicolas Boer, 399 – Corporate Time – 16º andar. Cep – 01140-060.

Caixas Eletrônicos e Bancos 24hs

Para encontrar caixas eletrônicos e Bancos 24hs mais próximos, confira este mapa.

Agências Santander

Neste mapa, o cliente busca pela agência Santander mais perto da sua localidade.

Boletos Santander

Emissão de 2ª via de boletos

Se estiver com o códigos de barras em mãos, é possível solicitar online a emissão dos seguintes boletos Santander, mesmo não sendo correntista:

  • 2ª via de boletos;
  • boletos Vencidos;
  • boleto eletrônico cuja notificação foi enviada por email;
  • boletos de crédito imobiliário;
  • boletos do Santander Financiamentos.

Boleto para pagamento de IPVA e DPVAT

Para o clientes correntistas é possível pagar o IPVA e taxa de seguro DPVAT online, da seguinte maneira:

  • correntistas moradores de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná: emissão e pagamento dos boletos do IPVA e DPVAT pelo Internet Banking Santander, tendo em mãos apenas o número do Renavam;
  • correntistas dos demais estados: a emissão do boleto do IPVA e DPVAT deve ser feita no site do Detran e o pagamento pode ser no App Santander ou internet Banking Santander. 

Boletos de certificados de seguros

Para emissão de boletos de certificados de seguros Santander, é necessário entrar em contato por meio dos números 4004 4495 em capitais e regiões metropolitanas, ou

0800 723 4495 nas demais localidades. Pessoas com deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800 771 0401. O atendimento é feito em dias úteis, das 8h às 20h, exceto feriados.

Aplicativos Santander

Aplicativos Santander

Além das agências, caixas eletrônicos, telefones e Internet Banking, existem também os aplicativos Santander onde seus clientes podem acessar uma série de serviços usando o celular.

App Santander

Aplicativo para fazer transferências via TED/DOC, recargas, pagamentos, solicitar empréstimos, contratar seguros, acompanhar sua conta e renegociar dívida entre outros serviços. 

App Santander Empresas

Aplicativo para contas empresariais para consultar posição consolidada das contas, realizar pagamentos de títulos, transferências, antecipação de capital de giro e recebíveis entre outros serviços.

App Santander Way

Aplicativo criado para o gerenciamento de cartões, geração de cartões online para maior segurança em compras virtuais, desbloqueio de compras no exterior e possibilita transferência e divisão de contas entre amigos correntistas do Santander.

App Santander Universitário

Pode ser usado para consultas de bolsas de estudo e vagas de estágio, entre outros serviços para os clientes universitários.

Esses são os principais produtos e serviços oferecidos pelo Santander, banco apontado pela E-consulting como o líder em maturidade digital no setor financeiro em 2019. Para consultar mais detalhes sobre como abrir sua conta Santander, Santander cartões, Santander financiamentos e consórcios, Santander seguros, ou sobre cada canal de atendimento, acesse site do Santander ou consulte pelos telefones Santander.