Início » Consórcio » Consórcio de carros: tudo para começar o seu hoje mesmo!

Consórcio de carros: tudo para começar o seu hoje mesmo!

mulher segurando o volante de um carro e sorrindo

Para quem tem o sonho de não depender mais de transporte público, viajar quando tiver vontade ou proporcionar mais conforto para o seu dia a dia, o consórcio de carros é uma opção recomendada. Também é uma solução para quem precisa de um bom veículo para trabalhar ou fazer seu negócio seguir em frente e até expandir. Afinal, é difícil economizar dinheiro suficiente e ter o valor para pagar um carro à vista.

Os consórcios estão se tornando uma ótima alternativa para aqueles que querem conquistar algum bem sem tanta pressa. Por isso, é uma escolha segura para quem quer trocar ou comprar um veículo. O consórcio de carros está se popularizando e garante menos burocracia e mais segurança aos seus clientes.

Há muitas outras vantagens relacionadas ao consórcio. Descubra neste artigo informações para ajudá-lo em sua tomada de decisão e descubra se o investimento vale a pena! Acompanhe!

Por que investir em um consórcio para carro?

O consórcio é uma boa opção para a aquisição de bens a médio e longo prazo, sem onerar o orçamento e sem a incidência de juros como ocorre nos financiamentos. Por exemplo, serve como solução para quem quer comprar um veículo para um filho, ou para quem está iniciando a vida profissional e deseja planejar a comprar do primeiro automóvel.

Por se tratar de um compromisso fechado em um grupo administrado por empresas, o consórcio costuma ser levado mais a sério do que a meta de guardar dinheiro por iniciativa própria. Ou seja, isso aumenta a responsabilidade da pessoa, o que pode servir como estímulo para a conquista do bem.

O que é um consórcio de carros e como funciona?

O consórcio é uma modalidade de crédito que funciona para vários tipos de bens e sua operação é semelhante ao de uma poupança em grupo. Um conjunto de pessoas, organizado por uma administradora, começa a pagar parcelas mensais para adquirir o bem, neste caso, um carro. Em cada mês há o sorteio de um participante para conseguir a carta de crédito e retirar o veículo que mais interessa, em um valor combinado previamente. Há também a opção de lances, como ocorre em um leilão. Quem der o maior lance, retira a carta de crédito.

O consórcio só pode ser fechado quando a administradora tiver um número determinado de pessoas para que as parcelas cubram o valor necessário mensalmente para a carta de crédito. Lembre-se que as pessoas contempladas devem continuar pagando os valores mensais até o final do prazo do contrato.

Para que essa transação ocorra sem nenhum problema, decide-se todos os valores e tempo de pagamento na hora de fechar o contrato. Isso garante a segurança do seu dinheiro e ajuda você a escolher as melhores condições para sua realidade financeira.

Nesse período de arrecadação, a empresa do consórcio fica responsável em organizar a assembleia geral, que ocorre todos os meses, e também administra os lances e sorteios ocorridos nesses eventos. Fique tranquilo, pois a gestão dos valores pagos pelo grupo fica sob responsabilidade da empresa.

Quem pode recorrer ao consórcio de carro?

O consórcio de carro é indicado para qualquer pessoa que não tenha pressa em adquirir o veículo, já que a liberação da carta de crédito pode demorar.

Para entrar no grupo, basta solicitar a inclusão no consórcio escolhido e realizar os pagamentos. Porém, quando o indivíduo é contemplado, precisa comprovar renda mínima de pelo menos 3 vezes o valor pago ao consórcio, além de não ter restrições em órgãos de proteção de crédito. É no momento da contemplação que a administradora faz todas as análises necessárias. Por isso, recomenda-se avaliar todos esses aspectos antes de finalizar a aquisição do consórcio, a fim de evitar frustrações ao longo do processo. 

Uma dica importante: faça os pagamentos em dia, pois se você for sorteado e possuir parcelas em atraso, não poderá receber a carta de crédito até a regularização da situação. Além disso, boletos de consórcio em atraso sofrem a incidência de multas e juros.

Para qual tipo de veículo posso fazer um consórcio?

O consórcio de carros pode ser feito para veículos zero e seminovos. E é você quem decide qual tipo de veículo e modelo deseja adquirir por meio do consórcio! Mas é importante se atentar a alguns fatos:

Ao decidir por um carro zero, você deve saber que ele começa a se desvalorizar assim que sai da concessionária, além de ter um custo muito alto. 

Mas, ao optar pelo consórcio de carros seminovos, a empresa vai determinar quantos anos de uso o automóvel pode ter, o que costuma variar entre 2 a 5 anos. Além disso, você pode ter mais vantagens, como:

  • Conseguir um carro melhor e com mais itens incluídos por um preço mais acessível;
  • Caso você troque de carro regularmente, os carros seminovos costumam ser mais vantajosos e evitam grandes gastos;
  • Se você é um motorista iniciante, um veículo seminovo é uma boa escolha para que sua direção melhore.

Quais as vantagens de um consórcio de carros?

A participação em um consórcio traz diversos pontos positivos na comparação com um financiamento bancário. Conheça os principais benefícios:

Livre de juros

Comprar um carro financiado pode ser interessante para quem precisa ter o veículo à disposição rapidamente. No entanto, no financiamento, o valor sofre a incidência de juros nas parcelas, o que podem encarecer bastante o preço final. Já o consórcio possui como único valor adicional as taxas administrativas. Mas, como não cobra juros sobre o investimento, o valor final sai bem mais em conta.

Liberdade na compra

Um erro comum de pessoas que ainda não conhecem bem como funciona o consórcio de carro é pensar que há limitação na escolha do modelo de veículo após a contemplação. A participação em um consórcio de carro não significa que você receberá um modelo de veículo pré-determinado. Depois de ter sido contemplado, o participante não recebe o veículo, mas uma carta de crédito. Com esse documento, ele pode ir à concessionária de sua preferência e escolher qualquer opção de compra a partir do valor da carta de crédito, podendo eleger qualquer marca, modelo, ano e quilometragem, desde que caiba no valor da carta.

Investimento seguro

Desde que seja feito com uma administradora séria, o consórcio é um investimento totalmente seguro. Os responsáveis tomam todos os cuidados necessários para que os participantes tenham direito a receber sua carta de crédito, ou a devolução do valor pago caso desistam. Deste modo, todos os consorciados que pagam as parcelas corretamente até o final do consórcio têm a certeza de obter seu bem. Quando a devolução do valor pago é inviável, existe a opção de vender o consórcio para terceiros a fim de reaver o valor investido.

Reajuste no valor

Outra preocupação comum e que gera algumas incertezas é a desvalorização dos carros ao longo do tempo, pois a contemplação do consórcio e, por consequência, a liberação da cartão de crédito, pode demorar a ocorrer. Porém, a própria administradora garante o valor da carta de crédito equivalente, já que existem reajustes anuais. Assim, o consorciado recebe o valor atualizado, mantendo o mesmo poder de compra de quando iniciou os pagamentos.

Quando você é contemplado, o crédito corresponde ao valor total do veículo, como se fosse uma compra à vista, e por isso é possível negociar no momento da compra e conseguir bons descontos.

Aquisição planejada

Para algumas pessoas, fazer um planejamento financeiro para a aquisição de um bem pode ser um verdadeiro desafio, geralmente devido à falta de organização ou de disciplina para economizar. Ao longo do tempo, o consórcio se tornou um ótimo tipo de investimento para driblar essa dificuldade. Isso ocorre porque o consórcio permite que o indivíduo firme um compromisso mensal de pagamento das parcelas e, assim, garanta a retirada do carro no futuro.

De certa forma, o consórcio de carro acaba atuando como um planejamento para o futuro. Por outro lado, caso você desista do carro, pode reaver o valor. Com um pouco de sorte, talvez até possa ser contemplado antes do prazo. Pode ainda dar lances maiores ao longo dos meses para ter mais chances de ser contemplado antes.

No momento do contrato, você e a administradora conversarão sobre as melhores maneiras de conseguir quitar as parcelas. Ou seja, ao apresentar suas condições financeiras, você e a empresa encontrarão o melhor consórcio para o seu bolso.

Quanto tempo dura o consórcio e quais as taxas envolvidas no consórcio de veículos?

O tempo de duração de um consórcio de veículos pode variar, já que você pode ser sorteado em sua primeira participação na assembleia. Mas o período de espera pode levar até 120 meses ou entre 1 e 8 anos de contribuição – esse número pode mudar dependendo do plano escolhido na contratação.

De qualquer modo, ao fechar o negócio você saberá o prazo máximo para o recebimento do veículo, sendo possível apenas antecipar essa data por meio dos sorteios ou lances. 

Por não trabalhar com juros, os consórcios atrelam algumas taxas no valor das parcelas acordadas. Mas fique tranquilo, essa quantia que será somada é baixa e não tem grande influência no valor final do consórcio. No caso de consórcio de veículos, as taxas presentes são:

  • Taxa de administração: valor voltado para a gestão da negociação e transação, destinado para a administradora do consórcio;
  • Fundo comum: fundo utilizado para o pagamento do veículo; 
  • Fundo de reserva: fundo destinado para cobrir possíveis inadimplências de consorciados do grupo.

No consórcio de veículos, o seguro de vida não é obrigatório, e você escolhe pagar por ele ou não.

Além dos gastos com o carro em si, outros custos administrativos entram nesse processo de compra, como documentação e licenciamento. Portanto organize a quantia recebida para que ela possa cobrir esse valor e evitar despesas extras.

O que preciso analisar antes de entrar em um consórcio de carros?

Ao pensar em contratar um consórcio para a compra do seu veículo, é importante que você planeje sua vida financeira e saiba se tem como arcar com todos os custos envolvidos na compra de um carro. 

Pesquise o modelo e descubra se vai optar por um veículo zero ou seminovo. Fique atento também a outros detalhes que estão inclusos após a compra do carro. Para te ajudar, vamos deixar algumas perguntas que você pode fazer durante seu planejamento:

  • Qual será o valor do seguro para o modelo que quero comprar?
  • Qual será o meu gasto com combustível e qual o rendimento desse veículo?
  • Quais custos de manutenção terei ao pegar o carro?
  • Qual o valor do IPVA que pagarei?

Essas questões podem ser de grande auxílio para saber o que cabe no seu bolso e qual a melhor opção para investir seu dinheiro.

A forma como funciona o consórcio de carro parece uma opção interessante para você e seu bolso? Faça agora mesmo uma simulação online para saber mais detalhes sobre os valores do investimento.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: