Início » Blog » Consórcio Bradesco: como funciona e quais as opções para você

Consórcio Bradesco: como funciona e quais as opções para você

consórcio bradesco

Existem várias maneiras de financiar um bem, seja um imóvel, seja um automóvel, quando não se tem o valor total para adquiri-lo. Uma das alternativas é aderir ao consórcio — uma junção de forças entre pessoas e/ou empresas para a aquisição de algum bem comum. Neste contexto, os serviços especiais para compra de carros e casas oferecidos pelo consórcio Bradesco estão entre as boas opções disponíveis no mercado.

Neste post, apresentamos em detalhes o que é, como funciona e quais os benefícios do consórcio Bradesco.

O que é o consórcio Bradesco?

Os planos oferecidos pelo Bradesco, uma das maiores instituições financeiras da América Latina, permitem que o comprador financie carros, caminhões, ônibus, tratores e imóveis, entre outros. Assim como acontece em um financiamento comum, no consórcio Bradesco o comprador dá um valor de entrada e divide o valor financiado em parcelas mensais.

Para imóveis, por exemplo, pode-se dividir em até 200 vezes. Veículos pesados como ônibus, tratores e caminhões podem ser pagos em parcelas de até 100 meses (mais de oito anos). Já veículos leves têm prazo de 72 meses, o que equivale a aproximadamente seis anos.

Diferentemente dos outros financiamentos, essa opção possui taxas mais vantajosas, com baixa burocracia, sem a necessidade de pagar qualquer valor para a aquisição de um consórcio Bradesco, exceto, em alguns casos, as taxas administrativas nas parcelas iniciais.

Como funciona o consórcio Bradesco?

Vamos imaginar uma situação hipotética em que você deseja comprar um imóvel e vai até uma agência do banco para adquirir o seu financiamento por meio de um consórcio. 

Assim que aprovado, o banco Bradesco coloca você em um grupo de pessoas que também desejam adquirir um imóvel. Logo após, a partir do momento em que o número de participantes estabelecido é atingido, começa o pagamento das parcelas.

Por exemplo, digamos que nos contemplados do mês (onde um ou mais participantes ganham a carta de crédito) você foi sorteado. Com esse valor disponível em seu nome, é possível adquirir o imóvel e continuar pagando as suaves prestações que ainda restam. Pronto, é assim que funciona o consórcio!

Se o valor que você estabeleceu em contrato é de R$300 mil, a carta de crédito será desse mesmo valor. Para que a contemplação venha mais rápido, aqui vai uma dica: para quem está com as parcelas em dia, é possível fazer lances, como em um leilão, que aumentam as chances de ser contemplado no consórcio

Esses valores pagos nos lances são automaticamente abatidos do valor final do seu consórcio. Na prática, quanto mais você adiantar pagamentos, mais chances terá, reduzindo o número de parcelas que faltam para quitar a dívida. 

Importante: funcionários públicos ganham condições especiais.

Quais as vantagens do consórcio Bradesco?

Para começar, o Bradesco fornece uma ampla gama de consórcios, o que permite encontrar aquele que é feito exatamente para o tipo de bem que você quer financiar, proporcionando, assim, vantagens muito maiores. Além disso, as taxas de um consórcio são geralmente muito menores na comparação com as de um financiamento pessoal e o bem fica em seu nome logo que você adquire ele. Assim você pode usar para ampliar seu patrimônio sem preocupações!

É possível que você entre em um grupo já em andamento. Essa alternativa oferece opções de taxas ainda menores e não diminui em nada a chance de você ser contemplado por ter entrado mais tarde. Porém, digamos que você escolheu entrar em um consórcio que já está na metade do prazo de 100 parcelas, ou seja, faltam ainda 50 meses para terminar. O valor da sua mensalidade será o valor completo financiado nesses 50 meses restantes.

Outra vantagem do consórcio Bradesco é a possibilidade de utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor. Com isso, o consorciado que já foi contemplado com a carta de crédito pode usar o saldo da conta para liquidar ou pagar parte das prestações. Para utilizar o benefício do FGTS para amortização do saldo, é preciso observar as regras que são estabelecidas pela Caixa Econômica Federal por meio do Conselho Curador do FGTS.

Quais os tipos de consórcio Bradesco?

O Bradesco oferece basicamente dois tipos de consórcio: um para adquirir imóveis e outro para automóveis, tanto novos quanto usados. Os bens passam por uma avaliação prévia conduzida por uma empresa a serviço do consórcio Bradesco.

  • Imóveis

O banco permite compra de imóveis em qualquer localidade do Brasil. As condições mínimas são que o terreno seja urbanizado e que o imóvel tenha o documento Habite-se. Além disso, impõe reajuste anual das parcelas de pagamento do imóvel por meio do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que avalia a flutuação dos custos para construir habitações urbanas.

  • Automóveis

Os automóveis consorciados podem ser modelos nacionais ou importados. O consórcio Bradesco oferece planos de até 84 meses para a compra de veículos.

O que é preciso para contratar o consórcio Bradesco?

O processo de contratação do consórcio Bradesco é descomplicado e pode ser feito virtualmente. Baixe o aplicativo do banco, que está disponível na Apple Store e na Play Store. Depois, basta contratar o plano e buscar a opção “consórcios”.

Quem prefere realizar o contrato de forma presencial pode se dirigir a uma das agências Bradesco portando documentos pessoais, como RG, comprovante de renda e de endereço. É importante levar originais e cópias da documentação.

Dica bônus

Viu como é simples fazer um consórcio Bradesco e quantas opções vantajosas estão à sua disposição? Seja para a compra de um imóvel ou automóvel, adquirir consórcio pode ser ótimo um atalho para atingir o seu sonho mais rapidamente!

Faça uma SIMULAÇÃO ONLINE para saber mais detalhes sobre as parcelas do consórcio!