Início » Consórcio » Descubra como o consórcio pode ser bom para você!

Descubra como o consórcio pode ser bom para você!

Consórcio é bom para obter crédito? Descubra

Todos nós já pensamos em contratar uma modalidade de crédito apenas para tirar aquele plano antigo da gaveta. Para alcançar esse objetivo com mais tempo para quitar as prestações e realizar um planejamento financeiro completo, muitas pessoas escolhem contratar o consórcio. Mas, será que o consórcio é tão bom assim? Venha descobrir as maiores vantagens de adquirir um bem pelo consórcio!

O que é um consórcio?

Ao pensar em comprar um bem de alto valor, é comum concluir que precisa de alguma modalidade de crédito para dar aquela ajuda. O consórcio é um dos tipos de crédito disponíveis no mercado e pode ser definido como a reunião de pessoas em um grupo que possui interesse de adquirir um bem em comum. Cada integrante do grupo paga a sua parcela por um prazo determinado e o valor arrecadado é destinado para compra do bem de cada um.

Todos os meses, a empresa responsável pelo consórcio promove o encontro online dos consorciados. Essa reunião é chamada de assembleia. Nesse evento, é possível fazer lances e ser sorteado, com a finalidade de poder comprar o seu bem antes do prazo acordado.

Atualmente, diversos bancos conhecidos oferecem o consórcio aos seus clientes. No entanto, também é possível contratar esse serviço por outras administradoras autorizadas pelo Banco Central. 

O que posso consorciar?

O consórcio é bom porque é bastante flexível, então é possível contratar esse tipo de crédito para diversos bens e até para serviços. Conheça as possibilidades:

Bens móveis

  • Carros de passeio e utilitários, novos ou usados de qualquer modelo e marca;
  • Motos, novas ou usadas de qualquer modelo e marca;
  • Caminhões, ônibus, tratores, equipamentos agrícolas, novos ou usados de qualquer modelo e marca;
  • Embarcações de todos os portes;
  • Móveis residenciais, como sofá, guarda-roupas, camas, entre outros;
  • Eletrodomésticos e eletrônicos, para uso residencial ou comercial; e
  • Equipamentos médicos e odontológicos.

Bens imóveis

  • Casas e apartamentos;
  • Salas, lojas, galpões comerciais ou industriais;
  • Lotes e terrenos;
  • Casa de campo, praia ou férias; e
  • Reforma de imóveis.

Serviços

  • Educação pessoal ou dos filhos, ensino fundamental e médio, graduação ou pós-graduação;
  • Festas de formatura, casamentos ou outros eventos mais caros;
  • Procedimentos estéticos e cirurgias plásticas;
  • Tratamento odontológico; e
  • Contratação serviços de decoração, jardinagem, pintura, entre outros.

Qual a diferença entre o consórcio e as outras modalidades de crédito?

Ao comparar o consórcio com as outras modalidades de crédito presentes no mercado, a maior diferença está relacionada ao tempo de espera. No caso do financiamento e empréstimo, o dinheiro está disponível para compra em alguns dias.

No consórcio, contudo, a liberação do valor só acontece quando a sua carta de crédito for sorteada, seu lance for o maior ou ao final das parcelas se elas estiverem todas quitadas.

Por exemplo, digamos que você precisa comprar um imóvel com certa urgência. Mesmo sabendo que o consórcio é mais vantajoso, nesse caso é melhor optar por outros tipos de crédito já que sua situação não te permite aguardar ser contemplado. Por isso, saiba que, ao contratar um consórcio você está realizando uma compra a longo prazo.

Outra diferença que costuma ser bastante importante na hora de contratar uma modalidade de crédito são os juros. O financiamento e o empréstimo pessoal cobram taxas de juros bem altas, o que pode deixar as parcelas da sua prestação bem mais caras.

No caso dos empréstimos consignados e com garantia, a porcentagem de encargos costuma ser menor. Afinal, nessas modalidades o banco ou credora tem mais confiança no pagamento e o cliente mostra que não se tornará inadimplente.

Ao contratar um consórcio, você não paga juros em nenhuma parcela, as prestações não sofrem com encargos indexados e você ainda pode contar com prazos mais acessíveis à sua realidade. Além disso, o acordo sobre o valor das parcelas é feito na hora de assinar o contrato.

Ao pagar as prestações, o dinheiro é subdividido e destinado para cobrir os serviços da administradora, para um fundo de emergência, seguro e para o fundo que juntará o valor para compra do bem.

Por que o consórcio é bom?

Além de todas as vantagens que comentamos até aqui, o consórcio é uma boa escolha por vários outros benefícios. Seja para uma cirurgia plástica ou para conseguir comprar um bom carro, tem um lugar no consórcio para você e seus sonhos!

Flexibilidade nos prazos

O consórcio é bem acessível, pois ele se molda diante a sua realidade financeira. Duração do contrato, valores e todos esses detalhes são flexíveis e se ajustam de cliente para cliente. Como não há juros, você pode adequar o pagamento diante o seu planejamento financeiro pessoal.

Versatilidade do crédito

Digamos que você contratou um consórcio para comprar um carro, mas durante o tempo de contribuição mudou os planos, e agora você precisa de uma moto. Com o consórcio, desde que ambos pertençam à mesma categoria, você pode alterar o bem que irá adquirir. Só o consórcio oferece esse benefício!

Mais tempo para pagar

A flexibilidade nos prazos permite que você tenha mais tempo para quitar sua carta de crédito. Por exemplo, ao realizar um financiamento de imóvel, os prazos podem variar em 96 prestações, mas com o consórcio é possível quitar todo o valor em até 180 meses! Quanto maior a quantidade de parcelas, menor será o valor pago mensalmente, trazendo mais alívio às suas contas.

Comprar o bem a vista

Mesmo que o consórcio opere com parcelas mensais, ao final das prestações de sua carta de crédito, você receberá o valor pago ao longo desse tempo de uma vez só, possibilitando a compra à vista! Com isso, você pode negociar o valor do bem e ainda conseguir um bom desconto. 

O consórcio é bom para aqueles que estão fugindo de juros e podem esperar um tempinho para conseguir usufruir do bem. Quer realizar um consórcio para tirar seus sonhos do papel? Clique aqui e faça uma simulação!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: