Início » Consórcio » Consórcio de carros usados: saiba como funciona e quais os benefícios

Consórcio de carros usados: saiba como funciona e quais os benefícios

Consórcio de carros usados

A aquisição de um veículo pode ter diferentes significados, além da realização de um sonho pessoal. Ou seja, é um bem que pode representar uma mudança de vida, ajudar na geração de renda, viabilizar um trabalho ou até aumentar o conforto nos deslocamentos em família. E para tornar essa compra possível, muitas pessoas optam pelo consórcio de carros usados.

Como você sabe, os consórcios já são um investimento tradicional no Brasil desde a década de 60, quando o mercado deu os primeiros passos. Por isso, você verá neste post que o consórcio de carros usados é considerado seguro e tem como principal vantagem proporcionar a aquisição de um veículo por valores bem mais acessíveis do que novos.

Quem pode recorrer a um consórcio de carros usados?

A compra de um carro, dependendo de como é feita, pode deixar o comprador descapitalizado (em muitos casos, a entrada tem um valor bem alto). Com o consórcio de carro usado, o participante pode pagar as parcelas de acordo com o valor que desejar e aguardar a carta de crédito. Por isso, o consórcio é uma ótima opção para qualquer pessoa e pode atender diferentes objetivos.

Para pequenos empresários e profissionais autônomos, o consórcio de usados também serve para aumentar a frota de veículos e, assim, oferecer mais serviços e ampliar a cartela de clientes. No caso de pessoas com dificuldades financeiras, o investimento no consórcio pode ser usado como meio de firmar um compromisso mensal e ter direito ao bem no médio ou longo prazo. Ou seja, serve como um incentivo para gerenciar melhor o dinheiro com o objetivo de aumentar o patrimônio.

Como funciona o consórcio de carros usados?

Dá para fazer um consórcio de carro usado? A resposta é sim, e inclusive, é uma prática bem comum entre pessoas que trabalham com revenda. Mas saiba que existem duas formas de adquirir um carro usado através do consórcio: sendo um consorciado (em busca da carta de crédito para a compra em uma concessionária de seminovos) e comprando um consórcio de carros usados.

Confira mais sobre cada tipo:

1 – Sendo um consorciado

O consórcio tem um sistema de funcionamento muito simples. A administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir determinado bem – neste caso, um automóvel. Você faz sua contribuição mensalmente (paga a parcela) de acordo com o valor do seu investimento e participa de sorteios mensais pela Loteria Federal. Assim, o contemplado do mês recebe sua carta de crédito para que consiga retirar o veículo.

É importante lembrar que não há um prazo definido para garantir o recebimento da carta. Ou seja, você tem a chance de ganhar a carta logo no início do consórcio ou no decorrer de vigência do contrato. Em alguns casos, a contemplação ocorre somente no final do prazo. Porém, todo o processo é realizado de maneira honesta e transparente.

Há também a possibilidade de fazer lances para conseguir a carta de crédito, como se fosse um leilão. O consorciado que oferecer o maior lance consegue o valor para a aquisição do automóvel e “de quebra” a administradora consegue adiantar os pagamentos dos veículos.

Porém, mesmo quem consegue o veículo no começo do consórcio deve continuar pagando as parcelas restantes até o fim do contrato. A inadimplência, neste caso, leva às mesmas consequências de quem deixa de pagar um financiamento, como a cobrança de juros e multa e até a negativação do CPF.

2 – Comprando um consórcio de carros usados

A segunda opção para a aquisição de um carro usado através do consórcio é quando um consorciado desiste de manter suas parcelas e decide vender tanto o veículo quanto o restante da quitação deste. O indicado é que o automóvel tenha no máximo cinco anos de uso. Por que isso? Porque o valor do bem precisar ser igual ou superior ao saldo devedor da cota para fazer sentido.

E quando o carro usado tem mais tempo do que cinco anos de uso? 

Nesses casos, é necessário ficar atento às relações de valores. Por exemplo, o ideal é que o valor do veículo seja 20% a mais do que o saldo devedor. Digamos que esse saldo seja de R$ 100 mil (valor restante para quitar um consórcio). Então, o valor da revenda deve ficar em torno de R$ 120 mil (mínimo). 

Para carros de até com mais de 7 anos e até 10 anos de uso, a dica é elevar o percentual para 30%. Já para veículos com mais de 10 anos de uso, o ideal é a compra somente quando as parcelas em aberto estiverem praticamente quitadas.

Quais os benefícios de um consórcio de carros usados?

O consórcio de carros usados proporciona diversos benefícios. Confira os principais a seguir:

Possibilidade de desistência

Caso tenha dificuldades para continuar pagando as parcelas, você pode conversar com a administradora e solicitar a saída do consórcio, verificando o que pode ser feito para reaver o valor.

Isso é diferente do que ocorre na compra financiada, por exemplo, em que a única solução em caso de desistência é vender o veículo, o que pode levar certo tempo. Corre-se o risco de ter o crédito prejudicado e o CPF negativado pela falta de pagamento.

Aquisição de seminovos

Nem sempre a pessoa tem o capital necessário para comprar um automóvel zero quilômetro. Por isso, o consórcio também pode ser usado na aquisição de veículos seminovos, dentro das possibilidades financeiras do indivíduo. Assim, o trabalhador consegue ampliar a frota e o faturamento e poderá investir em um veículo novo num futuro próximo a partir do aumento na renda.

Compra planejada

Embora seja um investimento a longo prazo, o consórcio permite ao interessado planejar com mais precisão a compra. Assim, começa a pagar as parcelas e sabe que até o fim do consórcio terá o bem em suas mãos.

Com um pouco de sorte, talvez até possa ser contemplado antes do prazo. Ou, dar lances maiores ao longo dos meses para ter mais chances de ser contemplado. Uma prática comum para isso é usar o FGTS no lance do consórcio do seu carro usado.

Livre de juros

A alta taxa de juros é um dos pontos que pesa contra outros formas de aquisição do automóvel porque encarece muito o valor final do veículo. O consórcio também possui taxas até para viabilizar seu funcionamento, como a taxa da administradora e uma margem de cobertura, para que os participantes não sejam prejudicados caso alguém fique inadimplente. Mas esses valores são bem menores do que seriam os juros em cima do investimento.

Liberdade na compra

A participação em um consórcio de carro usado não significa que você receberá um modelo de veículo pré-determinado. Pelo contrário, quando contemplado, o participante recebe uma carta de crédito que dá a liberdade de escolher o modelo e a marca que lhe interessar, dentro do valor estabelecido pela carta. Ou seja, é como se você tivesse o montante necessário à vista e pudesse escolher qualquer opção que caiba no preço.

Investimento seguro

Há muitas empresas sérias no segmento de consórcio de automóvel, com muitos anos no mercado conquistando a confiança aos consorciados e realizando sonhos. Além disso, todos os consorciados que pagam as parcelas corretamente até o final do consórcio têm a certeza de ganhar a carta de crédito. Mesmo sem ter sido sorteados ou dado o melhor lance.

Reajuste do valor

Como as oscilações na economia, mesmo as pessoas mais organizadas financeiramente sofrem com a inflação. Além disso, as linhas de automóveis sofrem reajustes e os lançamentos chegam ao mercado com valores mais altos, enquanto carros mais antigos ou seminovos vão se desvalorizando. Nesse cenário, com o crédito, o consorciado recebe o valor atualizado, mantendo o mesmo poder de compra de quando iniciou os pagamentos.

Pronto para investir em um consórcio de carros usado?

E para você, o consórcio de carros usados parece uma boa opção? Vale a pena recorrer a esta possibilidade, principalmente se você deseja fazer um investimento a longo prazo ou aproveitar alguma oportunidade de um ex-consorciado. Com um pouco de sorte (e planejamento para investir valores maiores), essa conquista pode chegar o quanto antes!

Ainda, você pode saber mais detalhes sobre valores de parcelas do consórcio de carros usados ao fazer uma simulação online. Faça sua SIMULAÇÃO AQUI!