Início » Blog » Agência, conta e dígito verificador: como encontrar no cartão da Caixa

Agência, conta e dígito verificador: como encontrar no cartão da Caixa

Você utilizará um cartão da Caixa Econômica Federal pela primeira vez? A Caixa é um dos maiores bancos brasileiros e apresenta várias modalidades de conta

Consequentemente, há diversos cartões desta instituição financeira, cada um com sua peculiaridade, o que pode gerar dúvidas aos novos clientes

Sendo assim, tire todas as suas dúvidas neste artigo e saiba como encontrar as principais informações no seu cartão da Caixa.

Informações que constam no cartão

Como abordado na seção anterior, o cartão da Caixa é utilizado em uma série diversa de operações, as quais podem solicitar diferentes informações. Uma vez que a maioria dos dados constam no cartão, é importante entender o que eles significam e quando utilizar cada um dos números. Confira a seguir.

Número de identificação

Na parte frontal do cartão, a primeira informação que consta é um número de 16 dígitos de identificação. Dividido em números de 4 dígitos, esse dado é exclusivo. Assim, caso o cliente solicite um novo cartão, o número será diferente do anterior. Do mesmo modo, cartões de dependentes, mesmo que use a mesma conta bancária, apresentará uma identificação diferente.

Esse número é solicitado sempre que o cliente realiza uma compra online, seja em pagamento no crédito ou débito. Então, ao preencher o campo com o dado de identificação, a empresa consegue determinar o banco que emitiu o cartão, além da bandeira (Visa, Mastercard ou outra).

Agência 

Na parte inferior frontal do cartão, logo abaixo do código de identificação e do nome do titular, consta, em primeiro lugar, o número da agência. Este, por sua vez, determina a filial da Caixa onde se deu a abertura da conta. Assim, todos os clientes que criaram a conta na mesma agência terão o mesmo número impresso no cartão.

Esse número de quatro dígitos é solicitado em diferentes transações, como depósitos e transferências TED e DOC. Ao realizar uma dessas operações, portanto, o cliente deve inserir o número de agência da conta de destino, junto, obviamente, ao número da conta, que consta logo em seguida.

Número de Operação

Após o número da agência, está o Número de Operação, que identifica o cliente a partir das finalidades do cartão e dos serviços prestados. É importante saber este número na hora de realizar as mais variadas operações ou de passar as informações bancárias para alguém. Confira os principais números.

001 – Conta Corrente de Pessoa Física;

002 – Conta Simples de Pessoa Física;

003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica;

006 – Entidades Públicas;

007 – Depósitos Instituições Financeiras;

013 – Poupança de Pessoa Física;

022 – Poupança de Pessoa Jurídica;

023 – Conta Caixa Fácil;

028 – Poupança de Crédito Imobiliário;

032 – Conta Investimento Pessoa Física;

034 – Conta Investimento Pessoa Jurídica;

037 – Conta Salário;

043 – Depósitos Lotéricos;

131 – Poupança Integrada.

Número da conta

Também solicitado em depósitos e transferências, o número da conta apresenta oito dígitos, além de um algarismo separado por um traço, que representa o dígito verificador (DV) da conta. Esta é uma autenticação para aumentar a segurança das transações e evitar fraudes no cartão, de modo a operar sem o risco de enviar dinheiro para uma conta que não existe. 

Cálculo do DV

Também conhecido por algarismo de controle, o dígito verificador (DV) também muda conforme a agência do cliente, sendo possível consultar o número pelo site da Caixa

O cálculo do dígito pode variar conforme os métodos de cada sistema. Um dos principais cálculos é a partir da multiplicação de todos os números, com exceção do dígito, cujo resultado é dividido por 11. Então, o resto da divisão é subtraído da base 11, sendo definido o dígito verificador. 

Código de verificação de segurança

Na parte traseira do cartão, está o Código de Verificação de Segurança (CVV ou CSV), que é utilizado como medida de segurança. Ao solicitar esse número nas operações bancárias, a informação correta confirma que o cliente está com o cartão em mãos, evitando fraudes.

Conclusão

E agora, ficou mais fácil identificar as informações que constam no cartão? Caso ainda tenha dúvidas, basta entrar em contato com o atendimento da Caixa impresso no verso do cartão, ou deixar um comentário aqui no nosso site. Tem mais algum tema que você gostaria de saber mais? Diga-nos!