Início » Blog » Consórcio Honda: como funciona e quais as modalidades disponíveis

Consórcio Honda: como funciona e quais as modalidades disponíveis

consórcio honda

O consórcio Honda é a reunião de pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de formar um grupo com cotas e duração predeterminados. A ideia é que, ao final do período estipulado, todos os participantes consigam adquirir um bem de valor definido inicialmente no contrato. 

A Honda é a administradora que organiza os trâmites e facilita o processo de quem já sabe qual o bem que gostaria de adquirir e de quanto poderia investir por mês. Assim, em vez financiar o veículo através de uma instituição financeira, o consorciado consegue adquirir o carro ou a moto desejada através da quantia acumulada pelos pagamentos mensais de todos os membros do grupo.

Conheça a seguir todos os detalhes do consórcio Honda. Você vai saber tudo o que precisa antes de começar a investir no seu próximo veículo! Confira!

Como funciona o consócio Honda

Como ocorre em todos os consórcios, no consórcio Honda a administradora é a responsável por formar um grupo de pessoas interessadas em adquirir uma ou, no máximo, duas cotas de consórcio no mesmo grupo. Cada consorciado responde por sua cota, com valores e parcelas firmados em contrato. Portanto, após assinar a proposta de adesão, o integrante começa a pagar as parcelas mensalmente e existem três formas de ser contemplado. 

  • A primeira é através de sorteio, que ocorre com base na extração da Loteria Federal. 
  • A segunda é por lance fixo, quando os participantes ofertam o mesmo percentual e concorrem entre si para ver quem leva. 
  • Por fim, a terceira forma é através de lance livre. Nesse caso, o ganhador do mês faz a maior oferta percentual do mês.

O ganhador paga o valor do lance — abatido do total restante de parcelas. Isso acontece com a redução da mensalidade ou pela diminuição da quantidade de parcelas até o fim do plano.

Com o prêmio em mãos, o participante continua pagando as parcelas normalmente como previsto no contrato. Entretanto, até o final do grupo todos os constituintes do consórcio terão adquirido seu carro ou moto.

Adesão e pagamento

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode adquirir cotas de consórcio, sem necessidade de avaliação de crédito prévia. Para aderir a um grupo de consórcio, defina o bem a ser obtido, além do prazo de pagamento ou o valor da parcela ideal. É possível fazer uma simulação no site da Honda para analisar as melhores possibilidades.

Depois de feita a escolha, basta pagar o boleto antes do vencimento todo mês. As mensalidades são calculadas em função do valor do bem. Contudo, se o preço do produto sofrer alteração pelo fabricante, a parcela será corrigida. 

O valor final mensal é composto pelos percentuais destinados para: 

  • Fundo Comum;
  • Fundo de Reserva;
  • Taxa de Administração;
  • Seguro de Vida.

Regras e taxas

As especificidades de cada consórcio aparecem no regulamento emitido no ato da compra. Mas vamos aos pontos mais importantes antes de você fechar negócio no consórcio Honda:

  • Taxa de administração: valor incluído na parcela mensal para bancar os custos de organização e administração do grupo desde sua criação até o encerramento.
  • Taxas e juros: não há taxa de adesão ao consórcio e não existe taxa de juros sempre que os pagamentos estiverem em dia.
  • Assembleias: responsáveis pelos lances e sorteios. As datas das reuniões são disponibilizadas no boleto de pagamento e também podem ser consultadas online, bem como seus resultados.
  • Desistência: possibilidade de desistência do plano até 7 dias depois da assinatura. Dá para desistir ao longo do consórcio desde que o participante ainda não tenha sido contemplado e o desistente recebe somente os valores pagos ao Fundo Comum do grupo, depois da contemplação da cota por sorteio.
  • Atraso e negociação: caso ocorra atraso no pagamento da parcela, o consorciado não participa do sorteio do mês, mas é possível negociar os valores atrasados. Sempre consulte o limite de atrasos permitido no seu contrato.
  •  Contemplação: para retirar o prêmio o participante deve comprovar que possui renda mensal 3 vezes maior que o valor da parcela e que seu nome está limpo junto aos órgãos de proteção de crédito. Se a análise for rejeitada, o consorciado nomeia um fiador que apresente os requisitos exigidos.
  • Regulação: o Banco Central do Brasil é o responsável por normatizar e fiscalizar o andamento de todos os consórcios do país.

Modalidades disponíveis no consórcio Honda

Existem diferentes opções oferecidas pela Honda para que os participantes possam encontrar o que mais se molda para seu planejamento financeiro.

  • Plano Multichances: para quem pensa em comprar uma motocicleta de baixa cilindrada. São prazos de pagamento de 36 ou 60 meses e estão previstas entre 16 e 26 prêmios mensais. A documentação de licenciamento está inclusa no valor.
  • Plano Megafácil: também direcionado a quem deseja conquistar uma moto de baixa cilindrada, esta modalidade propõe parcelas em 12, 25 ou 80 meses. Nesse plano são previstos em média 12 contemplados mensais.
  • Plano Superlegal: direcionado para quem almeja uma motocicleta de baixa cilindrada com crédito especial para as despesas com documentação. Pagamento em 80 meses.
  • Plano Especial: focado em quem quer comprar uma moto de alta cilindrada ou trocar de carro por um Honda 0Km. Nessa modalidade são cerca de 7 contemplações mensais, prazo de pagamento de 72 meses e uma taxa de administração de 15%.
  • Plano Conquista: plano voltado para aquisição de motos de baixa cilindradas, com diferencial de maior número de contemplados por lance livre. Parcelas de 36 e 60 meses.
  • Plano TRX e CRF: direcionado para quem deseja adquirir motocicletas off road ou quadriciclos. O prazo de pagamento é de 60 meses, com previsão de 6 contemplados mensais.
  • Plano Especial para automóveis: com cotas pagas em 72 vezes e taxa de administração a partir de 15%, este plano é para quem pretende trocar seu carro por um Honda 0Km.
  • Plano Easy Honda: opção voltada para integrantes que planejam dar entrada em um carro 0Km ou então adquirir um seminovo. O pagamento é feito em 72 parcelas, taxa administrativa de 15,5% e são 2 contemplados por mês.

Considerações finais sobre o consórcio Honda

O regulamento do consórcio Honda prevê uma média de contemplações para todos os planos, mas os prêmios variam de acordo com o valor de saldo mensal no fundo comum disponível do grupo. Por isso, sempre consulte as condições específicas e atualizadas do seu grupo.

Agora, faça uma simulação de parcelas para o consórcio do bem que deseja e tome a melhor decisão!