O casamento é um dos acontecimentos mais importantes da vida de um casal. É quase impossível celebrar essa data sem os amigos e família, por isso as festas de casamento são cada vez maiores e mais caras. Para que o casal não passe aperto nesse momento tão único, muitas administradoras disponibilizam o consórcio de casamento, uma alternativa mais barata e que garante uma grande festa para os convidados e noivos.
Quer saber mais sobre o consórcio de casamento? Acompanhe a leitura!
O que é e como funciona o consórcio de casamento?
O consórcio é mais conhecido e recomendado para quem pensa em comprar um carro ou uma casa, mas esse tipo de crédito está disponível em outras categorias. Atualmente, é possível fazer um consórcio para cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos, estudos, viagens, entre outros.
Essas modalidades se encaixam em um consórcio para serviço e, por isso, também é possível consorciar o valor do seu casamento! E, para quem não conhece, o consórcio de serviço funciona como qualquer outro tipo de consórcio.
Você deve fazer um levantamento do valor previsto para custear seu casamento e procurar uma administradora que possa te oferecer esse crédito. Caso a aprovação aconteça, a empresa te adiciona em um grupo de consórcio, composto por outros membros que também desejam pagar o casório por consórcio.
Ao se tornar integrante desse grupo, você pagará mensalmente a quantia relativa ao seu consórcio. A duração desse pagamento dependerá apenas do prazo definido em contrato.
Lembre-se que, diferente do financiamento e do empréstimo, o consórcio de casamento não possui taxa de juros e oferece parcelas mais acessíveis ao seu bolso. Com o consórcio de serviços, você encontra crédito entre R$15 mil e R$30 mil, que podem ser divididos entre 20 e 40 meses.
Uma das grandes desvantagens do consórcio é que você só poderá usufruir do serviço após o final das parcelas, o que é inviável em casos que precisam do dinheiro com certa urgência. Porém, para que você não precise aguardar tanto tempo para ter acesso a sua carta de crédito e possa realizar seu casório antes do previsto, as administradoras de consórcio realizam mensalmente uma assembleia.
Assembleias são encontros onde são realizados sorteios e lances para quem deseja ser contemplado sem tanto tempo de espera. Para garantir a sua segurança, procure uma administradora de confiança, registrada pelo Banco Central.
O que posso quitar com o consórcio de casamento?
Diferente dos outros tipos de serviços, a solicitação do valor para o consórcio de casamento precisa incluir diversos outros serviços. Para que você não seja pego desprevenido, antes de se dirigir a administradora, pesquise valores e faça um pequeno planejamento da festa.
Todo esse processo pode ser exaustivo, mas o casal precisa saber quais os serviços que querem contratar, quantidade de convidados, local que a cerimônia e festa irão acontecer, entre outros. Nesse primeiro momento você não precisa ter a quantidade exata de pessoas que participarão, apenas uma média já é o bastante para realizar uma simulação de orçamento em outras empresas.
Ainda não sabe o que contratar para o seu casamento? Veja a seguir uma pequena lista de alguns serviços que podem te ajudar a ter um grande casamento:
- Buffet (geralmente cobram por pessoa);
- Decoração da festa (variam de acordo do tamanho da festa);
- Banda ou DJ (valor depende da região e do profissional);
- Iluminação (veja se o DJ é responsável por essa etapa);
- Fotografia e filmagem (preço varia de acordo com a escolha do pacote);
- Segurança (as empresas cobram por segurança).
Além dos gastos com a cerimônia, inclua nessa conta a lua de mel. Afinal, é comum que o casal decida realizar uma viagem para curtir esse momento tão importante.
Dependendo do caso, se os seus pais, parentes ou amigos se disponibilizarem para auxiliar nesse custo, é possível realizar um outro consórcio apenas para essa finalidade. Várias administradoras permitem usar a carta de crédito para quitar as despesas da viagem.
Por isso, converse com todos os envolvidos sobre o destino, possíveis valores de estadia, alimentação e combine os pagamentos. Dessa forma, você também não passa aperto financeiro e ainda poderá aproveitar sua lua de mel em uma bela viagem para celebrar sem preocupações!
Qual o melhor momento para contratar esse consórcio?
Como já dissemos, o consórcio é um tipo de crédito que só libera o valor solicitado após o pagamento das parcelas, se tornando um tipo de compra a longo prazo. Por isso, se o casal deseja realizar uma festa grande daqui a pouco tempo, o consórcio de casamento talvez não seja a melhor opção.
Para que tudo saia como planejado, o ideal é ter uma data de casamento fixa no momento de solicitar o crédito com a administradora. Alguns casais preferem marcar a data do casório após a quitação da cota. Por exemplo, se você contratou uma carta de crédito com um prazo de pagamento de 20 meses, a data do casamento será marcada daqui a 22 meses.
Mas, para os casais que não querem esperar tanto tempo, uma alternativa é contratar um consórcio e realizar ofertas de lance. Assim, é possível ficar mais perto da carta de crédito e pagar por todos os serviços do casamento sem problemas.
Não esqueça: após o casório, você também pode contratar um consórcio para comemorar as bodas sem passar por apertos financeiros!
Um dos maiores benefícios do consórcio é que, ao ser contemplado, você recebe o valor integral pago à vista. Desse modo, no momento do contrato do serviço de buffet, por exemplo, você pode negociar um desconto maior por estar com a quantia em mãos. Não se envergonhe em pechinchar, isso fará a diferença no orçamento e você conseguirá poupar algum dinheiro do seu consórcio de casamento.
Antes de procurar uma administradora, faça uma simulação de valores e prazos do seu consórcio. Pense no orçamento do casal e compare os preços praticados pelas empresas de consórcio mais famosas e confiáveis.
Aqui na Zela Finanças você consegue realizar a simulação completa do seu consórcio de casamento, é só clicar aqui!