Início » Blog » Como investir dinheiro: dicas para começar hoje

Como investir dinheiro: dicas para começar hoje

duas mãos segurando notas de R$ 50 e R$ 20

Nunca foi tão fácil encontrar informações sobre como investir dinheiro. Os novos investidores querem descobrir mais sobre como aplicar suas finanças em investimentos seguros e pode ter certeza que há um lugar no mercado de ações para você!

O investimento é um processo longo que exige planejamento, acompanhamento e paciência, pois alguns retornos levam anos para alcançar o resultado esperado. A pesquisa sobre todas as variáveis que influenciam o seu dinheiro é um começo para entender as taxas, juros e rentabilidade dos investimentos.

Qual o meu perfil de investidor?

Antes de sair investindo em qualquer ação, é importante conhecer o seu perfil de investimento. Saiba que quanto mais arriscado, maior o retorno.

Tipos de perfil:

  • Conservador: prioriza a segurança do investimento e prefere investir em ações de baixo risco;
  • Moderado: quer se sentir seguro, mas está aberto em conhecer investimentos um pouco mais arriscados;
  • Agressivo: sem receio, esse investidor prioriza a possibilidade de maior rentabilidade, o que acaba por sofrer mais riscos.

Se você está pensando em começar a investir, conheça algumas opções de investimento menos complicadas que podem te ajudar a aplicar o seu dinheiro de maneira segura e simples!

Poupança

A caderneta de poupança é um dos tipos de investimento mais comuns no Brasil. É mais segura e podemos considerá-la como uma modalidade de baixo risco e funciona como uma conta de banco que oferece depósitos, saques e transferências. Ela apresenta a mesma rentabilidade em qualquer banco e também não há diferença nas taxas de juros entre as instituições. 

A rentabilidade da poupança sofreu alterações em 2012 e, por isso, essas contas possuem uma rentabilidade diferente das atuais. Fique de olho já que a regra vigente é que: se a Taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5%, o rendimento é de 70% da Selic + Taxa Referencial. Ou caso a Selic esteja maior que 8,5%, o rendimento é igual ao anterior: 0,5% ao mês + Taxa Referência.

Os retornos da poupança podem não ser tão atraentes, mas ela pode ser o primeiro passo. 

Tesouro Direto

Tesouro Direto é um título público de renda fixa emitido pelo Governo Federal. Seu principal objetivo é democratizar e facilitar a venda dos títulos públicos federais para pessoas físicas pela internet, aumentando a base de investidores nacionais.

Ao investir no tesouro direto, você “empresta” dinheiro ao governo, que dentro de um prazo estipulado te devolve o valor somado com os juros. Essa rentabilidade acontece diariamente e existem alguns títulos de diferentes tipos dentro do Tesouro Direto, como, por exemplo, os Tesouros:

  • Selic (LFT);
  • Prefixado (LTN);
  • Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F);
  • IPCA (NTN-B Principal) e;
  • IPCA com Juros Semestrais (NTN-B).

Ficou interessado em saber mais sobre o Tesouro Direto? Leia nosso artigo completo para entender tudo sobre essa modalidade de investimento!

Fundos de Investimentos

O fundo de investimento é uma ótima opção para quem quer começar a investir dinheiro sem correr muitos riscos. Nessa modalidade, um grupo de investidores aplica em conjunto os recursos somados do grupo. Esse patrimônio é aplicado por uma instituição financeira ou um gestor.

Todas as decisões sobre esses recursos seguem políticas e objetivos predefinidos que seguem uma dinâmica própria. Os riscos desse investimento dependem do mercado, do crédito, da liquidez e outros fatores, mas a possibilidade de contar com um profissional pode te ajudar a se sentir mais seguro quanto ao investimento.

CDB

CDB é o Certificado de Depósito Bancário, ou seja, você empresta o seu dinheiro para o banco e, em troca, você recebe o valor emprestado somado com a taxa de rentabilidade. A taxa é definida no momento da compra e é mais comum em bancos pequenos que podem oferecer uma rentabilidade maior.

Uma grande vantagem dessa modalidade de investimento é que ele conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. É ele que garante a fiscalização e proteção do CDB.

Dentro do CDB, existem alguns tipos de títulos; conheça:

  • Pós-fixados: Nesse tipo de título você só saberá o seu retorno no momento do resgate, já que essa modalidade está diretamente ligada ao indexador que pode sofrer alterações;
  • Prefixados: no momento de fechar o negócio, você já sabe de quanto será o seu retorno resgatando o título apenas no seu vencimento; e
  • Híbridos: os títulos híbridos tem parte do retorno definido na hora da compra e a outra parte fica atrelada à inflação.

Consórcio

O consórcio não é um investimento, mas é um planejamento financeiro muito vantajoso para quem tem um objetivo tangível, como uma casa ou um automóvel. Seu funcionamento é parecido com a poupança em que, mês a mês, você paga uma parcela para conseguir arrecadar o valor necessário para adquirir aquele bem. Ele é ideal para

  • Pessoas que procuram fazer um investimento futuro;
  • Quem deseja alcançar algum objetivo em uma data específica, como uma festa;
  • Aqueles que conseguem poupar mais quando existe um compromisso por trás; e
  • Quem deseja conquistar algo a longo prazo mas quer ter a chance da aquisição adiantada.

Quer saber mais sobre como investir o seu dinheiro em um consórcio? Temos um artigo dedicado a te explicar todas as vantagens e benefícios do consórcio, clique aqui para ler!

Ganho pouco, consigo investir mesmo assim?

Se você está pensando em começar a investir o seu dinheiro é ideal que haja um planejamento antes de qualquer ação concreta. Anote seus gastos, calcule como pode economizar, trace metas e objetivos e, quando todos esses detalhes estiverem acertados, procure a melhor ação que esteja de acordo com a sua realidade. 

Todas as opções de investimentos que citamos neste artigo possuem valores mínimos acessíveis e que podem render a curto ou longo prazo. Ou seja, mesmo que você ganhe pouco é possível investir!

Agora que você já aprendeu como investir o seu dinheiro, escolha a melhor opção de investimento e fique atento a cada detalhe. Não esqueça de compartilhar esse artigo para que outras pessoas descubram a melhor maneira de investir!