Início » Blog » Consórcio de veículos usados: o que saber para fazer um bom negócio

Consórcio de veículos usados: o que saber para fazer um bom negócio

consórcio de veículos usados

A compra de um veículo é sempre um momento importante na vida da maioria das pessoas. Para quem tem condições financeiras um pouco mais limitadas, o consórcio de veículos usados pode ser o caminho para concretizar esse objetivo. Mas, como essa modalidade funciona, quais as vantagens e desvantagens e como escolher a administradora correta? As respostas você confere neste post.

Acompanhe!

Como funciona o consórcio de veículos usados

O sistema para a compra de carros usados ou seminovos pelo consórcio é muito parecido com os consórcios para a aquisição de outros bens, como veículos zero quilômetro e imóveis. Ou seja, sabendo como funciona o consórcio de carros, incluindo detalhes sobre contemplações e carta de crédito, já é um passo importante para projetar a compro do carro usado. Confira:

  • É feita a formação de grupos interessados na compra do carro, responsáveis pelo pagamento das mensalidades.
  • A administradora faz sorteios de contemplados, ou seja, quem receberá a carta de crédito de cada mês.
  • Também há a possibilidade de pagamento de lances, e o participante que ofertar o de maior valor tem direito à carta de crédito.
  • No consórcio de carros usados, é possível oferecer o veículo atual como lance ou como forma de antecipar as prestações, obtendo assim uma boa redução nas parcelas.

Principal diferença entre consórcio de veículos novos e usados

Este tipo é praticamente o mesmo das demais opções de consórcio disponíveis no mercado. A principal diferença é o valor da carta de crédito liberada.

Por se tratar de bens próximos, você pode utilizar a carta e completar o montante para comprar um carro novo após a contemplação. Ou então, aproveitar a carta em valor mais alto para comprar um veículo usado e utilizar o restante para cobrir as próximas parcelas do consórcio. Porém, o mesmo raciocínio não é válido para a aquisição de motos ou casas, por exemplo.

Se surgirem dúvidas em relação a essa possibilidade, converse com a administradora e saiba se essa abordagem mais flexível está disponível.

Vantagens e desvantagens do consórcio de veículos usados

Para entender melhor se essa é a opção mais adequada para você, conheça os pontos positivos e negativos do consórcio de veículos usados.

Vantagens consórcio de veículos usados

Preço

O ponto mais interessante da compra de um veículo seminovo é o valor mais baixo do bem. Muitas vezes, com uma grande diferença, é possível adquirir um carro mais bem equipado e com melhor tecnologia, mas com apenas alguns quilômetros rodados. Apostar no consórcio de um seminovo também torna a aquisição mais acessível, sem pesar tanto no orçamento.

Documentação

A regularização de um carro usado é bem mais barata do que a de um carro novo, trazendo uma boa economia também nesse ponto indispensável para quem compra um veículo.

Seguro

Você pode pensar em não contratar um seguro, mas deve estar ciente que estará muito mais sujeito a sofrer um grande prejuízo. Afinal, o roubo de carros ocorre com frequência e, sem essa garantia, você provavelmente perderá todo o valor investido no bem. No entanto, o seguro de um veículo usado também sai mais em conta do que o de um novinho em folha.

Impostos

Quem compra um carro deve estar pronto para pagar as taxas relacionadas ao veículo, como o IPVA. Novamente, os valores previstos aqui são menores para modelos usados, barateando ainda mais os gastos acessórios com o veículo.

Desvantagens consórcio de veículos usados

Problemas com a inadimplência

Caso você tenha algum problema com o pagamento das parcelas, não poderá acessar a carta de crédito, mesmo que seja em valor menor. O montante pago só pode ser retirado ao final do prazo do consórcio. E dependendo da administradora, a pessoa pode até ser retirada do grupo.

Manutenção

A principal desvantagem de um carro usado é a manutenção porque o veículo pode estar propenso a apresentar problemas que podem trazer prejuízos bem altos ao proprietário. Em alguns casos, o problema está muito bem camuflado e só aparece depois de um tempo. Para evitar isso, avalie cuidadosamente o veículo antes da compra e se possível, leve um mecânico de confiança.

Garantia menor

Um carro comprado com garantia no consórcio de carros usados terá o prazo para reparos mais curto do que o novo. Ou seja, como o veículo já possui um período de uso, o novo comprador não poderá usufruir de toda a garantia anunciada na compra do veículo quando ainda era zero quilômetro.

Como escolher o consórcio ideal de veículos usados

Se você decidiu pelo investimento no consórcio de um veículo seminovo é recomendado prestar atenção a alguns pontos antes de fechar negócio, como os listados abaixo:

Analise o contrato

Faça uma avaliação cuidadosa de todas as cláusulas do contrato para se resguardar de qualquer prática abusiva ou de problemas com as datas de pagamento, valores das parcelas, entre outros.

Fique atento aos reajustes

Ainda dentro da análise de contrato, preste atenção ao reajuste aplicado pela administradora. Afinal, essa correção é necessária para que você consiga adquirir um bem de mesmo valor no início e no final do consórcio.

Se lembrarmos da inflação, fica fácil perceber que um item encareceu bastante ao longo dos anos. Levantar este detalhe ajuda a manter o poder de compra da carta de crédito e evita surpresas.

Avalie a taxa de administração

A viabilização de um consórcio tem um custo, que é coberto pela taxa de administração. Se essa taxa vale a pena ou não, depende muito do ponto de vista de cada pessoa. Por exemplo, para muita gente esse acréscimo não é um empecilho somente pelo fato do compromisso que se cria com o pagamento de parcelas mensais.

Por outro lado, mesmo quem consegue colocar o valor mensal na poupança, terá que esperar até o valor da compra ser completado. No consórcio, há a possibilidade de ganhar a carta de crédito antes do término das parcelas. Sendo assim, o melhor é que você entenda se é uma opção boa para a sua realidade.

Pesquise sobre a administradora

Esse ponto é fundamental porque sempre existe a tentativa de fraude no mercado, infelizmente. Evite esse tipo de problema fazendo uma análise fria da reputação da administradora do consórcio e os riscos que pode oferecer ao seu patrimônio. Faça uma pesquisa cuidadosa sobre a administradora do consórcio, verifique entender se há muitos clientes insatisfeitos ou até processos jurídicos.

Dica bônus

Tirou todas as suas dúvidas sobre o consórcio de carros usados? Então você já pode fazer uma simulação de parcelas. Acesse AQUI e confira quais os melhores valores de consórcio de veículos usados e escolha um que seja ideal para a sua realidade.

Por fim, acompanhe o nosso blog e receba mais informações sobre finanças!