Início » Blog » Investir em ações vale a pena? Entenda tudo aqui

Investir em ações vale a pena? Entenda tudo aqui

Pessoa mexendo no celular com xícara na mão e computador para investir em ações ao fundo

O mercado de ações se mostra um grande aliado dos investidores que querem fazer o dinheiro trabalhar para si. Com transações focadas a longo prazo, investir em ações está se tornando uma ótima alternativa para quem busca um retorno lucrativo.

Quer saber mais sobre os investimentos em ações e como eles podem ajudar a aumentar seu patrimônio? Acompanhe a leitura!

O que são ações?

De forma simples e direta, as ações de uma empresa significam uma parte do seu capital social. Isso significa que quando um investidor compra ações de uma empresa, ele se torna sócio daquele negócio, passando a correr riscos e participando dos lucros tanto quanto os donos da empresa.

Ao adquirir essa ação, você passa a ser o chamado “acionista minoritário” e pode realizar as transações de forma eletrônica pela internet. É possível comprar ações diretamente das empresas pela B3, bolsa de valores brasileira, ou pode negociar ações por outros investidores. 

As ações podem ser divididas em duas categorias:

Ações Ordinárias (ON):

  • Ações que dão direito ao voto em assembléia de acionistas;
  • Protege o acionista em caso de venda;
  • Possibilidade da empresa ingressar no novo mercado.

Ações Preferenciais (AN):

  • Ações que dão prioridade no pagamento dos lucros;
  • Possibilidade da empresa recomprar a ação quando quiser.
  • Ações mais fáceis de negociar sua compra e venda;

Qual a diferença entre renda fixa e variável?

A renda fixa possui uma rentabilidade previsível, ou seja, o cliente já possui uma taxa de retorno definida no momento da contratação do negócio. Quando se procura investimentos dessa categoria, não existirá uma renda negativa e dentro da renda fixa existem três tipos: Pré-fixada, Pós-fixada e Híbrida.

Já a renda variável é caracterizada por aqueles ativos que não apresentam uma rentabilidade fixa, o que significa que os investimentos de renda variável são de maior risco pois dependem da variação do mercado. Essa variação é influenciada por diversos fatores como: política nacional e internacional, decisão dos gestores das empresas e até o horário do dia.

As ações se encaixam no tipo de investimento de renda variável, pois valorizam de acordo com o crescimento da empresa que você escolheu para ser sócio. Na renda fixa você pode alcançar grandes resultados em 24h, utilizando uma estratégia chamada de Day Trade, que é a compra e venda de ações em um dia.

Quando comparada, a renda variável se destaca pois possui um potencial de ganho maior e mais imediato que a renda fixa, mas investir em ambas tem seus riscos e benefícios

Para saber qual o melhor tipo de investimento para você é ideal se informar sobre o mercado e ter em mente qual o seu perfil do investidor. Esses dados te ajudarão a definir metas e planos de investimentos que te trarão segurança no momento de fechar o negócio.

Quais as vantagens de investir em ações?

O investimento em ações são bem democráticos e não é preciso de muito dinheiro para começar a comprar ações. Existem ativos com preços mais acessíveis, o que pode ser um atrativo para quem quer começar a se aventurar no mercado. 

A liquidez, velocidade e facilidade de um ativo se transformar em caixa, é bem alta já que simplifica o processo de resgate do valor final. Mas, como as ações dependem de vários fatores, é possível que ocorram situações em que não seja tão fácil vender esses ativos, o ideal é estar atendo ao mercado e estabelecer uma boa estratégia.

A negociação das ações ocorre pela internet, trazendo facilidade para investir em qualquer lugar! Comprar e vender online é uma maneira mais prática e segura, deixando você mais confortável para investir da sua casa.

Algumas dicas para investir em ações

Depois de ter aprendido sobre como investir em ações, chegou a hora de receber algumas dicas que poderão te ajudar a escolher seus ativos e como aplicar sua estratégia.

  • Opte por ações a longo prazo: se você quer que o seu investimento renda mais e melhor, uma boa escolha é traçar um planejamento a longo prazo. Os ativos das empresas costumam variar bastante o que não é tão lucrativo;
  • Diversifique seus investimentos: uma escolha muito proveitosa é diversificar os setores que receberão seu investimento, com isso você evita se expor aos riscos sistêmicos presentes nos setores;
  • Compreenda a situação financeira da empresa: ao fazer uma análise da empresa que vai receber seu investimento você identifica quais lucros ela pode gerar, se o modelo de negócio é promissor e garantir a segurança do retorno dos lucros.

Conclusão

Dentre tantas modalidades, começar a investir está se tornando uma atividade comum na vida de algumas pessoas. O mercado conta com diversas opções, mas aprender a investir em ações pode ser uma boa estratégia para conseguir um retorno maior e mais rápido.

O mercado de ações pode ser uma ótima escolha para investidores arrojados e que sabem bem como a bolsa de valores funciona. Por isso, crie um planejamento e um plano de ação, estude o mercado e comece a aplicar o seu dinheiro. 

Ao investir em ações, é possível que o seu dinheiro trabalhe para você, mas para chegar até essa fase é necessário ter cautela, paciência e saber aproveitar as melhores oportunidades do mercado. 

Ainda ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!