Início » Consórcio » Consórcio Santander: como funciona, quais as opções e vantagens para você

Consórcio Santander: como funciona, quais as opções e vantagens para você

consórcio santander

Se você quer realizar o sonho da casa própria ou comprar o carro dos sonhos, mas não tem recursos para pagar à vista, saiba que o consórcio Santander que é uma ótima opção e também oferece outras modalidades para quem busca diferentes bens. No entanto, quem nunca pesquisou a fundo sobre este tipo de investimento costuma ter muitas dúvidas e pode acabar recuando na hora de aderir. Neste post, vamos explicar em detalhes como funciona o consórcio e as vantagens dos planos Santander

Como funciona um consórcio?

Quando você adere ao consórcio Santander, adquire uma conta no banco e, todo mês, deposita as prestações acertadas para adquirir um determinado bem. O investimento tem um grupo de consorciados, e mensalmente são feitos sorteios para que um sortudo seja contemplado.

Portanto, são os depósitos feitos mês a mês por todos os consorciados que geram recursos para as premiações. O objetivo é que, até o final do prazo estabelecido, todos os participantes tenham sido contemplados, recebendo uma carta de crédito para a compra do bem.

Sendo assim, veja como são compostas as parcelas do consórcio Santander:

  • Fundo comum: as parcelas pagas por todos os consorciados à administradora compõem a poupança, a ser usada para a compra dos bens. O valor acumulado no fundo comum é distribuído aos participantes contemplados mensalmente.
  • Taxa de administração: outro valor pago pelos consorciados fica com a administradora como uma espécie de remuneração pelos serviços referentes à formação do grupo, organização e gerenciamento do consórcio.
  • Fundo de reserva: dinheiro de emergência reservado para eventuais necessidades que possam surgir no grupo de consorciados. Caso haja um valor restante que não foi utilizado pelo grupo, ele é devolvido aos participantes. 
  • Consórcio proteção premiada: valor que cobre o pagamento do saldo devedor caso haja algum imprevisto, como a morte ou invalidez de algum consorciado. O pagamento é facultativo.

Vantagens do consórcio Santander

Além da ausência de juros, no consórcio Santander o investidor paga somente uma taxa de administração que flutua entre 14% e 16% dependendo do valor da carta. Uma das principais vantagens do consórcio Santander é a possibilidade de pagar valores menores nas primeiras parcelas, com até 30% de desconto, e em até 72 meses. 

Para quem ainda tem dúvida se o consórcio oferecido pelo banco de origem espanhola é uma boa opção, existe também uma vantagem psicológica: este tipo de investimento estimula o bom hábito de guardar dinheiro para alcançar metas e adquirir bens de consumo. Além disso, é possível aumentar as chances de ser contemplado com o uso de recursos próprios fazendo um lance ou antecipando a contemplação caso você tenha uma reserva de dinheiro como carta na manga.

Consórcio Santander automóveis

No Santander, você encontra consórcios de carros, consórcios de motos e várias outras modalidades que mostraremos mais abaixo. Como em qualquer consórcio, os participantes depositam mensalmente as parcelas para a compra de um veículo, e ao menos um participante é contemplado todo mês com a carta de crédito.

Quem deseja participar do consórcio Santander de carros e motos deve ficar atento a possíveis reajustes impostos pela variação da tabela da montadora. Porém, há uma vantagem financeira interessante: os participantes recebem descontos em compras de produtos ou serviços nas lojas parceiras do Santander.

Por exemplo, um dos benefícios é receber um desconto de aproximadamente 10% ao contratar um plano de seguro no Auto Compara. Também há desconto de até R$1.000 na compra de veículos seminovos nas lojas Localiza com a carta de crédito contemplada.

Outra vantagem é que não há juros nem valor de entrada na compra do veículo quando o participante entra em um consórcio. Também não há a obrigatoriedade de ser cliente do banco Santander.

Consórcio Santander imobiliário

O consórcio imobiliário do Santander forma um grupo de pessoas que visam adquirir um imóvel. Quando um participante é contemplado, ele não recebe o dinheiro na conta, mas uma carta de crédito para escolher o imóvel que deseja. A carta pode ser utilizada até o fim do plano.

Assim como acontece variação de valores nas tabelas das montadoras de automóveis, no consórcio imobiliário há também reajustes anuais que seguem o Índice Nacional da Construção Civil (INCC). É um percentual que pode sofrer alterações com frequência, ou seja, é importante que os participantes fiquem atentos.

E engana-se quem pensa que o consórcio só pode ser feito para a compra de um imóvel. Além disso, também é possível que o consorciado use a carta de crédito para reformar ou construir uma casa ou apartamento. Veja os critérios:

  • Compra: o imóvel deve estar localizado em terreno urbano. Pode-se utilizar para fins residenciais, comerciais ou de lazer. É possível ainda quitar um crédito imobiliário.
  • Construção: destina-se à quem tem casa própria e deseja construir outro imóvel. Seja para abrir um negócio ou investir no mercado imobiliário.
  • Reforma: opção para quem deseja repaginar uma casa ou apartamento. A reforma pode ser para aumentar o espaço ou valorizar o imóvel. Entretanto, o critério é ter um imóvel ou terreno cujo valor seja 25% maior do que o da carta de crédito.

Importante: O consórcio libera o crédito com até 80% do valor da garantia. Por outro lado, você não pode usar o saldo do FGTS.

Outras modalidades do consórcio Santander

No “menu” do consórcio Santander não existem apenas as modalidades tradicionais de consórcio para veículos, motos e bens imobiliários. Veja quais são as outras opções disponíveis para você:

  • Sustentável: para a aquisição de placas solares e outros aparelhos com funcionamento sustentável (uso de energia solar, eólica, entre outros).
  • Caminhões, ônibus e embarcações: para a aquisição de veículos terrestres, como trailers e vans, e aquáticos, como lanchas, iates e motonáuticas.
  • Equipamentos agrícolas: para a compra de máquinas usadas no campo, como implementos agrícolas e tratores.

A taxa de administração mensal nestas modalidades não-convencionais é de 0,11%. Além disso, os planos funcionam a partir de R$105 mil, divididos em até 100 parcelas.

Simule as parcelas do consórcio

Como se vê, opções como o consórcio Santander podem ser uma alternativa mais vantajosa em muitos casos. Por isso, pesquise todas as opções e faça uma boa análise da sua realidade financeira para encontrar o melhor caminho em direção à conquista do bem desejado!

Precisando de ajuda em sua decisão? Simule AQUI as parcelas de consórcio que mais encaixam em seu objetivo!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.