Início » Blog » Empréstimo com nome sujo: saiba tudo o que precisa!

Empréstimo com nome sujo: saiba tudo o que precisa!

mulher com a mão no maxilar olhando para baixo

Infelizmente, grande parte da população brasileira se encontra negativada. O famoso “nome sujo” priva essas pessoas de solicitar serviços relacionados à créditos pessoais, como financiamentos e empréstimos. Mas, você sabia que é possível conseguir um empréstimo mesmo estando com o nome sujo?

Acompanhe o artigo para entender mais sobre esse assunto!

Como funciona o empréstimo com nome sujo?

A princípio, para solicitar um empréstimo, o cliente fornece seus dados para a instituição financeira que escolheu fechar o negócio e, com essas informações, o banco analisa criteriosamente as informações e decide se pode ou não fornecer o crédito.

Para quem está negativado, contudo, esse processo é um pouco diferente. Como a maioria das instituições que solicitam empréstimos consultam o Serasa e o SPC, a alternativa é pesquisar por empresas que oferecem os serviços sem consultar esses órgãos. 

Quem pode pedir o empréstimo?

Cada empresa possui sua política de concessão, mas alguns perfis negativados podem conseguir condições diferenciadas como pensionistas ou aposentados e funcionários públicos. Nesses casos, as parcelas do empréstimo podem ser descontadas diretamente do benefício ou com um desconto na folha de pagamento.

Como solicitar?

O empréstimo para negativado pode ser feito online, todo esse processo ocorre com menos burocracia, e o valor disponibilizado pode chegar em até R$250mil. 

Há várias credoras confiáveis que conseguem solicitar o empréstimo mesmo para quem está com o nome sujo. Entretanto, tudo o que precisa ser feito é procurar a melhor instituição que atenda suas necessidades. As solicitações podem ser feitas de forma online. No entanto, a recomendação é de sempre realizar simulações.

Onde posso fazer uma simulação?

A simulação é uma das melhores ferramentas para conseguir entender como funcionará o empréstimo. Antes de mais nada, para quem está com o nome sujo, essa é uma ótima oportunidade para analisar detalhadamente os valores das parcelas, o tempo de quitação da dívida e todos os juros envolvidos no empréstimo.

Um dos sites mais confiáveis e famosos para essa experiência é o Serasa eCred. Após fazer o cadastro, você tem diversas ofertas dos parceiros do serviço, conseguindo realizar inúmeras simulações de empréstimo que está pensando em solicitar.

Quais cuidados devo tomar antes de fechar o negócio?

Como o empréstimo para quem está com o nome sujo é oferecido por empresas que não consultam o SPC ou Serasa, é mais comum acabar caindo em golpes. Por isso:

  • Em primeiro lugar, pesquise bem sobre instituições confiáveis, visite o site ReclameAqui e fique atento sobre informações de contato;
  • Busque uma credora que possua autorização do Banco Central;
  • Não forneça dados pessoais ou documentos para desconhecidos;
  • Faça questão de saber sobre quais serão os encargos e juros serão adicionados ao longo das parcelas, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo;
  • Busque negociar suas dívidas e mostre que pode arcar com os pagamentos;
  • Não omita suas dívidas e apresente aos credores suas informações corretas.

Quais os documentos necessários para solicitar o empréstimo?

Primeiramente, para conseguir o empréstimo com o nome sujo é necessário estar com alguns documentos em mãos:

  • Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, CNH, entre outros);
  • Comprovante de renda (holerite, extrato bancário, declaração de imposto de renda, entre outros); e
  • Comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, entre outros).

Enfim, não esqueça que os empréstimos só estão disponíveis para maiores de 18 anos e para quem consiga comprovar capacidade de pagamento das parcelas.

Quais taxas podem ser cobradas nesse empréstimo?

Como todos os empréstimos, além do custo efetivo total (C.E.T.), outras encargos serão adicionados como por exemplo:

  • Taxa de Juros;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Impostos;
  • Seguros; e
  • Tarifas de cadastro.

Estou com o nome sujo, mas não sei a origem da dívida. O que faço?

Muitas pessoas só descobrem que estão negativadas no momento em que vão solicitar uma linha de crédito, como o empréstimo, e ficam desesperadas pois não reconhecem a dívida. Calma, existe solução para isso!

Na maioria dos casos, isso acaba acontecendo porque o cliente não possui o hábito de consultar seu CPF ou verificar o score no site do Serasa. Infelizmente, essa situação é comum e pode ser causada por fraudes e golpes que não tinham nem conhecimento. 

Ou seja, para resolver esse problema, o cliente deve entrar em contato com os órgãos de proteção de crédito, exigindo a retirada daquela dívida e pode receber uma compensação em dinheiro pelo erro cometido. Além disso, ainda é possível receber uma indenização por danos morais.

Conclusão

Vimos que é possível pedir um empréstimo com o nome sujo, desde que ele seja feito em credoras confiáveis que não consultem o Serasa e o SPC. Desconfie de empresas que não fornecem informações, pesquise bem suas opções e fique atento aos juros! 

O empréstimo para negativado é uma alternativa para resolver uma dificuldade momentânea, e ajuda a trazer alívio por um período. Esse período é ideal para organizar suas dívidas e buscar outros tipos de crédito presentes em diversas instituições.

No entanto, lembre-se que existem outras opções no mercado que podem se adequar mais ao seu momento financeiro. Se o empréstimo não for uma boa escolha, tente realizar um consórcio!

No entanto, lembre-se que existem outras opções no mercado que podem se adequar mais ao seu momento financeiro. Se o empréstimo não for uma boa escolha, tente realizar um consórcio! Clique AQUI e faça uma simulação agora!