Início » Consórcio » Consórcio Banco do Brasil: como funciona e quais opções disponíveis

Consórcio Banco do Brasil: como funciona e quais opções disponíveis

Consórcio Banco do Brasil

Já pensou em investir em um consórcio do Banco do Brasil para adquirir um imóvel, veículo ou serviço? É uma opção de investimento segura e vantajosa para quem não possui os recursos necessários para fazer a aquisição pagando à vista.

Neste post, apresentamos em detalhes como funciona o consórcio do Banco do Brasil. E confere também as modalidades e vantagens disponíveis para você!

Consórcio Banco do Brasil: como funciona?

O consórcio consiste na união de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas para a formação de uma poupança a fim de adquirir um bem em comum. Na prática, funciona assim:

  • Todos os consorciados pagam mensalmente uma parcela em dinheiro, cujo valor é inferior ao dos financiamentos convencionais, uma vez que não incidem juros.
  • Todo mês ocorrem sorteios e lances para contemplar um dos participantes com a carta de crédito que garante a aquisição do bem. 
  • O sorteio ocorre no sábado anterior à assembleia de contemplação, pela extração da Loteria Federal. Contudo, o critério para participar é estar em dia, sem pendências financeiras e ter quitado a prestação do mês até a data do vencimento.

Vale ressaltar que todos os participantes concorrem ao sorteio nas mesmas condições, mas é possível aumentar as chances de ser contemplado ofertando lances nas assembleias. Quando um lance é vencedor, o prazo do plano ou o valor da parcela diminuem.

Conheça as modalidades de consórcio Banco do Brasil

O consórcio do Banco do Brasil oferece diferentes modalidades para aquisição de bens variados, desde automóveis até imóveis novos ou usados. Veja abaixo as opções e seus benefícios:

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis novos ou usados pode ser feito por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, correntista ou não do Banco do Brasil. Vale para compra de imóvel ou terreno destinado para residência, lazer, investimentos ou negócios, além de reforma, construção e quitação de financiamento. Para imóveis urbanos, o critério é que seja em área edificada com averbação na ficha de matrícula. Por outro lado, com imóveis rurais é preciso que haja matrícula própria.

Confira as vantagens do consórcio de imóveis:

  • As taxas de adesão, juros e IOF são nulas.
  • Possui uma das mais baixas taxas de administração do mercado.
  • Oferece flexibilidade para utilizar a cota contemplada na compra de diferentes tipos de imóveis.
  • A cotação do valor do imóvel atualiza-se pelo Índice Nacional de Custo de Construção (INCC). Mantendo o poder de compra do contemplado.

Importante: No pagamento das parcelas para o consórcio de imóveis do Banco do Brasil, estão incluídas a taxa de administração, o fundo de reserva, o fundo comum e o seguro (opcional).

Consórcio de carros e motos

Esta opção do consórcio Banco do Brasil serve para a compra de veículos zero quilômetro ou usados sem incidência de juros. Aqui, o consórcio de carros possibilita o uso de 10% do crédito para abater despesas relacionadas à documentação e manutenção do veículo, como IPVA, emplacamento e seguro. 

Confira as vantagens do consórcio de carros Banco do Brasil:

  • Não há cobrança de taxa de adesão, juros e IOF.
  • Taxa de administração menor se comparada com outras administradoras, além de ser dividida em parcelas.
  • Permite liberdade de escolha da marca e modelo do veículo, desde que respeitado o segmento determinado na carta de crédito;
  • Atualiza o valor do crédito e das parcelas do grupo de acordo com os reajustes de preço do automóvel, mantendo o poder de compra do contemplado.
  • Para a compra de carros o prazo é de 100 meses.

No pagamento das parcelas para o consórcio de carros no Banco do Brasil, estão incluídas a taxa de administração, o fundo de reserva, o fundo comum e o seguro prestamista (opcional). Além disso, o consórcio do Banco do Brasil também permite a compra de veículos pesados, como caminhões e tratores (oferecidos em pagamento de até 120 prestações), e de outras modalidades, como ônibus, vans, embarcações, aeronaves e máquinas.

Consórcio de serviços

O Banco do Brasil oferece uma modalidade de consórcio para pagamento de serviços, como cursos técnicos e de idiomas, especializações, viagens, festas e cirurgias plásticas. Ou seja, a carta de crédito do consórcio BB pode ser usada em diversas atividades para ajudar quem deseja realizar um sonho ou atender uma necessidade, numa lista que inclui, por exemplo, festas de formatura e casamento; procedimentos estéticos e odontológicos; blindagem de veículos; instalação de poços artesianos, rede de informática, telefonia, segurança, entre outros.

Confira as vantagens do consórcio de serviços do Banco do Brasil:

  • Ausência de juros, taxa de adesão e IOF.
  • O pagamento pode ser feito em até 48 vezes.
  • Os valores dos serviços são atualizados de acordo com a tabela de preços de referência para garantir o poder de compra do contemplado.

Como aderir a um consórcio no Banco do Brasil: passo a passo

O processo pode ser realizado inteiramente online pelo aplicativo ou pelo Internet Banking Banco do Brasil. Veja o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo;
  • Clique em “Consórcios” no Menu Principal;
  • Selecione “Simular/contratar consórcio”;
  • Clique na modalidade desejada (por exemplo: “Imóvel”);
  • Selecione o bem que esteja de acordo com o valor desejado;
  • Cheque as informações e aperte “Contratar”.

Após a contratação do consórcio, o participante pode acompanhar o calendário e os resultados das assembleias, consultar extratos de pagamentos, ofertar lances e emitir carta de crédito. Mas, o melhor é que tudo é feito online, pelo aplicativo.

Se preferir, também é possível contratar um consórcio presencialmente em qualquer uma das agências espalhadas pelo Brasil. Confira os canais de atendimento e como entrar em contato com o Banco do Brasil.

Vale a pena contratar o consórcio Banco do Brasil?

Diante das vantagens oferecidas, referente às condições de pagamento, gratuidade em cobranças, taxas baixas e ausência de juros, o consórcio do Banco do Brasil se mostra uma excelente opção de investimento. Com destaque também para a flexibilidade e a oferta de diferentes modalidades.

Ficou interessado? Então, é hora de pesquisar ainda mais e encontrar o melhor contrato de consórcio no Banco do Brasil para você.

Aproveite e faça uma simulação online para conhecer os valores e parcelas para a aquisição do seu bem ou serviço!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.