Início » Blog » Consórcio Kawasaki: conheça os diferenciais e benefícios

Consórcio Kawasaki: conheça os diferenciais e benefícios

consórcio kawasaki

Quando se pensa em moto, Kawasaki é uma das primeiras marcas que vem à mente dos brasileiros. Se você quer um veículo incrível para fazer viagens ou levar praticidade para o seu dia a dia, o consórcio Kawasaki pode ser a melhor alternativa. Com uma das parcelas mais baixas entre os consórcios, a administradora conta com planos que oferecem prestações por menos de R$300 e até 100 meses para pagar.

A seguir, entenda como funciona o consórcio Kawasaki e como escolher uma carta de crédito.

Boa leitura!

O que é e como funciona o consórcio Kawasaki

A principal característica do sistema de consórcio é a união de forças com outras pessoas que tenham objetivos semelhantes ao seu. Todos os participantes de um grupo de consórcio pagam por mês um valor previamente definido. As parcelas são compatíveis com o valor da carta de crédito, que equivale a quantia necessária para realizar a compra à vista. 

Quem promove a reunião do grupo é uma administradora de consórcios, o que dá maior tranquilidade para o participante. A Âncora Consórcios é a administradora oficial da Kawasaki e é regulada pelo Banco Central do Brasil, assim como todas as administradoras do país devem ser.

Ao assinar o contrato, você assume o compromisso de pagar mensalmente sua cota e só com os pagamentos feitos antes do vencimento poderá ser contemplado, além de ficar livre de qualquer taxa de juros. Então, a partir do valor acumulado de todos os pagamento dos integrantes do grupo, é constituído o fundo comum. É desse fundo que saem as quantias necessárias para a entrega das contemplações mensais.

Todos os grupos possuem tempo de duração previamente estipulado e você pode ingressar em um grupo em formação ou já em andamento. Inclusive, existe a possibilidade de créditos de valores diferenciados. Por isso, a dica é procurar um grupo que seja o ideal para os seus planos.

E as chances de ser contemplado no consórcio Kawasaki?

De acordo com o plano contratado, haverá uma média de contemplações definida em contrato. Mas, de qualquer forma, a contemplação mensal é feita conforme a disponibilidade financeira do grupo. Por exemplo, se houver muitos inadimplentes em um mês, o valor em caixa pode ficar baixo e, consequentemente, haverá menos premiados. Já quando o saldo estiver saudável, ocorrerão contemplações tanto quanto forem possíveis.

Sendo assim, você pode ser contemplado por sorteio, que é feito através de bolas numeradas em um globo giratório ou pela extração da Loteria Federal – esse critério é definido na assembleia de constituição do grupo.

Por outro lado, também é possível oferecer um lance para aumentar suas chances de ser contemplado. Você pode fazer um lance livre, que deve ter o mínimo de 10% do valor do objeto do plano. Ainda é possível participar do lance fixo, que é definido em assembleia.

Um diferencial do consórcio Kawasaki é que na contemplação por lance você pode ter o valor ofertado reduzido de suas parcelas, mantendo o prazo do plano contratado.

Taxas e parcelas

  • Taxa de administração: é um valor cobrado para cobrir os custos burocráticos e de gerenciamento do grupo, muito menor se comparada aos juros pagos em financiamentos bancários.
  • Taxa de adesão: é um pequeno percentual recolhido a título de adiantamento da taxa administrativa.
  • Composição da parcela: fundo comum (valor referente ao bem escolhido e que vai para o caixa do grupo); fundo de reserva (porcentagem que serve para cobrir eventuais instabilidades); seguro (garante a quitação e entrega de bem para familiares em caso de morte do consorciado); e taxa de administração.
  • Antecipação de parcelas: caso queira, você pode antecipar valores ao longo do consórcio. As antecipações vão quitando suas parcelas em ordem reversa.

Outras regras do consórcio Kawasaki

Abaixo, tiramos algumas das dúvidas mais frequentes na hora de fechar um consórcio com a Kawasaki:

Inadimplência: o consórcio exclui do grupo o cotista que deixar de pagar duas ou mais prestações mensais consecutivas.

Desistência: para desistir do consórcio o participante deverá enviar uma declaração escrita para a administradora. Então, para ser elegível à desistência, o integrante não pode ter sido contemplado.

Reajustes: as mensalidades relativas à carta de crédito podem sofrer reajustes caso o preço do veículo selecionado seja modificado pela fábrica. A mudança de preço é diluída nas parcelas. Assim, você não tem que arcar com nenhuma diferença de valores quando for realizar sua compra.

Volta ao grupo ou transferência: se você desistiu do consórcio e foi excluído, mas pode retornar ao grupo, se desejar, desde que sua cota ainda não tenha sido substituída. Também é possível transferir os direitos de sua cota para outra pessoa.

Devolução de valores: os consorciados excluídos, seja por falta de pagamento ou por desistência, entram para o grupo de excluídos e recebem seus valores quando forem sorteados.

Entrega garantida: após ser contemplado, você deve fazer uma breve comprovação de crédito junto à administradora. Se a sua escolha for uma Kawasaki 0 KM, a entrega é garantida, sem precisar ficar na fila de espera da fábrica.

Veículo fora de linha: se o veículo que você escolheu quando fechou o contrato do consórcio deixar de ser fabricado, a substituição do bem deverá ser definida em uma assembleia geral extraordinária organizada pela administradora.

Tudo pelo seu celular

Assim que der entrada no contrato do consórcio Kawasaki, o cotista recebe pelos Correios uma carta de boas-vindas, contendo todas as informações necessárias. Além disso, também recebe uma senha para acessar o sistema online.

Outra facilidade é poder fazer tudo pelo seu celular, uso o aplicativo Consorciado Kawasaki. Pelo app é possível consultar o extrato da sua cota, gerar segunda via de boleto, fazer ofertas de lances, conferir os resultados do mês e esclarecer qualquer dúvida sobre o seu grupo.

Simulações

Por fim, você consegue simular os valores envolvidos no seu consórcio no próprio site da Kawasaki. Porém, se você ainda não tomou sua decisão e gostaria de ver outras opções de consórcio de moto, nós temos uma sugestão: 

Faça sua simulação aqui e veja as melhores opções de parcelas e consórcios!