Início » Blog » Tudo sobre empréstimo para você escolher o seu!

Tudo sobre empréstimo para você escolher o seu!

mulher com uma mão no queixo e outra segurando notas de dinheiro

Final do mês chegando e as contas não fecharam? Essa é a realidade de muitas pequenas e médias empresas no Brasil. Além da pandemia, fatores como desemprego e baixo faturamento colocaram os empreendedores para pensar, em busca de soluções rápidas e eficazes para evitar o aperto. 

Uma das alternativas para não fechar o mês no vermelho são os empréstimos, mas o que é um empréstimo? Mas como funciona e como fazer? Acompanhe esse artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é um empréstimo e como funciona?

Surgido há muito tempo, consiste em um contrato entre cliente e banco. Com o contrato assinado, o cliente recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em um prazo determinado, mas além de pagar o valor acertado, o banco recebe também os juros calculados em cima dessa quantia. 

Quais os tipos mais comuns de empréstimos?

Os tipos mais comuns de empréstimo são: consignado; pessoal; pessoal com garantia; e o cheque especial. 

Empréstimo consignado

As parcelas são descontadas direto do salário ou da aposentadoria. Quem trabalha com carteira assinada, é aposentado, pensionista no INSS ou servidor público pode conseguir com facilidade. Quem realiza este tipo de procedimento precisa se programar muito bem, pois há vantagens e desvantagens.

No entanto, para saber mais, acesse nosso artigo completo sobre empréstimo consignado!

Empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, funciona de forma mais simples entre cliente e instituição financeira. A instituição fica livre para estabelecer as taxas de juros mensais, valor do empréstimo e prazo de pagamento

Geralmente, para esse tipo de processo, é feita uma simulação de valor e prazo, o cliente envia dados como RG, CPF, renda, etc, e o perfil passa por uma análise. Só após esse processo, o banco decide se pode ou não fechar negócio.

Empréstimo pessoal com garantia

O empréstimo pessoal com garantia funciona da mesma maneira que o cheque especial, a única diferença é que, na hora de fechar negócio, o banco utiliza um bem do cliente como garantia, como casa ou carro. 

Por conta dessa garantia, essa modalidade de empréstimo consegue ter juros mais baixos.

Cheque especial

Apesar de muitas pessoas não saberem, o cheque especial também é um tipo de empréstimo. Ele opera como um limite pré aprovado para quando o cliente acaba gastando mais do que seu saldo presente em conta. Nesse sentido, quando utilizado, o saldo da conta fica negativado e esse valor entra como cheque especial.

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

O financiamento é como uma compra em parcelas, em que o valor total é dividido por um prazo acordado em contrato entre ambas as partes.

Ele trabalha com uma destinação específica, ou seja, para solicitar esse serviço, o cliente tem que justificar o seu uso, como por exemplo comprar um carro ou uma casa. 

No empréstimo, o banco não precisa saber para onde o dinheiro será destinado. Dessa maneira, o negócio acaba sendo mais livre para o cliente escolher qual a melhor forma de aplicar a quantia fornecida.

Qual a diferença entre empréstimo e consórcio?

O consórcio é uma associação de duas ou mais pessoas, empresas ou organizações com o comum propósito de adquirir um bem ou serviço. Esse modelo de acordo não possui taxas, mas o cliente só poderá ter acesso ao bem após a quitação do valor total.

Por outro lado, em qualquer empréstimo, o cliente consegue adquirir imediatamente o valor acordado entre as partes. 

Estou negativado, posso conseguir empréstimo?

A disponibilidade do empréstimo para negativado depende unicamente da resposta do banco para sua análise de crédito que será bem mais criteriosa, mas algumas credoras aceitam negociar com negativados. Outro campo que pode influenciar na aprovação do crédito é o valor solicitado pelo cliente e o qual o valor do juros cobrado.

Sou autônomo, posso conseguir um empréstimo?

Para os profissionais autônomos, o empréstimo consignado não é disponível já que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento. Nesses casos, os empréstimos pessoais são boas soluções e o profissional pode escolher qual se adequa melhor em cada situação. 

Como fazer um empréstimo?

Para conseguir o empréstimo, seus documentos passarão por uma análise e a instituição financeira entrará em contato informando a resposta da sua solicitação. Por outro lado, antes de fechar negócio, analise sua situação financeira e se terá condições de pagar o valor acordado. 

Eventualmente, se puder, sempre pesquise o valor de crédito, as taxas e o prazo em mais de uma instituição, faça uma avaliação detalhada e escolha o melhor para você e para o seu bolso.

Pesquise sobre a empresa em outros sites, como o ReclameAqui, e fique atento aos detalhes.

Consigo realizar uma simulação antes de fechar o negócio?

Atualmente, a internet é uma grande ferramenta para quem quer saber mais sobre empréstimos e pesquisar sobre as instituições financeiras. Aqui na Zela Finanças, por exemplo, recomendamos o simulador da FinanZero.

A FinanZero é um buscador de empréstimo online e gratuito que utiliza tecnologia sueca para encontrar o melhor negócio para você. Logo depois de criar seu perfil, a FinanZero utiliza os seus dados para encontrar os melhores empréstimos.

Com mais de 20 instituições financeiras parceiras, entre elas estão a Creditas, BV Financeira, Empréstimo SIM e muito mais, e você recebe propostas pré-aprovadas.

Por fim, agora que você sabe tudo sobre empréstimos, analise qual o melhor caminho e entre em contato com a melhor instituição financeira. Já se as possibilidades do empréstimo não se adequaram ao que você precisa, saiba que existem alternativas como o consórcio.

Clique AQUI, faça uma simulação e conheça os benefícios do consórcio!

Tem mais dúvidas relacionadas ao assunto? Deixe seu comentário sobre o tema.