Início » Blog » Empréstimo com cartão de crédito: como fazer e onde?

Empréstimo com cartão de crédito: como fazer e onde?

um cartão verde sobre a palma de uma mão direita

O cartão de crédito é uma das formas de pagamentos mais populares no Brasil. Ele faz parte do dia a dia de muitas pessoas, já que o parcelamento e a facilidade em seu uso são suas maiores vantagens. Mas, muitas pessoas ainda não sabem que é possível contratar um empréstimo com o cartão de crédito

Se ficou interessado em saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!

O que é um empréstimo com o cartão de crédito?

O empréstimo com cartão de crédito funciona como o empréstimo pessoal, mas a linha de crédito que você solicitou vai ser associada ao seu cartão.

Esse tipo de contratação não afeta o seu limite de crédito disponível no cartão, é fácil de contratar, mas é preciso ficar de olho nas taxas de juros e outros encargos contratuais.

Como fazer?

Para solicitar um empréstimo com o cartão de crédito, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se essa opção está disponível para você

Para saber se você pode solicitar o empréstimo, entre em contato com a operadora do seu cartão, visite o site ou aplicativo e confira se essa opção está disponível.

  1. Faça a solicitação

Caso o empréstimo esteja disponível, preencha a solicitação e envie para a operadora.

  1. Análise de crédito

Com as informações preenchidas e enviadas, a operadora do cartão fará uma análise dos seus dados, tais como: ver seu histórico de pagamento, o score de crédito, qual sua renda, qual o seu perfil de consumo, quais dívidas estão presentes em seu nome, entre outros.

  1. Fechar o contrato

Se você passou na análise, chegou a hora de assinar o contrato! O contrato de admissão deve ser lido atentamente, principalmente nos assuntos relacionados às taxas de juros e quantidade de parcelas. 

  1. Disponibilidade do dinheiro

Com todas as etapas cumpridas e o contrato assinado, o dinheiro do empréstimo cai na sua conta corrente e você já poderá utilizar!

Se o seu cartão já estiver associado a uma conta corrente, é possível que exista um limite pré-aprovado em sua conta. Consulte as condições e analise essa possibilidade também.

Como é feito o pagamento?

A forma de pagamento do empréstimo pode variar, já que cada contrato possuirá suas especificações de quitação. O melhor a se fazer é estudar bem as opções e escolher aquela que se enquadra em sua realidade.

Quais as taxas envolvidas nesse empréstimo?

No empréstimo com o cartão de crédito, os juros costumam ser muito mais altos quando comparado ao empréstimo pessoal. Isso porque a instituição corre um alto risco de não conseguir recuperar o dinheiro emprestado.

Nesse processo, além de pagar as parcelas do empréstimo, sua dívida terá outras cobranças como:

  • Taxa de emissão de segunda via, em casos de perda ou roubo;
  • Taxa de saque, que será cobrada ao sacar o dinheiro da conta corrente relativo ao empréstimo;
  • Anuidade do cartão;
  • Taxa de pagamento de contas, para quem paga as contas no crédito;
  • Taxa de avaliação, cobrada todas as vezes que você solicita o aumento de limite do cartão.

Além disso, há também o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, que costuma incidir diariamente. As taxas de juros, em geral, variam muito de uma instituição para outra, por isso, verifique as condições e as opções disponíveis no seu banco.

Posso pagar as parcelas do empréstimo utilizando um cartão de crédito?

É possível sim pagar as parcelas do empréstimo com algum cartão de crédito. Porém, a empresa que receberá o valor não pode ser a mesma responsável pelo cartão. Ou seja, o pagamento da parcela não pode ser feito com o cartão de crédito vinculado ao  empréstimo.

Isso se dá porque o emissor do cartão entenderia que as parcelas do empréstimo estariam sendo pagas por ele.

Antes de fechar o negócio, decida qual a forma de pagamento mais tranquila, já que os encargos podem deixar o valor final do empréstimo bem mais caro.

Posso fazer uma simulação?

Você consegue encontrar diversos sites que realizam simulação e comparação de empréstimos com o cartão. Esses dados e informações sempre estão atualizados com as condições e taxas de cada instituição, ajudando a tornar o processo mais rápido. 

Para simular o crédito, é necessário fornecer as seguintes informações:

  • Valor do empréstimo;
  • Tempo de quitação;
  • Valor das parcelas;
  • Sua renda mensal; e
  • Informações sobre bens que você pode declarar como garantia.

Vale a pena realizar um empréstimo para pagar o cartão de crédito?

O empréstimo pessoal costuma ser uma boa solução para quem está endividado, mas ele pode acabar se tornando uma dor de cabeça. Entender o quanto o seu orçamento mensal pode ser usado, buscar as melhores condições oferecidas e realizar simulações, são ótimas ferramentas para descobrir como quitar essa dívida.

A negociação da dívida diretamente com a operadora do cartão ainda é uma das melhores alternativas, mas se o acordo for difícil, há vários tipos de empréstimos no mercado que trabalham com juros menores e melhores condições de pagamento. 

Então, agora que você já sabe como funciona o empréstimo com o cartão de crédito, analise suas opções e contate sua operadora. Se essa não for a melhor opção do momento para sua vida financeira, não se desespere! Há possibilidades no mercado como o consórcio, que funciona oferecendo crédito para uma finalidade específica.

E que tal conhecer um pouco mais sobre como funciona um consórcio? Clique aqui e entenda melhor como funciona!

Ainda ficou com dúvida nesse assunto? Comente aqui!