Início » Consórcio » Como funciona o consórcio de moto? Veja a resposta e saiba quais os benefícios

Como funciona o consórcio de moto? Veja a resposta e saiba quais os benefícios

Como funciona consórcio de moto

Dispor do capital total para comprar uma moto ainda é uma realidade distante para você? Sabemos que um investimento alto pode pesar bastante no bolso, inviabilizando o projeto de compra e frustrando seus planos. Mas temos uma boa notícia: entender como funciona o consórcio de moto pode resolver seu problema!

Ou seja, você não precisa abandonar a ideia de aquisição da moto, seja para trabalho, seja para lazer. Além do consórcio ser um investimento planejado, o participante pode ser contemplado antes do esperado e do prazo.

Por tudo isso, a opção de consórcio é uma das alternativas mais viáveis e vantajosas atualmente para a aquisição de bens e serviços. 

O que devo saber sobre consórcio

Antes de destacar como funciona o consórcio de moto, que tal saber mais sobre o que é consórcio? Vamos lá?

  • Consórcio é um tipo de investimento no qual um grupo de pessoas se reúne para atingir um objetivo em comum (como adquirir um bem, que pode ser uma casa, um carro ou moto). Tudo é feito por intermédio de uma administradora de consórcio credenciada junto ao Banco Central.
  • Todo mês acontecem sorteios ou lances geridos pela administradora, sendo uma ou mais pessoas do consórcio contempladas com o bem e que recebem uma carta de crédito com a quantia em dinheiro para a compra.
  • Além da chance de adquirir o bem de forma rápida, a grande vantagem do consórcio é que o dinheiro acaba sendo poupado sem juros.

Como funciona o consórcio de moto

Basicamente, o consórcio de moto funciona assim:

Taxas nas mensalidades

É importante lembrar que não há cobrança de juros no consórcio de motos. Porém, todo consórcio possui algumas taxas administrativas que constam no contrato.

Fundo de Emergência

Normalmente, todos os consórcios, incluindo o de motos, possuem um Fundo de Emergência (também chamado de Fundo de Reserva), que garante a estabilidade financeira de todo o grupo, principalmente em casos de inadimplência.

A escolha da moto

Geralmente, a administradora do consórcio oferece alguns modelos de motos para facilitar a escolha de um veículo igual ou parecido entre todos os consorciados daquele grupo. Mas, no momento em que for contemplado, o consorciado é quem escolhe o modelo que deseja comprar, independentemente do que foi apresentado como parâmetro.

Quanto custa uma moto em um consórcio

O valor de uma moto em um consórcio depende muito do modelo desejado. Existem diferentes opções de consórcios para atender a expectativas de cada consumidor. Porém, junto à administradora, você pode fazer a simulação de valores antes de escolher um modelo.

Tempo médio para ser contemplado

É possível que você seja um contemplado com a carta de crédito já no início do consórcio da moto. Por outro lado, pode ser que tenha que esperar até metade do tempo previsto ou até o final. Isso significa que você deve estar ciente e de acordo com o tempo determinado em contrato com relação ao tempo para contemplação.

Nunca é demais lembrar que, em alguns casos, a chance de ser contemplado no consórcio antes do prazo tem a ver com o valor investido no mês., em um lance, no melhor estilo “quem dá mais”. Consulte a administradora a respeito no momento da contratação do consórcio.

Conheça os benefícios do consórcio de moto

Agora que você sabe como funciona, entenda que com a ajuda de um consórcio para moto, você tem a possibilidade de alcançar seu objetivo de forma muito mais rápida e segura. O interesse pela compra da moto dos sonhos tem como objetivos mais comuns:

  • Trabalhar ou começar um novo negócio, pensando no investimento a médio-longo prazo, ou mesmo algo paralelo à atividade central para complementar a renda.
  • Mais lazer, podendo viajar e aproveitar momentos de descanso;
  • Mobilidade, principalmente para quem encontra mais conforto em um veículo próprio do que no transporte público.

Como se vê, são múltiplas as possibilidades para o uso do veículo adquirido a partir de um consórcio de motos!  E não são poucos os benefícios que justificam a opção por esta modalidade de investimento. É o que você confere em detalhes a seguir:

Aquisição planejada

A modalidade de consórcio de moto permite que o investimento seja feito aos poucos, sem pesar no orçamento mensal familiar. Ou seja, você faz uma aquisição planejada, sem impulsos, que pode ser pensada e arquitetada desde o início.

Livre de juros

Diferente de um financiamento, o consórcio de moto é um investimento livre de juros. É como se você estivesse pagando à vista. Na prática, optando pelo consórcio, você valoriza o dinheiro e faz seu orçamento render muito mais.

Liberdade na compra

Outros benefícios do consórcio são a flexibilidade  e a liberdade na compra. Com o consórcio, você pode decidir o preço do bem, o valor da parcela e o prazo de pagamento, tudo de acordo com seu interesse e suas condições financeiras.

Investimento seguro

No consórcio, você tem certeza de que o investimento terá retorno em algum momento. Dependendo dos sorteios e dos valores aplicados mês a mês, a retirada do valor de compra da sua moto pode chegar mais cedo ou mais tarde. De qualquer forma, há a segurança de que você vai conquistá-lo.

Além disso, como garantia, existe a Lei de Consórcios e Normas estabelecidas pelo Banco Central criada para regularizar e manter a ordem neste tipo de investimento.

Quer saber mais sobre consórcio?

Quer saber mais sobre como funciona um consórcio? Acesse nosso conteúdo especial sobre o assunto para tirar dúvidas!

Tem interesse em carros? SIMULE AQUI as parcelas de um consórcio de veículos!