Início » Consórcio » Como funciona o consórcio de moto? Veja a resposta e saiba quais os benefícios

Como funciona o consórcio de moto? Veja a resposta e saiba quais os benefícios

Como funciona consórcio de moto

Dispor do capital total para comprar uma moto ainda é uma realidade distante para você? Sabemos que um investimento alto pode pesar bastante no bolso, inviabilizando o projeto de compra e frustrando seus planos. Mas temos uma boa notícia: entender como funciona o consórcio de moto pode resolver seu problema!

Assim, você não precisa abandonar a ideia de aquisição da moto para trabalho ou para lazer. Além do consórcio ser um investimento planejado, o participante pode ser contemplado antes do esperado e do prazo.

Por tudo isso, a opção de consórcio é uma das alternativas mais viáveis e vantajosas atualmente para a aquisição de bens e serviços. 

O que devo saber sobre consórcio

Antes de destacar como funciona o consórcio de moto, que tal saber mais sobre o que é consórcio? Vamos lá:

  • Consórcio é um tipo de investimento no qual um grupo de pessoas se reúne para atingir um objetivo em comum (adquirir um bem que pode ser uma casa, um carro ou uma moto; ou um serviço, como viagem, festa ou cirurgia plástica). Tudo é feito por intermédio de uma administradora de consórcio credenciada junto ao Banco Central.
  • Todo mês acontecem sorteios ou lances geridos pela administradora, nas quais uma ou mais pessoas do consórcio são contempladas com a carta de crédito, a qual usarão para a compra do bem.
  • Além da chance de adquirir o bem de forma rápida, a grande vantagem do consórcio é que você poupa seu dinheiro, pois essa modalidade de compra à credito não possui juros.

Como funciona o consórcio de moto

Ao se planejar para contratar um consórcio, é bom lembrar de duas coisas importantes. Primeira: defina o valor da carta de crédito que seja compatível com a moto que você quer comprar. Segunda: explique para a administradora qual é o valor máximo que pode pagar por mês.

A partir daí, define-se a quantidade de parcelas que você irá pagar. Existem grupos que variam de 20 a até 100 meses de duração, o que permite que você encontre algo que funcione para o seu planejamento financeiro.

Basicamente, o consórcio de moto funciona assim:

Taxa de administração

É importante lembrar que não há cobrança de juros no consórcio de motos. Porém, todo consórcio possui uma taxa administrativa estipulada no contrato. A taxa de administração refere-se à remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação e organização do grupo. Deste modo, estipula-se o valor dessa taxa na proposta de adesão, antes da assinatura dos integrantes. Ela varia de acordo com o tipo de bem que se pretende adquirir.

Fundo de Emergência

Normalmente todos os consórcios, incluindo o de motos, possuem um Fundo de Emergência (também chamado de Fundo de Reserva), que garante a estabilidade financeira de todo o grupo, principalmente em casos de inadimplência dos consorciados. Se houver recursos nesse fundo quando ocorrer o encerramento do grupo, eles serão devolvidos proporcionalmente aos consorciados. 

A escolha da moto

Geralmente, a administradora do consórcio oferece alguns modelos de motos para facilitar a escolha de um veículo igual ou parecido entre todos os consorciados daquele grupo. Mas, no momento em que for contemplado, o consorciado é quem escolhe o modelo que deseja comprar, independentemente do que foi apresentado como parâmetro.

Quanto custa uma moto em um consórcio

O valor de uma moto em um consórcio depende muito do modelo desejado. Existem diferentes opções de consórcios para atender a expectativas de cada consumidor, seja de motos novas ou de usadas. Por isso, recomenda-se que você faça uma simulação de valores antes de escolher um modelo com a administradora.

Quanto tempo leva para ser contemplado?

Ninguém pode prometer que você será contemplado em poucos meses. Se algum vendedor afirmar que você receberá sua carta de crédito ainda no primeiro ano, desconfie.

Todos os meses a administradora realiza uma assembleia, e é nessa reunião que definem-se os vencedores do mês. Sendo assim, você pode ser contemplado por sorteio ou por lance.

Caso você não queira contar somente com a sorte, é possível oferecer um lance. Nesse caso, ganha quem der o lance de maior valor percentual, como acontece em um leilão, no melhor estilo “quem dá mais”. Dessa forma, você pode ser contemplado no consórcio antes do prazo. Essa é a melhor alternativa para quem tem pressa de usufruir do bem desejado.

Quando você é contemplado, a administradora solicita uma série de documentos para fazer uma análise de crédito. Isso porque eles precisam ter certeza que você possui condições financeiras de continuar pagando as prestações depois que a sua moto já estiver na garagem. Normalmente, exige-se que seu nome esteja limpo e que o valor das parcelas mensais não ultrapasse 1/3 do seu salário.

Outra coisa que muita gente pensa é que pode optar por não comprar uma moto e receber o dinheiro em espécie. Existem várias regras para que isso aconteça. Embora possa ocorrer, é bem mais difícil e leva mais tempo do que você imagina.

Conheça os benefícios do consórcio de moto

Agora que você sabe como funciona, já viu que com a ajuda de um consórcio para moto você tem a possibilidade de alcançar seu sonho de forma muito mais rápida e segura. Os objetivos mais comuns de quem tem o interesse de adquirir uma moto são:

  • Trabalhar ou começar um novo negócio, pensando no investimento a médio-longo prazo, ou mesmo algo paralelo à atividade central para complementar a renda.
  • Ter mais lazer, podendo viajar e aproveitar momentos de descanso;
  • Ter mais mobilidade, principalmente para quem encontra mais conforto em um veículo próprio do que no transporte público e quer chegar mais rapidamente ao destino.

Como se vê, são múltiplas as possibilidades para o uso do veículo adquirido a partir de um consórcio de motos!  E não são poucos os benefícios que justificam a opção por esta modalidade de investimento. É o que você confere em detalhes a seguir:

Aquisição planejada

A modalidade de consórcio de moto permite que o investimento seja feito aos poucos, sem pesar no orçamento mensal familiar. Ou seja, você faz uma aquisição planejada, sem impulsos, que pode ser pensada e arquitetada desde o início. Só lembre-se de pagar as parcelas em dia, pois quem está atrasado nos pagamentos não pode participar das assembleias, e consequentemente, não pode ser contemplado com a carta de crédito até regularizar a situação.

Livre de juros

Diferente de um financiamento, o consórcio de moto é um investimento livre de juros. Por isso, é como se você estivesse pagando à vista. Na prática, optando pelo consórcio, você valoriza o dinheiro e faz seu orçamento render muito mais.

Liberdade na compra

Outros benefícios do consórcio são a flexibilidade  e a liberdade na compra. Com o consórcio, você pode decidir o preço do bem, o valor da parcela e o prazo de pagamento, tudo de acordo com seu interesse e suas condições financeiras. Deste modo, quem vai escolher a marca, o modelo e os acessórios é você.

Se você decidir comprar uma moto seminova, possivelmente pagará parcelas mais baixas do que se comprasse uma motocicleta nova. Para tanto, encontre um grupo de consórcio que autorize a compra de motos usadas.

Um ponto importante para ficar atento: quando se contrata um consórcio, você escolhe um tipo de produto que quer adquirir (carro, moto, casa, serviço, etc) e não pode mudar essa categoria quando receber a carta de crédito.

Investimento seguro

No consórcio, você tem certeza de que o investimento terá retorno em algum momento. Dependendo dos sorteios e dos valores aplicados mês a mês, a retirada do valor de compra da sua moto pode chegar mais cedo ou mais tarde. De qualquer forma, há a segurança de que você vai conquistar a carta de crédito.

Além disso, como garantia, existe a Lei de Consórcios e Normas estabelecidas pelo Banco Central, que foi criada para regularizar e manter a ordem neste tipo de investimento.

Quer saber mais sobre consórcio?

Quer saber mais sobre como funciona um consórcio? Acesse nosso conteúdo especial sobre o assunto para tirar dúvidas!

Tem interesse em motos? SIMULE AQUI as parcelas de um consórcio de veículos!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.