Saiba qual é o Código/Número Santander e como utilizá-lo

Nunca foi tão fácil realizar transações bancárias. Se antes era preciso ir até uma agência bancária e enfrentar filas, hoje as operações já podem ser feitas em poucos minutos pelo internet banking ou por aplicativos de tablet e smartphone. 

No entanto, todas as vezes que alguém deseja fazer transferências, como TED e DOC, ainda é preciso ter em mãos algumas informações, mesmo que o processo seja feito pela internet. Esse é o caso do código do banco.

Neste artigo, vamos te explicar o que é isso e qual é o código/número do Santander que você precisa utilizar quando for realizar alguma transferência para esse banco. Acompanhe a leitura!

O que é o código do banco?

O código de um banco é um número que serve para a sua identificação nas operações realizadas. Também conhecido como código de compensação, ele é solicitado todas as vezes que os usuários fazem transferências ou precisam preencher algum tipo de formulário com dados bancários.

Esse número, composto por três dígitos, garante que o banco de destino da operação seja identificado nos sistemas dos demais e que os envios sejam destinados para a organização correta. Cada instituição bancária possui o seu próprio código, que não é alterado e vale para todas as operações.

Qual é o código do Santander?

O código utilizado para realizar operações que tenham como destino o Banco Santander S.A. é o 033. 

Vale ressaltar que esse número não está relacionado ao número da agência ou da conta corrente/poupança do cliente. Na verdade, ele só sinaliza qual é a instituição bancária da operação – no caso, o Banco Santander.

Os números de agência e da conta também precisam ser utilizados nas transações para identificar o destino final do valor. Porém, são inseridos em outros campos, destinados exclusivamente para eles.

É importante preencher todas as informações corretamente para que a operação realizada seja bem sucedida e o valor transferido ou depositado possa chegar corretamente na conta de destino. Por isso, lembre-se de checar todos os dados sempre que fizer uma transação tipo TED ou DOC. 

Como saber a agência e conta do cartão Santander?

Se você não sabe ou não se lembra qual é o código da agência e o número da sua conta Santander, existem algumas maneiras simples de verificar. Confira quais são:

  • Veja essa informação no verso do seu cartão do Banco Santander. Geralmente, os dados da conta são impressos ali;
  • Se tiver um talão de cheques da sua conta em questão, também é possível consultá-lo, pois o número da conta deve constar nele;
  • Acesse o site do Santander e faça login no internet banking utilizando seu CPF e a senha cadastrada. Uma vez na área logada, poderá ver os dados da sua conta;
  • Procure por algum extrato bancário da sua conta emitido pelo banco nos caixas eletrônicos. A informação de agência e número da conta costuma estar impressa no topo do extrato. 

O que é o dígito verificador da conta corrente Santander?

O dígito verificador nada mais é do que um algarismo extra, que fica depois da sequência inicial de números que identificam a sua conta. Geralmente, trata-se de um número representado depois de um traço “-”. No entanto, em alguns casos, os bancos também utilizando um X no lugar desse algarismo de controle.  

A função do dígito verificador é autenticar a veracidade do código da agência ou do número da conta. Assim, ele funciona como uma espécie de garantia de que aquela conta é real, e não se trata de uma fraude.

Nem sempre o dígito verificador é solicitado ao realizar transações bancárias, especialmente quando as operações são feitas entre contas de um mesmo banco. No entanto, é importante sempre ter essa informação disponível, pois ela pode ser solicitada na sua transação. 

Você pode encontrar o dígito verificador da sua conta ou agência nos mesmos locais que citamos no item acima, “Como saber a agência e conta do cartão Santander?”.

Como entrar em contato com o Santander?

Caso esteja com alguma dúvida sobre como realizar a sua transação bancária, é possível entrar em contato com o Banco Santander por telefone para receber orientações direcionadas ao seu problema.

Para isso, basta ligar para o número 4004 3535 se você é morador de capitais e regiões metropolitanas, ou para 0800 702 3535, se vive nas demais localidades. Pessoas com deficiência de audição ou fala podem utilizar o 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala).

Agora que você já sabe qual é o código/número do Santander e como utilizá-lo nas suas operações bancárias, que tal deixar o seu comentário falando o que você achou deste conteúdo? Assim, podemos trazer artigos cada vez melhores para você!