Início » Blog » Consórcio contemplado: o que é e quais as vantagens

Consórcio contemplado: o que é e quais as vantagens

consórcio contemplado

O maior desejo de quem compra um consórcio é ser contemplado com a carta de crédito. O consórcio contemplado é aquele em que o dono já adquiriu sua carta de crédito para a aquisição do bem, mas ainda não chegou ao final das parcelas. Ou seja, quem comprar um consórcio contemplado já terá o direito de retirar o bem em questão (casa, carro, festa, viagem…), mas precisará continuar com os pagamentos até o final do prazo.

Por exemplo, que tal ser contemplado já nos seus primeiros anos de consórcio, sendo que as parcelas teriam uma duração de 10 anos? O pagamento das parcelas continua, mas você já pode usufruir do bem ou serviço. É justamente por isso que muitas pessoas recorrem à compra de consórcio contemplado. E é o que vamos explicar em detalhes a seguir!

Vale a pena comprar um consórcio contemplado?

A opção de comprar um consórcio contemplado vale a pena desde que você siga alguns cuidados para evitar fraudes ou condições inesperadas contidas no contrato. Confira nossas dicas para você fazer a escolha certa e com segurança.

Preço

Nem sempre o imediatismo pode resultar em uma boa decisão. Por isso, antes de comprar um consórcio contemplado, faça o cálculo do seu investimento a longo prazo em um consórcio do zero para ter um comparativo de valores e tempo de espera. É importante considerar ainda a possibilidade da contemplação por sorteio ou lance, o que “libera” a compra antes do prazo final.

Consórcio contemplado x Financiamento

Uma dúvida muito comum no mercado é escolher entre consórcio e financiamento. Isso porque o primeiro envolve um investimento a longo prazo e o segundo, a possibilidade de compra imediata do bem. Ou seja: vale mais a pena comprar um consórcio contemplado ou partir para a busca de um financiamento?

Em ambos os casos, a aquisição será imediata e as parcelas restantes precisam ser pagas. O que pesa na escolha é o valor da negociação, as taxas em comparação aos juros e o tempo até a quitação total da dívida.

Credibilidade da carta de crédito

Ao decidir pela compra de um consórcio contemplado, é importante saber que toda a carta de crédito que possui a garantia do BC (Banco Central) possui total liquidez de mercado. Por isso, deve-se garantir que o consórcio em questão é credenciado pelo BC.

Originalidade da carta de crédito

Verifique a autenticidade e a origem da carta de crédito, mesmo que, para isso, seja necessário recorrer à empresa administradora do consórcio para confirmar as informações. Tome esse cuidado porque em alguns casos a carta já foi negociada com outra pessoa ou pode até ser um documento falso.

Reputação da empresa administradora

Além da autenticidade da carta de crédito, outra medida para garantir um bom negócio na compra de um consórcio contemplado é verificar como a reputação da empresa administradora. Ou seja, obter informações sobre tempo de atuação no mercado e conferir avaliações do público em redes sociais e em sites de reclamações.

Leia com atenção os contratos e as regras

Assim como quem adquire um consórcio do zero, na compra de um contemplado é fundamental ler com atenção e entender todas as regras da carta de crédito, das parcelas e demais cláusulas contidas no contrato. 

É importante saber, por exemplo, que algumas administradoras oferecem condições especiais na hora de transferir o contrato, o que também precisa ficar claro na hora de compra, assim como as informações sobre o que muda e o que permanece inalterado. Além disso, o contrato reúne toda a formalização do negócio sobre as regras do reajuste, seguros, inadimplência, assembleias, taxas, entre outras informações relevantes.

Burocracia de transferência

Como a administradora vai assumir um novo compromisso ao vender o consórcio contemplado, alguns processos burocráticos precisam ser realizados internamente pela empresa. Ou seja, isso pode levar a cobrança de taxas para fazer essa transferência. A dica para o interessado na compra é estar inteiramente a par desses valores e não esquecer de questionar a administradora a respeito para evitar surpresas indesejadas.

Outras informações relevantes sobre o consórcio contemplado

Além de tomar os cuidados citados acima para a compra do consórcio contemplado, é recomendado entender bem do que se trata carta de crédito, contemplação e assembleias.

Carta de crédito

A carta de crédito é como um “vale compras”, que dá o poder de aquisição do bem desejado. É como se você recebesse o valor necessário para a compra, mas que chega na forma de um documento em de dinheiro vivo.

O valor deve ser equivalente ao que foi acordado no consórcio. Ou seja, o preço necessário para poder comprar sua casa, carro, viagem ou qualquer que seja o bem/serviço.

Quem recebe a carta de crédito é o contemplado do mês, o que pode acontecer por sorteio ou lance. Porém, lembre-se que mesmo adquirindo o consórcio contemplado, ainda será necessário pagar todas as parcelas restantes. Isto é, a carta não é sinônimo de que o consórcio chegou ao fim, mas apenas um adiantamento para a aquisição.

Contemplação

É o processo de escolha do contemplado no mês ou o consorciado que ganhará a carta de crédito. Lembrando que existem duas possibilidades de ser contemplado em um consórcio: 

Por sorteio: Quem for sorteado no mês ganha a carta de crédito. Os sorteios são mensais e realizados pela Loteria Federal. 

Por lance: Quem fez o maior lance no mês leva a carta de crédito.

Assembleias

As assembleias são reuniões realizadas para tomar decisões sobre o consórcio, e podem ser de dois tipos:

Assembleia Ordinária: Acontece todos os meses para realizar a apuração dos sorteios e dos lances.

Assembleia Extraordinária: É realizada para tratar de assuntos pontuais.

Dica bônus

O consórcio contemplado é um investimento que abre a possibilidade de aquisição do bem que você deseja. Siga os cuidados que foram listados aqui para ajudar na sua decisão. Além disso, compare o valor final do investimento com outras modalidades e veja qual opção se adequa melhor a sua realidade!

Para isso, use o nosso simulador de consórcios para ter uma ideia de valores das parcelas.