Início » Blog » Consórcio de carros: tudo para começar o seu hoje mesmo!

Consórcio de carros: tudo para começar o seu hoje mesmo!

mulher segurando o volante de um carro e sorrindo

Os consórcios estão se tornando uma ótima alternativa para aqueles que querem conquistar algum bem sem tanta pressa. Por isso, é uma escolha segura para quem quer trocar ou comprar um veículo. O consórcio de carros está se popularizando e garante menos burocracia e mais segurança aos seus clientes.

Nesse artigo vamos te explicar mais sobre o consórcio de veículos, suas vantagens e várias informações sobre esse tipo de investimento. Acompanhe!

O que é um consórcio de carros e como funciona?

O consórcio é uma modalidade de crédito que funciona para vários tipos de bens e sua operação é semelhante a de uma poupança em grupo. As administradoras juntam em um grupo pessoas que possuem um interesse em comum, nesse caso, o próprio carro.

Para que essa transação ocorra sem nenhum problema, todos os valores e tempo de pagamento são decididos na hora de fechar o contrato. Isso garante a segurança do seu dinheiro e te ajuda a programar quais as melhores condições para sua realidade.

Nesse período de arrecadação, a empresa do consórcio fica responsável em organizar a assembleia geral, que ocorre todos os meses, e também administra os lances e sorteios ocorridos nesses eventos. Fique tranquilo, pois a gestão dos valores pagos pelo grupo fica sob responsabilidade da empresa.

Posso fazer um consórcio para qual tipo de veículo?

O consórcio de carros pode ser feito para veículos zero e seminovos. E é você quem decide qual tipo de veículo e modelo colocará no consórcio! Mas é importante se atentar a alguns fatos.

Ao decidir por um carro zero, você deve saber que ele começa a se desvalorizar assim que sai da concessionária, além de que o custo desses carros ainda é muito alto para algumas pessoas. 

Mas, ao optar pelo consórcio de carros seminovos, a empresa vai determinar quantos anos de uso o automóvel pode ter e isso costuma variar de 2 à 5 anos de uso. Além disso, você pode ter mais vantagens, como:

  • Conseguir um carro melhor com mais itens incluídos por um preço mais acessível;
  • Caso você troque de carro regularmente, os carros seminovos costumam ser mais vantajosos e evitam grandes gastos;
  • Se você é um motorista iniciante, um veículo seminovo é uma boa escolha para que sua direção melhore.

Quais as vantagens de um consórcio?

Com o consórcio, você pode conseguir benefícios claros e ainda poupar o seu dinheiro, pois essa modalidade de crédito não cobra juros na aquisição do bem. Com isso, os custos são mais baixos e as taxas são mais acessíveis.

Essa acessibilidade também está disponível em todo o processo para adquirir o bem. No momento do contrato, você e a administradora conversarão sobre as melhores maneiras de conseguir quitar as parcelas. Ou seja, ao apresentar suas condições financeiras, você e a empresa encontrarão o melhor consórcio para o seu bolso.

No contrato também estará presente o prazo de pagamento, deixando você ciente sobre qual a data limite para conseguir comprar o seu carro! Essa data pode sofrer alterações, pois você tem chances de ser sorteado ou de dar um bom lance e conseguir antecipar o recebimento do veículo.

Carta de crédito

Uma outra vantagem é a liberdade do uso da carta de crédito. Dentro do consórcio existem diversas categorias, por isso, ao fazer um consórcio de um bem móvel, no caso um carro, no momento da sua contemplação você pode comprar qualquer bem que se encaixe nessa mesma categoria.

Por esse motivo, é possível trocar o modelo do veículo que foi apresentado no momento do contrato. Por exemplo, caso você tenha decidido por um modelo para o dia-a-dia no início do consórcio, ao alcançar a carta de crédito, você tem a possibilidade de trocar a escolha por um modelo esportivo. Essa flexibilidade é uma grande vantagem caso seus planos mudem com o tempo.

As compras à vista são uma ótima opção para quem quer algum desconto e busca maiores benefícios para o bem. Digamos que você tenha sido contemplado, o crédito recebido corresponde ao valor total do veículo, por isso, é possível negociar no momento da compra e conseguir bons descontos.

Além dos gastos com o carro em si, outros custos administrativos entram nesse processo de compra, como documentação e licenciamento. Portanto organize a quantia recebida para que ela possa cobrir esse valor e evitar despesas.

A grande desvantagem do consórcio é que você só poderá usufruir do bem após o pagamento de todo o valor acordado, ou seja, esse investimento é a longo prazo. Por isso, ele não é indicado para quem tenha urgência para utilizar o bem.

Quanto tempo dura o consórcio e quais as taxas envolvidas no consórcio de veículos?

O tempo de duração de um consórcio de veículos pode variar já que, nesse caso, você pode ser sorteado em sua primeira participação na assembleia. Mas, geralmente, pode levar até 120 meses, entre 1 e 8 anos de contribuição e esse número pode variar dependendo do plano escolhido na contratação.

De qualquer modo, ao fechar o negócio você saberá o prazo máximo para o recebimento do veículo, sendo possível apenas antecipar essa data pelos benefícios de lance e sorteio. 

Por não trabalhar com juros, os consórcios atrelam algumas taxas no valor das parcelas acordadas. Mas fique tranquilo, essa quantia que está somada é baixa e não tem grande influência no valor final do consórcio. No caso de consórcio de veículos, as taxas presentes são:

  • Taxa de administração: Valor voltado para a gestão da negociação e transação, destinado para a administradora do consórcio;
  • Fundo comum: Fundo que será usado para o pagamento do veículo; 
  • Fundo de reserva: Fundo destinado para cobrir possíveis inadimplências do grupo.

No consórcio de veículos, o seguro de vida não é obrigatório, ficando a sua escolha pagar por ele ou não.

O que preciso analisar antes de entrar no consórcio?

Ao pensar em contratar um consórcio para a compra do seu veículo, é importante que você planeje sua vida financeira e saiba se tem como arcar com todos os custos envolvidos na compra de um carro. 

Pesquise o modelo e descubra se vai optar por um veículo zero ou seminovo. Fique atento também a outros detalhes que estão inclusos após a compra do carro. Para te ajudar, vamos deixar algumas perguntas que você pode fazer durante seu planejamento:

  • Qual será o valor do seguro para o modelo que quero comprar?
  • Qual será o meu gasto com combustível e qual o rendimento desse veículo?
  • Quais custos de manutenção terei ao pegar o carro?
  • Qual o valor do IPVA que pagarei?

Essas questões podem ser de grande auxílio para saber o que cabe no seu bolso e qual a melhor opção para investir seu dinheiro.

Então, agora que você sabe como funciona o consórcio de carros, analise seu orçamento, escolha o modelo e feche seu consórcio!

Aproveite e faça uma SIMULAÇÃO AQUI!