Início » Blog » Dicas para você aumentar o seu score e se tornar um consumidor confiável!

Dicas para você aumentar o seu score e se tornar um consumidor confiável!

Você sabe como funciona o score de crédito e como mantê-lo sempre alto? Ele é um item fundamental para empresas liberarem créditos e parcelamento de compras, por exemplo. Mas ainda é um aspecto muito negligenciado por alguns consumidores.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância de ter um score alto e como você pode manter uma pontuação lá em cima para passar transparência e credibilidade a todos os seus credores. Confira, agora, as nossas dicas!

Como funciona o Score?

O score de crédito corresponde a um número que engloba a análise a respeito dos hábitos de pagamento dos clientes no mercado de crédito. Em outras palavras, o score é uma pontuação que analisa a capacidade do consumidor de cumprir com seus compromissos financeiros durante um tempo determinado, com base no seu histórico com as empresas. 

Essa pontuação pode ser determinante para empresas e instituições financeiras tomarem a decisão de fechar ou não um acordo com os consumidores. Isso porque, para decidir disponibilizar crédito ou oferecer vendas parceladas para esses clientes, as empresas precisam saber se o consumidor é um bom pagador e tem a possibilidade de realizar os pagamentos estabelecidos. Tudo isso para se protegerem contra a inadimplência dos usuários.  

Alguns critérios utilizados para analisar o histórico de movimentações financeiras e estabelecer o score de cada cliente e o são: 

  • Histórico de pagamentos de contas e dívidas;
  • Atualização de cadastros;
  • Históricos de atrasos nos pagamentos e solicitações de crédito;
  • Dívidas em aberto;
  • Inscrição em órgãos de proteção ao crédito;
  • Atividade financeira no mercado.

Como forma de proteção, algumas empresas podem consultar o score dos consumidores com o objetivo de avaliarem o risco de inadimplência que eles representam para liberação de crédito. Entre essas empresas, incluem-se:

  • Bancos e instituições financeiras;
  • Seguradoras de automóveis;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Lojas de departamento.

Um score alto aumenta as chances de o consumidor conseguir empréstimos, financiamentos, benefícios exclusivos, taxas de juros mais baixas, contratos de seguros, liberação de crédito e cartões

Você pode consultar seu score online. Veja como fazer isso agora!

Consultar score grátis

Para consultar o seu score de crédito gratuitamente é muito simples. Você só precisa entrar no site da Serasa Score e digitar o seu CPF. Para isso:

  1. Entre neste link.
  2. Uma imagem como esta deve aparecer. Então, preencha o número do seu CPF.
  1. Pronto! Agora, é só conferir a sua pontuação e os motivos pelos quais ela está alta ou baixa. 

Com a Serasa Score, você tem muito mais transparência sobre a sua pontuação e consegue saber exatamente o que contribuiu para aumentar ou diminuir o seu score. 

No site, você também pode acessar o seu histórico de pontuação e atualizá-lo em tempo real.

Quanto de score é bom?

O score varia de 0 a 1000 pontos. Quanto mais próximo de 1000, melhor é o seu score. 0 é a menor pontuação que alguém pode ter neste caso. Geralmente, um score ruim é abaixo de 300. Neste patamar você pode ter mais dificuldade de conseguir a aprovação de crédito, por exemplo. Uma pontuação baixa é indicativo de que o cliente tem mais chances de ser inadimplente e, por isso, as empresas ou instituições financeiras têm mais ressalvas em fechar acordos com ele.

Já um score considerado médio varia entre 300 e 700 pontos. Ou seja, o usuário já não representa um risco alto de inadimplência, mas ainda não representa o consumidor ideal. De qualquer modo, com essa pontuação, já fica mais fácil ter um crédito liberado e juros mais atrativos.

Uma pontuação acima de 700 é considerada boa e o cliente com esse score quase não representa riscos para as empresas. Por isso, ele encontra mais facilidade de conseguir financiamentos e empréstimos. 

Hoje, você já pode monitorar o seu Score 24 horas por dia e acompanhar sua pontuação, sendo notificado em caso de mudanças. Para isso, entre no site da Serasa Antifraude e escolha o seu plano. Clique aqui para ver os detalhes. 

Como aumentar o score?

Uma dúvida muito comum entre os consumidores, principalmente aqueles que não têm uma pontuação muito atrativa, é como aumentar o score. Agora, vamos te dar algumas dicas para que você alcance esse objetivo e expanda suas chances de obter benefícios junto às empresas e instituições financeiras. Vamos lá!

1. Nome Limpo

Um dos principais motivos para os usuários terem um score baixo é estarem negativados. Muitas vezes, os clientes nem sabem que estão inadimplentes e ficaram nessa situação simplesmente porque emprestaram o nome para conhecidos que precisavam de crédito. 

Em outro casos, os consumidores tiveram uma queda no seu score por conta de desemprego, acidentes ou divórcio. Alguns usuários com uma pontuação baixa mudaram de endereço e não mudaram seu cadastro com o credor, esquecendo-se das dívidas. Outros tiveram seus documentos roubados e foram vítimas de fraudes. Enfim, as razões para ter o nome sujo são muitas, mas para ter um bom score, é preciso limpar o seu nome.

2. Contas em dia

Ainda pensando em manter o seu nome limpo, pagar as suas contas dentro do prazo estabelecido é um dos aspectos mais importantes para ter um score alto. Com isso, o mercado de crédito entende que você é um cliente pontual, que cumpre com todos os seus compromissos de pagamento. A confiança, neste caso, é fundamental para uma ótima pontuação. 

Uma dica para nunca esquecer de pagar suas contas é colocá-las em débito automático. Assim, elas são sempre pagas em dia e você não precisa ficar se preocupando com todas as datas-limite para o pagamento. 

3. Atualização de dados

Para não diminuir o seu score, mantenha suas informações atualizadas junto ao site da Serasa, desde idade até endereço e telefone. Assim, o seu cadastro fica sempre alinhado e é mais confiável do ponto de vista das empresas. 

Se você mudar de endereço ou número de celular, por exemplo, comunique a Serasa para evitar desatualização.

4. Cadastro positivo

O Cadastro Positivo é uma ótima alternativa para ter um bom score. Ele registra os seus hábitos financeiros, mostrando seu comportamento de crédito, ou seja, se você está em dia com os seus pagamentos. 

A partir do Cadastro Positivo, a sua pontuação é mais precisa, porque conta com mais dados reais sobre o histórico das suas movimentações, como pagamento de faturas de cartão e contas. Para fazer o seu Cadastro Positivo, clique aqui

5. Fim das dívidas 

Quite as suas dívidas para garantir uma boa pontuação. Se você ainda tem dívidas em aberto, busque seu credores para renegociá-las ou quitá-las de vez. Quando você não tem nenhuma pendência financeira, seu score pode subir mais rapidamente. Afinal, dívidas significam riscos para as empresas. 

6. Organização

Organizar a sua vida financeira é um passo essencial para nunca esquecer de pagar suas contas e dívidas, bem como manter seu nome limpo e seus dados sempre atualizados. Com isso, você aumenta o seu score e mostra transparência e credibilidade aos credores.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

O que fazer para aumentar o score rápido? Infelizmente, não existe uma solução imediata para subir o score e nem há um prazo pré-estabelecido para que a pontuação suba. Trata-se de um processo contínuo e composto de diversas boas práticas que vão melhorando o score dos usuários.

Como vimos, seu score depende do seu comportamento de crédito. Então, se você teve uma mesma dívida por mais de 5 anos e ela prescreveu, isso conta na hora de determinar sua pontuação, por exemplo. A demora para atualizar o seu cadastro no CDL, na Serasa e na Boa Vista Consumidor também pode atrasar a melhoria no seu score. 

O mesmo acontece nos casos em que você demorou mais de um ano para pagar suas dívidas e ainda teve desconto na hora do pagamento. Fazer muitos pedidos de cartão de crédito ou financiamento também prejudicam o seu score, bem como ficar negativado por um longo período. 

Enfim, não existe uma regra de tempo para o score subir. Há clientes que levam menos de 30 dias para conseguirem aumentar sua pontuação. Outros, levam meses ou anos para isso. Se você teve dificuldade de pagar suas dívidas ou faturas recentemente, o seu score pode demorar um pouco mais de tempo para regularizar. Então, cumpra com suas obrigações de pagamento para garantir que sua pontuação irá subir. 

O melhor caminho para manter o seu score alto é ter um excelente comportamento no seu CPF. Mas como fazer isso? É o que vamos ver agora!

O que fazer para movimentar o CPF?

Você sabe o que é movimentação do CPF? Ela nada mais é um indicativo de que você é mais confiável e paga suas contas em dia.

Às vezes, a sua movimentação do CPF é baixa porque você acabou de entrar no mercado de crédito e, por isso, não tinha conta aberta em alguma instituição financeira ou um cartão de crédito. Outra possibilidade para uma baixa movimentação é que você é desbancarizado e usa o CPF de outras pessoas nas suas contas de água e luz, por exemplo. 

Para movimentar o seu CPF, pague as contas em dia, evite ficar negativado e mantenha todos os seus cadastros atualizados. Mantendo esse bom comportamento, você mostra que é um consumidor confiável e aumenta ainda mais o seu score e os credores podem reavaliar os riscos de fechar acordos com você. 

CPF na nota aumenta Score?

Alguns mitos rondam o tema do score de crédito. Um deles é o de que o CPF na nota aumentaria a pontuação, mas isso não é verdade. Aumentar o seu score só é possível com mudanças na sua vida financeira, como as que mostramos acima. 

A prática de inserir o CPF na nota é uma iniciativa dos governos estaduais que veio para conter a sonegação de impostos e otimizar o controle em relação a tributação fiscal das empresas

Lembre-se: melhorar o seu score depende de você, mais ninguém pode fazer isso no seu lugar. Siga nossas dicas para aumentar sua pontuação e obter benefícios e facilidades de crédito. Se quiser saber mais detalhes sobre os órgão de proteção de crédito como SPC e Serasa, navegue pelos nossos conteúdos. Caso ainda tenha dúvidas sobre seu score e como aumentá-lo, deixe seu comentário que nós te ajudamos!