Início » Blog » App para controlar gastos: vale a pena?

App para controlar gastos: vale a pena?

pessoa segurando um celular que reproduz elementos gráficos relacionados a investimentos

Pensar em organização financeira para algumas pessoas é uma grande dor de cabeça. Alguns processos são complicados, exaustivos e não é todo mundo que possui o hábito de anotar suas despesas, por isso, um app para controlar gastos pode facilitar a sua vida!

Quer saber mais sobre os aplicativos feitos para controlar gastos? Acompanhe esse artigo!

Como o App para controlar gastos funciona?

Ao longo dos anos, as planilhas se tornaram aliadas na organização financeira pessoal, mas é muito comum haver grandes dúvidas sobre como preencher e como encontrar qual a planilha mais completa.

Com a chegada dos apps, tudo ficou mais fácil. A usabilidade das interfaces garantiu uma maior tranquilidade aos usuários e conseguiu acrescentar diversas atividades em apenas um aplicativo.

Quais vantagens e benefícios de usar um App para controlar os gastos?

Os aplicativos apresentam recursos para criar orçamentos semanais, mensais e até anuais. Você consegue conferir seus gastos em gráficos e fica mais simples de entender onde o seu dinheiro está sendo gasto.

Existem alguns apps que possuem parcerias com bancos e conseguem estabelecer uma relação direta com sua conta bancária. Outros, conseguem até oferecer empréstimos com juros mais baixos, por isso, procure aquele que se encaixa melhor no seu dia-a-dia.

Quais os melhores Apps?

Com tantos apps no mercado, fica difícil saber qual o melhor. Para te ajudar a encontrar o aplicativo certo para controlar suas despesas, separamos alguns que já estão disponíveis para download:

GuiaBolso

O GuiaBolso é um dos apps de administração de gastos mais famosos, não é à toa que  contabiliza mais de 5 milhões de usuários. Ele sincroniza todas as suas transações diretamente com sua conta do banco, mas para ter cadastro no sistema, você deve fornecer alguns dados pessoais.

Esse app consegue categorizar suas dívidas e você consegue compreender quais seus gastos e analisar as mudanças financeiras que podem melhorar sua relação com o dinheiro. Além disso, é um aplicativo seguro já que codifica todos os dados presentes na plataforma.

O GuiaBolso está disponível para iOS e Android

Organizze Finanças

O Organizze Finanças também possui a facilidade de importar os dados da sua conta bancária direto para o aplicativo. Com uma interface fácil de usar, você consegue criar metas para as despesas e gerar relatórios completos sobre todas as suas contas e receitas.

A versão mais básica do serviço é gratuita, mas por R$8 por mês, você garante acesso a outros tipos de ferramentas como alertas e controle de cartões.

O Organizze Finanças está disponível para dispositivos Android e iOS.

Mobills

Outro campeão de usuários, o Mobills possui funcionalidades como: controle de receitas e despesas, contas a pagar e contas a receber, ainda por cima, te garante mais autonomia para acessar seus cartões de crédito.

Além de estar disponível em dispositivos Andoid e iOS, o Mobills permite o acesso via web, trazendo mais facilidade para o controle dos seus gastos de qualquer aparelho.

Minhas Economias

Como os apps citados aqui, o Minhas Economias entrega muito bem todas as funcionalidades necessárias para a administração das finanças. Com relatórios sobre sua vida financeira, sincronização das transações e acesso via desktop, essa interface possui uma ferramenta diferencial interessante.

Com o Minhas Economias é possível definir um orçamento para um plano a longo prazo. Por exemplo, digamos que você tem o desejo de comprar uma casa; dentro do app, você consegue definir o orçamento total desse sonho e ele próprio acompanha o seu avanço.

Minhas Economias está disponível para os sistemas iOS e Android.

Orçamento Fácil

Para quem gosta de ter dados bem definidos e organizados, o app Orçamento Fácil é ideal. Ele é um ótimo aliado no controle de gastos e possui uma usabilidade simples e fácil.

Você consegue criar orçamentos de forma ilustrativa, o que é uma grande ajuda para quem não quer perder nenhuma informação sobre o seu dinheiro.

O app Orçamento Fácil está disponível para iOS e Android.

Por que controlar os gastos diários é tão importante?

Analisar nossos gastos diários é uma tarefa cansativa e que algumas vezes pode ser considerada extremamente chata, mas para quem quer economizar adotar um controle das despesas é um ótimo começo.

Como controlar os gastos?

Mesmo que pareça simples, anotar, analisar e comparar os seus gastos pessoais não é algo tão fácil. Não é apenas colocar na ponta do lápis a quantidade de dinheiro destinada para cada lugar, mas é também um processo psicológico.

Se segurar para não fazer aquela compra supérflua, trocar o ônibus pelo aplicativo de viagens e até cortar o cafezinho da padaria dependem muito do autocontrole. Para frear esses tipos de gastos, vamos deixar outras dicas para você:

  • Reflita sobre sua compra e prefira pagar à vista;
  • Caso os apps de controle de gastos não funcionem para você, procure planilhas ou outros métodos para administrar melhor o seu dinheiro;
  • Descubra quais são seus gastos fixos e procure maneiras de economizar neles (por exemplo, diminuir a conta de luz);
  • Analise quais atitude você consegue mudar, reflita sobre todos os seus gastos;
  • Evite gastos supérfluos.

Conclusão

A tecnologia pode te ajudar a manter uma vida saudável com o seu dinheiro, por isso, os apps para o controle de gastos são tão famosos. Com interfaces fáceis e serviços completos, esses aplicativos vieram ajudar ainda mais na gestão de suas finanças.

Mesmo que existam vários tipos de aplicativos, caso essas ferramentas não consigam te auxiliar, recorra aos métodos mais clássicos como planilhas ou um caderno.

Visite os apps e comece a ter uma relação melhor com o seu orçamento!