Início » Blog » O que é empréstimo com garantia de veículo e como funciona

O que é empréstimo com garantia de veículo e como funciona

uma calculadora, uma chave e uma miniatura de carro

Suas contas estão sempre em dia e o planejamento financeiro também? E se de repente acontece um imprevisto que não tem como encaixar no orçamento sem deixar um rombo nas suas finanças? Na hora em que precisamos de uma grande quantia de dinheiro extra, o primeiro pensamento é recorrer aos bancos. E se a gente te contar que existe uma forma de empréstimo com garantia de veículo que é muito mais vantajosa que as outras modalidades de crédito do mercado?

O que é e como funciona essa modalidade de crédito?

Pouca gente conhece esse tipo de empréstimo, que é muito mais vantajoso por oferecer taxas mais baixas de juros. Isso porque, como o próprio nome já diz, você oferece à instituição financeira um bem como garantia de pagamento.

Conhecido por muitas pessoas como refinanciamento de veículo, essa categoria de crédito é muito vantajosa principalmente pelas condições que oferece. Quando você coloca seu carro, moto ou caminhão como garantia, há a possibilidade de conseguir um empréstimo com até 60% menos juros que em outras modalidades.

Isso porque, como os contratantes não querem correr o risco de perder o bem para o banco, a taxa de inadimplência é bem menor. Assim, a transação beneficia tanto a instituição financeira como o tomador do empréstimo.

No empréstimo com garantia de veículo, a quantia que você pode pegar emprestada é definida a partir de uma avaliação com a instituição financeira. Eles observarão os principais dados do carro como ano de fabricação, modelo e marca. A partir daí é possível calcular quanto vale o seu bem e, assim, quanto de crédito você terá disponível. As ofertas dos bancos variam de 50% a 90% do valor do veículo.

Um detalhe importante é que o automóvel fica alienado e não pode ser vendido enquanto você não quitar sua dívida com o banco. E se você não fizer os pagamentos em dia, seu carro poderá ser tomado para saldar a dívida.

Quais as condições para contratar empréstimo com garantia de veículo?

Existem algumas exigências básicas para fazer uma transação deste tipo. Diferentemente do empréstimo com garantia de imóvel, você já precisa ter terminado de pagar o veículo até o fim. Ele precisa estar quitado e regularizado, sem nenhuma multa ativa registrada.

Outro ponto é que bens muito velhos não são aceitos como garantia. Portanto, algumas instituições permitem que seu carro tenha no máximo 10 ou 15 anos. Quanto mais novo é o modelo, melhores serão as condições oferecidas pelo banco.

O automóvel deve estar no nome do solicitante do empréstimo. Então, se você tem um carro compartilhado com seu cônjuge e precisa do crédito, deverá fazer a operação em nome do proprietário legal.

Após o processo de empréstimo ser concluído, você terá 30 dias para ir até o Detran mais próximo para reemitir o documento do automóvel. Isso porque, depois da assinatura do contrato de empréstimo, o bem é transferido via alienação fiduciária para a instituição financeira. Ao final do pagamento das prestações, o bem sai da alienação e volta para o seu nome.

Passo a passo para a contratação:

1.       Simulação: dá para realizar inúmeras cotações nos sites das instituições financeiras. Hoje em dia é possível fazer tudo online e de forma descomplicada. Analise a porcentagem da taxa de juros, a duração do parcelamento e o valor de crédito oferecido.

2.       Análise de crédito: você apresenta uma documentação básica com RG, CPF, comprovante de residência, comprovantes de renda, Certificado de Registro Nacional (CRV) e Documento Único de Transferência do veículo. A partir disso o banco estuda a sua situação cadastral e se você está com o nome limpo no SPC e Serasa. Algumas instituições fazem este tipo de empréstimo mesmo para quem está com o nome sujo, porém não são todas.

3.       Vistoria no veículo: algumas financeiras podem exigir uma avaliação do carro colocado como garantia, para conseguir entender as condições e o valor do bem. É a partir disso que eles definem a quantia exata que poderão emprestar.

4.       Assinatura do contrato: com tudo aprovado, você fecha o empréstimo com a financeira.

5.       Alienação fiduciária: o passo seguinte é registrar a alienação do bem com o Detran. Somente após a finalização dessa etapa o dinheiro será liberado na sua conta.

Quais as principais vantagens?

É natural que, como você já possui um bem em seu nome, a instituição financeira vá oferecer alguns benefícios que outras modalidades não apresentam. Estas são as principais vantagens, por exemplo:

  • Dá para conseguir valores bem altos de empréstimo, que podem chegar a até 90% do valor do seu carro;
  • Após receber o dinheiro, você pode continuar usando o carro normalmente;
  • A maioria das financeiras permite a devolução do crédito em até 60 meses;
  • Oferece taxas de juros bem mais baixas que em outras modalidades de empréstimo, normalmente ficando entre 1,15% e 2% ao mês;
  • É uma modalidade que facilita a vida de autônomos bem como de outras pessoas com dificuldade de comprovar crédito;
  • O empréstimo com garantia de veículo costuma ser uma das únicas opções de crédito para quem está negativado em órgãos como o Serasa ou SPC. Isso porque a prioridade do banco é avaliar sua atual situação financeira e não se você já ficou devendo algum dia. Portanto, para algumas instituições financeiras, estar inadimplente nem sempre é impedimento para conseguir crédito.
  • Em todas as etapas do empréstimo você pode continuar utilizando seu carro ou moto normalmente;
  • É possível antecipar valores sempre que quiser, basta comunicar a financeira;
  • Caso faça o empréstimo com o banco que já possui conta corrente, você poderá cadastrar os pagamentos mensais como débito em conta, para evitar o risco de cometer atrasos;

O empréstimo com garantia de veículo é uma das melhores alternativas do mercado para quem precisa de quantias de até 50 mil, a depender do bem que você possui e de quanto pode pagar mensalmente. Aproveite essa oportunidade para garantir a menor taxa de juros e prestações que cabem no seu bolso!

Dica bônus

Se a alternativa de empréstimo com garantia de veículo não se adequa à sua necessidade no momento, não se desespere! Procure outras possibilidades como o consórcio. Por isso, se você quer entender melhor o que é e como funciona essa modalidade, clique aqui!