Início » Blog » Consórcio Itaú: conheça e saiba como fazer o seu!

Consórcio Itaú: conheça e saiba como fazer o seu!

O consórcio vem se tornando uma modalidade de crédito cada vez mais popular e está ajudando a tornar muitos sonhos realidade. Cada instituição financeira possui suas regras e benefícios, mas você sabia que o banco Itaú oferece consórcios acessíveis que cabem no seu bolso?

Nesse artigo você vai conhecer o consórcio Itaú, quais os tipos oferecidos e vários detalhes sobre o consórcio. Boa leitura!

O que é o consórcio Itaú?

Para falarmos sobre o consórcio Itaú, precisamos entender o que é um consórcio. O consórcio funciona como uma poupança em conjunto, onde um grupo de pessoas com um desejo em comum se organiza para conquistar esse objetivo estimado. Nessa organização, é estipulado um prazo e quanto cada um do grupo contribuirá para conquistar esse bem. 

Geralmente, os consórcios são considerados como um investimento a longo prazo, pois você só poderá receber sua carta de crédito após o pagamento das parcelas. Mas, dentro do consórcio, uma vez ao mês acontece a assembleia em que você pode diminuir esse tempo por meio de sorteio ou lance.

Diferente do financiamento e empréstimo, essa modalidade de crédito não precisa de um valor de entrada e não serão somados juros ao longo das parcelas. Ou seja, o valor que foi acordado em contrato não será somado com encargos exorbitantes, pois as taxas atreladas a essa operação são baixas e mais acessíveis.

Como funciona?

O consórcio Itaú funciona da mesma forma que qualquer outra administradora, mas ele possui algumas diferenças que podem ser decisivas na hora de escolher qual a melhor opção de consórcio para você.

O banco Itaú disponibiliza três tipos de consórcio:

  • Para imóveis;
  • De veículos;
  • De motos.

Cada consórcio possui suas regras e estruturação próprias, mas alguns detalhes são padronizados. Entretanto, diferentemente das outras administradoras, o banco Itaú não realiza sorteio de cotas, o banco utiliza a Loteria Federal para saber qual será o número da conta contemplada.

Os vencedores recebem uma carta informando que foram contemplados e o resultado das assembleias é informado pelo Canal do Consorciado. 

Quais as taxas do consórcio Itaú?

Como dissemos, os consórcios não possuem algumas taxas que outros tipos de créditos cobram. Então, o consórcio Itaú não cobra taxa de adesão, nem juros e também não recebe valor algum relativo ao IOF, Imposto sobre Operações Financeiras.

No consórcio, as taxas aplicadas são muito baixas e se diluem de acordo com o pagamento das prestações do negócio. O que será cobrado é relativo aos seguintes encargos:

  • Fundo comum: No fundo comum vai todo o valor arrecadado que será destinado a compra do bem.
  • Fundo de reserva: Esse fundo é como uma reserva de emergência, ele será utilizado para cobrir algumas despesas, como por exemplo se algum integrante do grupo se tornar inadimplente.
  • Taxa de administração: Porcentagem destinada para a administradora do consórcio, nesse caso o banco Itaú.
  • Seguro: O seguro é destinado como uma segurança em caso quebra de garantia no pagamento das parcelas

Quais as vantagens?

Antes de mais nada, é importante destacar que o consórcio Itaú é um dos modelos de crédito que mais contempla seus clientes e isso pode diminuir seu tempo de espera e deixar aquele sonho mais perto do que você esperava!

Realizando o consórcio pelo banco Itaú, você terá liberdade em escolher alguns detalhes que podem ter sido mudados durante o tempo que passou pagando o seu consórcio, desde que ele se encaixe no seu modelo de bem.

Por exemplo, digamos que no momento de assinar o contrato você tenha declarado que desejaria um carro zero, mas percebeu que um seminovo pode ser mais atrativo. Com o consórcio Itaú, você pode alterar o modelo no momento da compra sem nenhuma burocracia.

Um outro exemplo, você está pagando um consórcio para comprar um imóvel, mas percebeu que é melhor reformar a casa que mora. Desde que o valor disponível em sua carta de crédito possa contemplar o valor para essa reforma, o banco Itaú libera essa mudança.

Você também pode destinar 10% do valor recebido para as despesas que surgirão ao adquirir o bem. Emissão de documentos, emplacamento, IPVA, seguro e várias outras situações podem ocorrer após a compra, por isso, é bom saber que pode destinar uma porcentagem do crédito para essa finalidade.

Por possuir diversas agências pelo país, o atendimento pode ser feito em diversos locais e você não se sentirá lesado caso ocorra algum problema. Além disso, o canal de atendimento ao cliente também é um ótimo meio para se conectar ao banco em um momento de dúvida ou sobre qualquer serviço que você contratou.

Mas, se tratando de valores, o consórcio Itaú é acessível para o seu bolso. Veja os prazos e valores referentes ao consórcio de imóveis e veículos.

Consórcio Itaú Veículos 

  • Parcelas de R$216, 59
  • Prazo de 94 meses
  • Taxa de administração média de 0,27% ao mês e 26% no total
  • Fundo de reserva de 2%

Consórcio Itaú Imóveis

  • Parcelas R$356,75
  • Prazos de até 185 meses
  • Taxa de administração média de 0,13% ao mês e 25% no total
  • Fundo de reserva de 2%

Posso fazer uma simulação de consórcio?

A contratação do consórcio é feita de forma simples, seja você um cliente Itaú ou não. A etapa de preenchimento de formulários fica bem mais rápida se você já tem seus dados em mãos e já se planejou financeiramente.

Por isso, é ideal que você analise suas condições, calcule os gastos envolvidos após adquirir o bem e faça uma simulação de crédito. As simulações ajudam a traçar uma estratégia e tiram suas dúvidas sobre o assunto.

Aqui na Zela Finanças você pode fazer uma simulação do seu consórcio para conquistar aquele sonho tão esperado! Veja, por exemplo, como é fácil:

  • Faça sua simulação: Escolha o que pretende comprar, qual o valor necessário e quanto quer pagar nas parcelas
  • Escolha a melhor oferta: Um de nossos especialistas entrará em contato com você para te mostrar qual o melhor consórcio para o seu planejamento
  • Analise se o consórcio é bom para você: No consórcio a chance de ter seu crédito aprovado é maior do que em outros tipos de crédito.
  • Contrate um dos consórcios oferecidos: Após analisar todas as opções, contrate um dos consórcios e fique mais perto do seu sonho!

E então, quer saber mais sobre nosso simulador? Clique aqui, confira todas as ofertas e descubra se o consórcio Itaú é o melhor para você. Se ainda ficou com dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco!