Início » Blog » Financiamento para negativado é possível? Veja como funciona

Financiamento para negativado é possível? Veja como funciona

uma mulher sentada em frente a um notebook dentro de casa

É possível conseguir financiamento para negativado? Essa dúvida ronda a cabeça de muitas pessoas que querem ou precisam adquirir um item de maior valor mas não estão com o CPF em dia para isso.

Geralmente, os bancos fazem uma análise criteriosa antes de liberar qualquer tipo de crédito, impedindo que pessoas com débitos pendentes consigam algum valor. Mas, ainda há solução!

Neste post, vamos falar sobre as modalidades de financiamento e os cuidados a serem tomadas nessa contratação. Confira!

O que é ter o nome negativado?

Ao deixar de pagar alguma conta que está no seu nome, a empresa pode incluir o seu CPF em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o SERASA. 

Esse procedimento tem como objetivo a proteção contra fraudes, ou seja, evitar que seja liberado o crédito para pessoas que estão decididas a não pagar o valor.

No entanto, nem sempre essa negativação acontece por má fé. Ainda assim, situações como desemprego, dívidas inesperadas e doenças na família, por exemplo, podem desequilibrar a situação financeira e fazer com que o indivíduo não consiga pagar seus débitos em dia.

Infelizmente essas situações são comuns, pois boa parte das pessoas não receberam educação financeira e não estão preparadas para esse tipo de acontecimento.

Além da dificuldade em conseguir crédito, as ligações de cobrança são frequentes para quem está com o nome negativado, uma situação bem incômoda.

É possível obter financiamento para negativado?

O recomendado para quem está nessa situação é organizar as contas antes de entrar em outra dívida. Porém, pode surgir a necessidade de adquirir um bem que tenha um valor mais alto, ou até mesmo a possibilidade de renegociar o débito ou evitar consequências mais graves.

Para esses casos, o financiamento pode ser uma solução. Quem não tem nenhuma restrição de crédito consegue acessar mais rapidamente o financiamento. Porém, algumas empresas liberam o parcelamento mesmo que o interessado tenha débitos pendentes.

Geralmente, por oferecerem o valor em uma situação com risco maior de não receber o empréstimo, esses financiamentos costumam ter juros mais altos.

Quais empresas oferecem crédito para quem está com o nome no SPC ou Serasa?

Existem diversas empresas menores no mercado, especializadas na concessão de crédito para pessoas que não conseguem o valor em grandes bancos, justamente pela burocracia para a liberação.

Por isso, dependendo do valor da dívida e dos ganhos do interessado, essas corporações concedem o financiamento. Geralmente, há a verificação se  a pessoa é capaz de pagar pela dívida, avaliando o salário e outros rendimentos.

Nesse sentido, vale lembrar que as taxas de juros nesses casos são bem maiores que as de um crédito concedido por uma empresa mais exigente. Isso torna o custo efetivo total (CET) mais alto.

Quais são as alternativas de financiamento para pessoas com o CPF negativado?

Conheça as principais modalidades para obtenção de crédito por quem está com o nome no SPC ou Serasa.

Com garantia de bens

O cliente solicita ao banco ou à administradora um financiamento, e como resultado, algum bem como veículo ou imóvel é ofertado como garantia de pagamento.

Esse tipo de transação costuma passar mais segurança à empresa. Porém, é preciso ficar atento. A inadimplência provoca a perda da propriedade, que geralmente vale mais do que a soma financiada.

Crédito consignado para negativado

O crédito consignado também oferece garantias de recebimento à empresa, por se tratar de uma modalidade na qual as parcelas do financiamento são descontadas diretamente do holerite do cliente.

Ou seja, o valor devido é acertado antes mesmo que a pessoa tenha contato com o salário ou pensão.

Aposentados, militares, beneficiários do INSS e trabalhadores com carteira assinada têm essa modalidade liberada.

Empréstimo de emergência

Os empréstimos de emergência são feitos por financiadoras, geralmente online, mas com taxas de juros bem acima das praticadas normalmente.

Em primeiro lugar, essas ofertas são pouco burocráticas e rápidas. Mas o valor total do pagamento é muito mais alto do que o montante solicitado como empréstimo.

Quais cuidados tomar ao solicitar um financiamento para negativado?

Se você está com o CPF restrito, mas quer assumir um financiamento, vale observar os seguintes pontos para que isso não se transforme em um grande problema.

Avalie a necessidade da compra

Avalie cuidadosamente se a compra é realmente necessária no momento e tente não ceder ao impulso inicial. Leve em consideração se há como resolver o problema com uma solução mais barata ou se não é possível aguardar mais alguns meses antes de realizar a compra.

Ainda assim, um financiamento geralmente possui um alto valor, e os juros cobrados pelo não pagamento podem afetar seriamente o seu futuro.

Faça as contas

Talvez a parcela do financiamento até caiba no salário. Mas você já levantou se tem outras dívidas pendentes, ou gastos que possam comprometer os ganhos?

Muitas vezes, a falta de clareza sobre as obrigações financeiras leva a decisões equivocadas. Em razão disso, coloque tudo na ponta do lápis e procure não deixar nenhum pagamento pendente para quitar outro.

Pesquise sobre a empresa

Há diversas tentativas de golpe no mercado. É comum que pessoas se aproveitem de situações complicadas para oferecer vantagens, por exemplo. Elas também podem usar seus dados para aplicar golpes, pedir depósitos antecipados, ou ainda cobrar juros totalmente abusivos, fazendo com que seja impossível quitar a dívida.

Ou seja, antes de assinar qualquer coisa, pesquise sobre a empresa, cheque todo o histórico e busque por reclamações ou processos judiciais. Dessa forma, esse pequeno cuidado pode evitar grandes problemas.

Atente-se às normas do financiamento

Confira cuidadosamente as datas de quitação, o número de parcelas, o valor a ser pago e a taxa de juros. Compare também o valor total que será pago pelo financiamento, em relação ao crédito adquirido.

Todas essas informações ajudam a tomar uma decisão mais racional e a planejar melhor o orçamento.

E então, ficou claro como funciona o financiamento para negativado? Todos os pontos de atenção dessa opção e os cuidados que devem ser tomados? Portanto, lembre-se que independentemente da situação atual, ter atenção e controle sobre os gastos e ganhos são comportamentos essenciais para uma vida financeira sadia.

Aproveite para acompanhar o blog da Zelas Finanças e saber mais sobre tudo o que envolve esse universo!