Início » Consórcio » Consórcio para reforma de imóvel: tire suas dúvidas aqui!

Consórcio para reforma de imóvel: tire suas dúvidas aqui!

parte interna de um imóvel que pode ser obtido com o consórcio para reforma de imóvel

Fazer uma reforma em casa demanda tempo, paciência e dinheiro. É comum que uma obra demore meses para ficar pronta e, quando não planejada, pode ser uma dívida extra no seu bolso. É por isso que o consórcio para reforma de imóvel foi criado. Com a ajuda desse tipo de consórcio de serviço, você realiza o reparo em casa sem estourar o orçamento. Vem saber mais!

O que é consórcio?

O consórcio é caracterizado como uma modalidade de crédito em grupo para aquisição de um bem comum. Diferente do financiamento, em que você recebe a quantia solicitada e devolve a instituição com juros, no consórcio você paga antes de receber o produto.

É por isso que o consórcio não tem juros e nem entrada. Você e a administradora firmam um contrato que informa qual bem você está almejando comprar, qual o valor e em quantas parcelas esse consórcio será pago.

Nesse caso, ao contratar o consórcio, você já sabe qual o prazo máximo de pagamento. Mas, durante esse tempo de pagamento, há uma grande possibilidade de conseguir ser contemplado durante as assembleias, seja por sorteio ou por lance. Se isso acontecer, você recebe o bem e pode usufruir dele antes do planejado!

Como funciona o consórcio para reforma?

O consórcio para reforma de imóvel é simples e não possui grandes burocracias, seu funcionamento é como qualquer tipo de consórcio. Antes de fechar o negócio, você precisa calcular todos os custos de mão de obra e materiais, negociar o prazo de pagamento disponível para sua solicitação e procurar uma administradora confiável.

Com todos esses detalhes acertados, você começa a fazer parte do grupo de consorciados e pode participar de assembleias mensais. Nessas assembleias acontecem os sorteios das cartas de crédito e ainda há a possibilidade de ofertar lances para conseguir encurtar o tempo de contemplação do bem.

Caso você seja sorteado ou seu lance seja o ganhador, a administradora te passará o valor integral que foi solicitado na hora do contrato e você já pode começar o processo de compra e pagamento da reforma. É importante lembrar que, mesmo tendo sido contemplado, você deve continuar o pagamento das parcelas acordadas.

O consórcio de serviço permite uma carta de crédito de até R$30 mil e prazos de até 40 meses. E uma das vantagens desse tipo de consórcio é que você tem a possibilidade de pagar todos os custos da reforma à vista. Algumas empresas costumam oferecer descontos e até estão mais abertas a negociar valores quando o pagamento é de forma imediata. 

Onde e como conseguir esse tipo de consórcio?

Depois de calcular todos os seus possíveis gastos com a reforma, está na hora de procurar uma administradora. Ela então buscará por grupos de consórcio de serviço ou de imóvel que se encaixe com o seu planejamento pessoal. 

Se ainda não se sente seguro, faça simulações de crédito e da quantidade de parcelas. Assim, ao buscar uma administradora de consórcio, você pode negociar as melhores condições de pagamento sem ficar apertado financeiramente.

Com todas as etapas concluídas, você já pode começar a pagar as prestações e continuar se planejando. Para dar andamento em seu consórcio, você precisa estar atento a algumas condições:

  • Você deve ser proprietário do imóvel urbano, seja residencial ou comercial;
  • O imóvel deve estar situado em território nacional; e
  • Caso haja ampliação do imóvel, você precisará do laudo de análise da prefeitura.

Além dos seus documentos pessoais, alguns documentos referentes à reforma e ao imóvel são solicitados, tais como:

  • Orçamento total da obra;
  • Cronograma físico-financeiro da reforma;
  • Memorial descritivo; e
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do projeto e da execução.

Ao ser contemplado com a carta de crédito, você precisa seguir o cronograma já que o valor pode ser liberado por etapas. Após cada etapa ir sendo finalizada, algumas credoras pedem os recibos e notas fiscais e podem solicitar imagens da obra, apenas para comprovar se tudo está seguindo conforme o planejado.

Algumas administradoras são mais flexíveis e permitem a alteração do uso da carta de crédito desde que ela seja do mesmo segmento. Por exemplo, você pode ter iniciado um consórcio para compra de um imóvel e, ao ser contemplado, desista de adquirir o imóvel e destine o valor recebido para a reforma da sua casa.

Por que fazer um consórcio para reforma de imóvel?

Realizar uma reforma pode ser um processo longo e cansativo, mas ao optar por um consórcio, esse processo se torna mais simples e até prazeroso. Veja algumas vantagens que só o consórcio para reforma consegue te garantir!

Planejar sem ficar no vermelho

Os consórcios são uma ótima opção para quem quer realizar um plano a longo prazo e não quer se endividar no meio do processo. Ao contratar um consórcio, você deve saber que não pagará juros e ainda ao ser contemplado poderá destinar o seu dinheiro da forma que achar melhor.

Ter segurança

Nós sabemos que manter uma boa relação com o dinheiro não é uma tarefa fácil, mas com o consórcio você começa a criar uma disciplina com o pagamento das parcelas, pois sabe que para realizar o sonho da reforma, precisa quitar todas as prestações do consórcio. 

Uma das vantagens é que você não tem acesso a esse dinheiro, que fica sob responsabilidade da administradora, então a chance de gastá-lo de maneira compulsiva é praticamente impossível.

Realizar um grande sonho

Dentro do consórcio de reforma de imóvel você pode realizar diversos tipos de mudanças e melhorias em sua casa, por exemplo:

  • Ampliar a sua casa;
  • Realizar a pintura ou acabamento;
  • Fazer instalações hidráulicas e elétricas;
  • Comprar os materiais para a obra;
  • Fazer manutenção do imóvel;
  • Construir áreas de lazer, entre outros.

Essa liberdade conseguirá trazer mais opções de reforma e fica ao seu critério a escolha de materiais e objetos que serão utilizados na obra.

O consórcio para reforma do seu imóvel é uma grande vantagem para quem quer mudar sua casa sem pressa. Se você ficou interessado, então pesquise sobre os materiais e orce sua reforma. E você pode fazer uma simulação agora mesmo clicando aqui!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: