Início » Consórcio » Consórcio de casas: conheça e comece o seu agora mesmo!

Consórcio de casas: conheça e comece o seu agora mesmo!

Conseguir comprar a casa própria é um sonho que parece distante para algumas pessoas, mas você sabia que existem consórcios para te ajudar? O consórcio de casas é uma boa alternativa para quem pode esperar um tempinho para conseguir realizar esse objetivo.

O que é consórcio de casas?

Os consórcios são velhos conhecidos. Sua operação funciona quando um grupo de pessoas se juntam com o mesmo interesse em adquirir um bem. No caso dos consórcios de imóvel, o bem em comum é a própria casa e, para conseguir alcançar esse objetivo compartilhado, todos se responsabilizam a arrecadar certa quantia em um tempo determinado.

Essa quantia é determinada em contrato, juntamente com a quantidade de parcelas que serão pagas e a empresa administradora será responsável por cuidar e gerenciar os grupos de consorciados. Ela também será encarregada de organizar as assembléias e lances que podem ser feitos durante o período das parcelas do consórcio.

Podemos dizer que o consórcio é como uma poupança coletiva com o intuito de conquistar uma propriedade. Toda essa transação ficará sob responsabilidade de uma empresa, que oferece meios mais acessíveis e confiáveis aos consorciados para que eles alcancem esse bem comum.

Quais os benefícios desse tipo de consórcio?

No momento de procurar algum crédito para conseguir comprar uma casa, é natural pesquisar também sobre os financiamentos de imóveis. Essa modalidade possui diferenças pontuais com o consórcio, por isso, antes de fechar o negócio, veja algumas vantagens do consórcio de casas.

Sem cobrança de juros

Os consórcios não trabalham com juros, seja no consórcio de imóveis ou de qualquer outra finalidade. Essa vantagem é um grande atrativo para quem quer correr de juros, como no financiamento.

Não precisa de valor de entrada

O valor que será fechado em contrato não precisa ser pago antecipadamente. Ou seja, para ingressar no consórcio, você não precisa pagar valor de entrada, se responsabilizando apenas no pagamento das parcelas acordadas.

Menos burocracia

Para fechar o contrato de consórcio de casas, algumas empresas não pedem comprovação de renda, sendo uma boa alternativa para trabalhadores autônomos.

Escolha a melhor forma de usar o crédito

Com a carta de crédito em mãos, você pode fazer o uso do valor contemplado da forma que achar melhor, desde que esteja dentro da categoria escolhida. No caso do consórcio de imóveis, você pode comprar imóveis residenciais ou comerciais novos ou usados.

Você também pode destinar o valor adquirido para reformar ou construir um imóvel, ou seja, você possui várias opções e pode destinar esse valor da forma que achar melhor.

Prazos flexíveis

Um dos grandes benefícios do consórcio é que você pode adequar as parcelas de acordo com o seu orçamento. Essa flexibilidade permite que você se planeje melhor, calcule o tempo que precisa para conseguir a quantia desejada e avalie qual valor cabe no seu bolso sem apertos.

Sua contemplação pode ser alcançada em um prazo menor

Ao assinar o contrato, você programa o pagamento por um tempo considerável, visando alcançar a quantia necessária para o bem esperado. Porém, dentro do consórcio, é possível conquistar o bem em um tempo menor.

Existem duas maneiras para acelerar esse processo, uma é por lance e outra por sorteio. Essas possibilidades acontecem mês a mês durante as assembléias, por isso é importante participar dessas reuniões e ficar atento nesses detalhes. Afinal, você pode ser um dos sortudos!

As administradoras de consórcio são fiscalizadas

O Banco Central é o responsável por fiscalizar e normalizar as empresas de consórcio. Esse processo traz segurança a todas as transações, mas, antes de fechar o contrato, verifique se a administradora que você escolheu está credenciada.

Utilizar o valor da carta de crédito para despesas

Ao comprar um imóvel, algumas despesas extras podem surgir. No entanto, você tem a possibilidade de destinar 10% do valor disponível em sua carta de crédito para cobrir essas dívidas.

Uso do FGTS

O consórcio, também permite a utilização do valor do Fundo de Garantia sobre Tempo de Serviço. Com esse valor, você pode quitar parcelas, ofertá-lo em lances ou somar esse valor com sua carta de crédito.

Quais as taxas e encargos?

Se você quer contratar um consórcio, mas está com medo com os juros altos, fique tranquilo! Nenhum tipo de consórcio, seja de casas ou automóveis, cobra juros. Mas, dentro das parcelas acordadas, você pagará por algumas taxas:

  • Taxa de administração: Esse valor é destinado para a empresa gestora do consórcio, funcionando como o pagamento pelos serviços prestados;
  • Seguro: O seguro é destinado como uma segurança em caso quebra de garantia no pagamento das parcelas;
  • Fundo comum: Valor que os integrantes do grupo pagarão e que vai diretamente para o bem almejado;
  • Fundo de reserva: Esse tipo de fundo serve para proteger os integrantes do grupo em caso de inadimplências

Essas taxas serão diluídas dentro das parcelas, ou seja, o valor pago mensalmente cobrirá parte de cada um desses encargos e por isso o valor deve ser acessível ao grupo. 

Quais são os cuidados que devo tomar ao contratar um consórcio de imóveis?

Além de verificar se a empresa está registrada no Banco Central, é interessante estar atento às condições que ela pode te ofertar. Fique atento aos termos do contrato, principalmente nas taxas cobradas, o valor do crédito e prazo de pagamento

Caso seja contemplado antes do previsto em contrato, você deve continuar pagando as parcelas que ainda faltam, mesmo que já esteja com o imóvel. E, na hora de planejar o consórcio de seu imóvel, lembre-se das despesas que virão: reformas, construções e materiais são gastos consideráveis, se organize financeiramente para não ser pego de surpresa!

O consórcio de casas vale a pena?

Diante de todas as informações presentes nesse artigo, é importante destacar que o consórcio de casas é um investimento a longo prazo, ou seja, você só poderá usufruir desse bem quando finalizar o pagamento das parcelas.

Mas, caso você seja contemplado no sorteio, a sua casa pode chegar antes do esperado. Não se planeje esperando ser sorteado, até mesmo porque esse pensamento pode ser perigoso e acabar te deixando endividado. Se você já está com dívidas consideráveis, busque quitá-las antes de entrar no consórcio.

O consórcio de casas é uma boa alternativa para quem sonha com o imóvel próprio. Os pagamentos são acessíveis e as vantagens são um grande atrativo. Tenha em mente que ao contratar o consórcio de imóvel, você destinará um valor ao seu sonho e estará mais perto de alcançá-lo a cada dia!

Gostou? Então, faça uma simulação de parcelas agora mesmo!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.