Início » Consórcio » Como ganhar dinheiro com consórcio e fazer disso um investimento!

Como ganhar dinheiro com consórcio e fazer disso um investimento!

como ganhar dinheiro com consórcio

O consórcio é a forma que milhares de brasileiros escolhem para concretizar planos e sonhos. Proporcionando desde a festa de formatura até o novo carro e a casa própria, é um método confiável e que também ensina muito sobre planejamento financeiro. Mas muita gente utiliza o consórcio como investimento, possuindo simultaneamente várias cotas contratadas. E é sobre isso que trata este post: como ganhar dinheiro com consórcio? Confira a resposta!

Aposte na venda de cota contemplada

Se no passado a venda de cota contemplada era uma prática vista com desconfiança, hoje é uma das formas mais comuns e simples de negociação. Você não precisa ser especialista em finanças para fazer essa aposta, e qualquer um com um pouco de organização no orçamento pode fazer.

Você contrata uma cota em um consórcio e segue pagando as parcelas normalmente. Quando for contemplado através de sorteio é hora de agir e anuncia sua carta de crédito para venda. É nesse momento que você precisa calcular quanto vai cobrar, levando em conta o seu investimento até o momento da venda e a margem de lucro que deseja obter.

O comprador paga mais caro do que se tivesse participado do consórcio desde o início, mas sai beneficiado por não precisar esperar por meses. Afinal, a carta já está contemplada e disponível para ser usada na compra de um bem.

Nesta operação, só é preciso um pouco de estratégia. A dica é: estude quais são as categorias de consórcios mais desejadas por quem busca cotas já contempladas. Pesquise quais os valores de cartas de crédito que as pessoas mais procuram, por exemplo. E quando for contratar, você pode conversar com a administradora sobre isso e eles poderão oferecer algumas sugestões dentro do seu orçamento.

As cartas para compra de carros populares costumam ser as preferidas de quem adota esse tipo de investimento, por serem consideradas mais fáceis de negociar.

Invista na compra e venda de veículos

Outra alternativa é ganhar dinheiro com consórcio de carro ou consórcio de moto. Ou seja, na prática você atua com revenda de veículos. O funcionamento é bem semelhante com a venda de carta de crédito contemplada. Você também precisa pensar estrategicamente quais são os tipos de veículos mais desejados do mercado.

Essa modalidade é interessante porque você faz um investimento baixo todos os meses e depois, quando realiza a compra de um veículo com a carta de crédito contemplada, revende por uma porcentagem maior e recebe um montante grande de dinheiro de uma só vez. Muitas vezes, o lucro é tão positivo que você pode usar os valores recebidos para quitar sua cota e logo iniciar outro consórcio, já pensando na próxima compra e venda que vai empreender.

Uma ideia interessante é comprar várias cotas menores para motocicletas, por exemplo, com parcelas mais baixas que não pesem tanto no orçamento. Assim, você aumenta suas chances de contemplação – e mesmo se quiser oferecer lances vencedores, serão bem mais baixos do que lances para imóveis ou outros bens mais caros.

Projete a longo prazo comprando e alugando imóveis

Talvez você pense que esse é um grande passo, mas é mais fácil do que imagina. Ao iniciar um consórcio para imóveis, você vai pagando as parcelas mensais até conseguir a contemplação. Quando receber a carta de crédito, basta comprar uma casa ou apartamento, já pensando em um perfil de residência com bastante procura para locação.

Você pode começar com apartamentos menores, mais baratos para comprar do que casas, e que são fáceis de alugar. No momento em que passar a ser locatário, você pode usar o dinheiro recebido de aluguel para pagar as parcelas restantes do consórcio. Ou seja, só vão sair do seu bolso as parcelas pagas até a oportunidade da contemplação da carta de crédito. Além disso, você pode usar o valor dos aluguéis recebidos para investir em uma nova cota.

Muita gente utiliza esse método para adquirir diversos imóveis ao longo da vida e passa a viver unicamente da renda gerada pelos aluguéis. O melhor é que, com vários bens no seu nome, você tem segurança e estabilidade para o resto da vida.

Empreenda na construção de prédios ou salas comerciais

Você sabia que os consórcios para imóveis também permitem a compra de prédios ou salas comerciais? E também é possível usar uma carta de crédito contemplada para comprar um terreno, fazer construções e até reformas.

São várias as ideias de projetos que podem render muito dinheiro ao longo dos anos. A construção de prédios comerciais pode ser uma aposta positiva, se você sentir que existem boas oportunidades de expansão na sua cidade. Observe o crescimento do comércio e análise a área de instalação de salas para escritórios. Se você construir um prédio pequeno, que dê para dividir em diversas salas comerciais, pense no retorno financeiro que poderá ser gerado com o recebimento de aluguel, por exemplo.

Mesmo que ainda não tenha certeza sobre em qual categoria de imóvel irá investir, contrate o seu consórcio o quanto antes. Dessa forma você pode ir amadurecendo as ideias ao longo dos meses, enquanto já está pagando. Comece com uma carta de crédito mais básica e vá aumentando conforme se sinta mais confiante sobre o objetivo que deseja alcançar com o investimento no consórcio.

Dica bônus sobre como ganhar dinheiro com consórcio

A partir das sugestões de como ganhar dinheiro em consórcio é possível traçar planos de acordo com o que funciona para o seu bolso e também com seu conhecimento de negócios. Todas as opções acima são muito positivas, mas vale consultar profissionais do mercado imobiliário ou de veículos se você tiver necessidade de receber alguns conselhos antes de dar o primeiro passo. E, uma vez que começar, você verá que esse é um projeto de investimento para a vida toda.

Para ajudar a entender mais sobre as parcelas do consórcio que você gostaria de fazer, faça uma simulação online e receba as melhores opções!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.