Início » Consórcio » Consórcio de serviço: saiba tudo sobre ele

Consórcio de serviço: saiba tudo sobre ele

Você sabe o que é e para que serve o consórcio de serviço?

A vida é feita de momentos que podemos aproveitar com a família, amigos e pessoas queridas. Muitos desses momentos, contudo, exigem um certo investimento em dinheiro, certo? É o caso de formaturas, casamentos, intercâmbios e até outros serviços que valem também para o próprio bem-estar, como um tratamento odontológico. E você sabia que com o consórcio de serviços é possível conquistar todos esses sonhos?

O consórcio de serviços é, antes de tudo, indicado para quem gosta de se planejar e tem um sonho de consumo. Ao definir o valor do serviço, você pode começar a procurar um consórcio que ofereça esse tipo de carta. E, muito importante: é preciso ter paciência para alcançar o que deseja. Quer saber mais sobre essa modalidade de consórcio? Continue a leitura e confira!

Como funciona o consórcio de serviço

O consórcio de serviços funciona de uma maneira bem simples: você escolhe e define o que precisa ou quer fazer. Geralmente, ele é muito usado para realizar grandes projetos. Um exemplo é a colocação de implantes dentários. Esse tipo de procedimento pode passar dos 20 mil reais, dependendo do caso e do profissional, mas é completamente possível realizar esse sonho, mesmo que você não tenha o dinheiro em mãos.

Basta saber quanto você vai precisar para o serviço que deseja. Então, procure uma instituição financeira que trabalhe com o consórcio de serviços. Você vai dizer qual o valor da carta que precisa e entrará em um grupo que precisa do mesmo valor.

As parcelas começam a cair e pronto, você já está participando do consórcio de serviços. A partir daí, é só aguardar sua carta ser contemplada, o que acontecerá no decorrer dos meses em que você estiver pagando. Por exemplo, se você escolheu 24 meses para pagar, sua carta deve ser contemplada nesse período.

Para tentar antecipar ser sorteado e ter sua carta em mãos, você pode dar lances ao longo dos mês, encurtando o número de parcelas e aumentando as chances de realizar seu sonho mais rápido.

Depois de ser contemplado, é só aproveitar o dinheiro e curtir o serviço escolhido.

O serviço que escolhi inicialmente precisa se manter o mesmo?

Não. Se você escolheu fazer um implante, por exemplo, mas precisará usar o dinheiro do consórcio para outro tipo de serviço, tem esse direito. Depois que a carta foi contemplada, você pode usá-la com o tipo de serviço que quiser ou precisar naquele momento.

O importante no consórcio de serviços, assim como em qualquer outro, é estar em dia com as parcelas. Assim, você garante sua contemplação e não paga juros por atrasos de pagamento.

Tipos de serviço em que o consórcio pode ser usado

As opções de serviço dos quais você pode desfrutar são inúmeras. Vão desde opções relacionadas à saúde, como o implante dentário citado acima, até viagens. Confira tipos de consórcio de serviço:

Intercâmbios

Você pode escolher uma carta de crédito para fazer um intercâmbio de qualquer natureza. Pode trabalhar e estudar, ou só fazer um ou outro. Basta saber quanto tempo você quer ficar no país, fazer as contas da passagem e custo de vida no local, se houver, e saber o valor total do programa para entrar no consórcio.

Viagens

Sonha em fazer uma viagem em família para algum país? O consórcio pode transformar esse sonho em realidade! Ao receber sua carta contemplada com o valor solicitado, você pode fazer essa viagem e aproveitar!

Reforma da casa

Outro tipo de serviço é o consórcio de reforma da casa ou do seu escritório ou empresa. Inclusive, essa é uma das modalidades mais utilizadas quando o assunto é consórcio.

Procedimentos estéticos

Tem vontade de fazer algum procedimento estético e precisa de uma ajudinha para pagar? Consórcio para cirurgia plástica, botox, harmonização facial e preenchimentos, por exemplo, são contemplados nesse tipo de serviço.

Festas em geral

Celebrações como formaturas, casamentos, festas de aniversários e outras podem se tornar realidade com o consórcio de serviços.

Inclusive, se você tiver mais de uma festa, por exemplo, um casamento e uma formatura para pagar, pode optar por um consórcio. Dessa forma, não fica pesado para pagar todas essas comemorações e você não perde nenhuma delas. 

Vantagens do consórcio de serviços

Há uma série de vantagens ao optar por fazer o consórcio de serviço. A primeira delas é a rapidez. Suponha que você queira fazer uma viagem, por exemplo: quanto tempo demoraria até conseguir todo o dinheiro para realizar o sonho?

Com o consórcio, você pode programar a viagem, pagar as parcelas e saber que, dentro de determinado período, vai conseguir viajar para onde quiser!

Você não precisa dar entrada

O consórcio de serviço, assim como os de carro e de imóveis, não necessitam de entrada. Você simplesmente escolhe o valor que precisa, pede na instituição financeira para participar e começa a pagar as parcelas.

Apenas se quiser, pode tentar adiantar e ser contemplado dando um lance em algum mês. Mas não é uma regra. Se optar apenas por pagar as parcelas, será contemplado da mesma forma, o que pode apenas levar alguns meses a mais.

Pode escolher o serviço que quiser

Você não precisa ter o serviço fixado quando for fazer o consórcio. Como já foi citado nos tópicos anteriores, é totalmente possível mudar de ideia ou priorizar outra necessidade ao longo do caminho.

Essa facilidade permite até que você comece a pagar um consórcio sem ter nada específico em mente. No final das parcelas, você tem o dinheiro para gastar no que quiser!

Sem juros abusivos

O fato de pagar as parcelas do consórcio não quer dizer que você vai pagar juros a cada mês. O consórcio é diferente de financiamento, ou seja, só serão cobrados juros em casos de atraso de parcela.

O consórcio de serviços é uma excelente oportunidade para realizar seus sonhos, sejam eles pessoais ou de família. Que tal escolher o que você precisa e começar um consórcio de serviços?

Gostou da ideia de participar de um consórcio? Venha saber mais sobre o assunto! Entenda como funciona o consórcio de apartamento e se vale a pena investir nessa opção!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: