Início » Consórcio » Conheça quais os tipos de consórcio mais seguros

Conheça quais os tipos de consórcio mais seguros

Como fazer um consórcio seguro? Descubra aqui

Ao pensar em solicitar um tipo de crédito, muitas pessoas se perguntam se a operação escolhida é eficiente e segura para compra de bens ou serviços. Por não cobrar juros e ter parcelas acessíveis, o consórcio é seguro e uma das melhores modalidades para quem não tem pressa em realizar aquele sonho.

Quer saber mais sobre a segurança do consórcio, o que pode ser consorciado e como conseguir o seu? Acompanhe o artigo!

O consórcio é seguro?

Muitas pessoas estão tirando seus sonhos do papel com a ajuda de algum tipo de crédito pessoal. Financiamentos e empréstimos já são velhos conhecidos e bastante oferecidos por bancos e credoras, mas o consórcio chegou para conquistar clientes que não querem pagar juros.

O consórcio é uma das modalidades de crédito que vem se popularizando por possuir condições de pagamento acessíveis, não cobrar juros e não cobrar valor de entrada. Diante de tantas vantagens, muitas pessoas se perguntam se o consórcio é seguro.

A resposta é que sim, o consórcio é uma das formas mais seguras de realizar seu sonho! Além disso, te garante mais benefícios que as outras opções oferecidas no mercado. A única desvantagem desse tipo de negócio é o tempo de espera para contemplação.

Operando de maneira diferente do financiamento, ao contratar um consórcio, tenha em mente que a paciência será a peça chave para o seu planejamento. Após a assinatura do consórcio, você só terá acesso ao bem no final do pagamento de todas as parcelas acordadas.

Se você está na dúvida se contrata um consórcio, continue lendo esse artigo para saber tudo sobre essa modalidade de crédito. Garantimos que você irá perceber que ele pode ser uma das melhores escolhas para o seu bolso. Seguro e acessível, o consórcio é para você!

Quais os tipos de consórcio?

Os bens mais comuns de serem consorciados são imóveis, carros e motos. Porém, com a alta procura de consórcios seguros para outros tipos de produtos, as administradoras e instituições financeiras passaram a oferecer essa modalidade de crédito para diversos tipos de produtos.

Além de carros, casas ou apartamentos e motos, com o consórcio é possível comprar terrenos e até pagar por serviços como viagens e festas. Veja a seguir a lista de todos os bens que podem ser consorciados de forma segura. Perceba que existem consórcios para:

  • veículos, barcos e aeronaves;
  • eletrodomésticos e bens móveis;
  • apartamentos, terrenos e casas de campo;
  • serviços.

Todas as categorias de bens de consórcio operam da mesma maneira e, dependendo do que está sendo consorciado, você pode fazer diversos consórcios ao mesmo tempo. Por exemplo, no caso do consórcio para eletrodomésticos e bens móveis, é vantajoso ter vários produtos de valor mais baixo consorciado e poder receber a contemplação de todos no mesmo período.

Estou negativado, posso contratar um consórcio com segurança?

Como já dissemos, os consórcios mais seguros trabalham de forma diferente dos financiamentos e empréstimos. Sendo assim, mesmo se você estiver negativado, é possível contratar um bom consórcio.

Isso ocorre porque o consórcio não faz análise de crédito do cliente, firmando o acordo apenas com a segurança de que o consorciado pagará as parcelas em dia e não deixará os membros do grupo de consórcio na mão.

A única dificuldade que quem está negativado pode encontrar no consórcio será na hora do recebimento da contemplação. Ao iniciar os trâmites para liberação do valor do consórcio a administradora realizará uma análise cadastral e, caso conste que o seu nome está sujo, o documento não será liberado.

Posso confiar que receberei meu bem no final do consórcio?

O consórcio é extremamente seguro e apenas as empresas registradas pelo Banco Central do Brasil podem disponibilizar esse tipo de crédito. Com a supervisão desse órgão público, o risco de cair em fraudes e golpes é quase nulo. No entanto, todo o cuidado é bem-vindo.

As administradoras de consórcio são empresas que querem viabilizar os sonhos de seus clientes, por isso trabalham com medidas seguras. Sobretudo, vale destacar que, para evitar problemas quando se é contemplado, você não recebe o dinheiro vivo e sim um documento que comprova a contemplação da sua carta de crédito.

É importante lembrar que é possível ter acesso ao bem de forma adiantada, caso a sua carta de crédito seja sorteada ou se você ofertar o lance vencedor. Em ambas as situações, todo o processo é autorizado pelo Bacen e você terá a segurança de que o consórcio pode ser a melhor alternativa para o seu orçamento.

Como contratar um consórcio de forma segura?

No mercado de crédito atual, diversas empresas consolidadas, como bancos, oferecem a seus clientes e não clientes a opção de consórcio. Essas instituições financeiras são de confiança, sendo assim, você e seu consórcio estão mais seguros contra possíveis fraudes.

Porém, outras administradoras podem não ser tão confiáveis e acabar te trazendo dor de cabeça. Para evitar esse tipo de situação, pesquise muito sobre as instituições que disponibilizam crédito pelo consórcio e procure a melhor proposta.

Geralmente, as parcelas dos consórcios são mais acessíveis, por isso fique atento às condições de pagamento, os prazos e valores das parcelas. Antes de assinar o contrato, faça simulações em sites seguros sobre todos esses detalhes.

Nós da Zelas Finanças trabalhamos com um simulador que te mostra os consórcios mais seguros e as melhores condições de pagamento. Quer ficar mais perto do seu sonho? Clique aqui e faça uma simulação do seu novo consórcio!

Então agora que você já sabe como o consórcio trabalha de maneira segura e oferece diversos benefícios aos seus clientes, realize uma simulação de crédito conosco e comece a sua busca pela melhor administradora. O consórcio é um investimento para ficar mais perto dos seus objetivos e garantir o futuro da sua família!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: