Início » Consórcio » Consórcio Suzuki vale a pena? Veja as regras e conheça as vantagens!

Consórcio Suzuki vale a pena? Veja as regras e conheça as vantagens!

consórcio suzuki

Você está cogitando investir em um consórcio Suzuki, mas ainda precisa entender como funciona e quais são os principais benefícios? Neste post, esclarecemos suas dúvidas sobre adesão, taxas, oportunidades de contemplação e regulamento. 

Como funciona o consórcio Suzuki?

O consórcio Suzuki é a chance pra quem quer comprar sua moto pagando uma parcela que cabe no bolso e sem juros pesados. A partir de uma iniciativa organizada e gerenciada por uma empresa administradora, um grupo de consórcio é formado ao reunir centenas de pessoas que, como você, desejam adquirir um bem – neste caso, uma moto. 

  • Importante: Você pode selecionar o modelo de moto de sua preferência. E essa decisão é tomada no momento da escolha do valor da carta de crédito a ser fixada em contrato.

Com o grupo oficialmente aberto, os integrantes passam a pagar suas parcelas mensais, que possuem um prazo de duração pré-definido. Os valores recolhidos vão para um fundo comum de onde saem, todos os meses, os contemplados do consórcio.

Quando você for contemplado, por sorteio ou por lance, receberá o valor integral da sua carta de crédito, podendo então fazer a compra do bem desejado. Lembre-se que, depois de premiado, você continua pagando normalmente suas parcelas até o último mês de funcionamento do grupo.

Como acontece a contemplação no consórcio Suzuki?

Como em outros consórcios, no consórcio Suzuki existe a possibilidade de ser contemplado já na primeira ou segunda assembleia. Mas também pode ser que você só receba sua carta de crédito nos meses finais do grupo. Além disso, é necessário frisar que há uma previsão de contemplações mensais por grupo, mas tudo depende da existência de recursos em caixa (no fundo comum).

As contemplações são feitas por sorteio e por lance durante as assembleias mensais. Se você não quiser contar apenas com a possibilidade de ter sua cota sorteada, é possível oferecer lances. Porém, as ofertas precisam ter no mínimo 10% do valor da categoria do bem, acrescidos da taxa de administração e do fundo de reserva.

Os lances enviados através das concessionárias podem ser submetidos até 24h antes da assembleia. Já os enviados pelo site do consórcio Suzuki são contabilizados até uma hora antes da reunião. A cota contemplada será a de maior valor percentual e os critérios de desempate devem constar nas especificações do grupo.

Se você der um lance vencedor, a quantia ofertada será abatida do seu saldo devedor. A amortização pode ser feita diminuindo a quantidade de prestações ou reduzindo o valor das parcelas.

Dúvidas frequentes sobre o consórcio Suzuki

Esclarecemos a seguir as dúvidas mais frequentes sobre o consórcio Suzuki:

Existem taxas ou cobrança de juros?

Uma das principais vantagens do consórcio Suzuki é que ele não cobra taxa de adesão nem juros, se o consorciado estiver sempre em dia com as parcelas. A única taxa inclusa na prestação é a de administração, prevista em contrato para arcar com as despesas de gerenciamento do grupo – gastos como as remunerações de corretores e condutores de assembleias, por exemplo.

Quais são os planos disponíveis?

O consórcio Suzuki possui 3 modalidades: Plano Normal, Plano Frete e Plano Total.

Todos possuem prazos de 60 e 72 meses, com possibilidade de reunir entre 120 e 300 participantes. A média mensal prevista é de 1 sorteado e 6 contemplações por lance livre. Mas a variação de um plano para outro fica em torno de detalhes como já colocar os valores de frete e documentação nas parcelas:

  • Normal: somente o valor da moto;
  • Frete: valor da moto + valor de entrega (frete);
  • Total: valor da moto + valor do frete + valor da documentação.

Posso escolher um veículo usado?

A maioria dos consórcios de motos admite a compra de bens usados, mas você precisa se certificar especificamente se o seu grupo permite esta opção. Também é importante observar se há exigência máxima de tempo do bem, que normalmente varia entre 3 e 10 anos de uso.

Posso optar por ser excluído dos sorteios?

Se ainda não está na hora de comprar sua moto Suzuki, você pode solicitar formalmente para a administradora que seja excluído dos sorteios mensais. Quando quiser ter sua cota novamente inserida nos sorteios também será necessário oficializar o pedido.

E se eu desistir do consórcio, recebo meu dinheiro de volta?

Em caso de desistência, os participantes entram para o grupo de consorciados excluídos. Dentro desse grupo ocorrem sorteios para que os excluídos possam ser contemplados e recebam a restituição de parcelas pagas ao longo da duração do consórcio.

É possível quitar meu consórcio antes do prazo?

Normalmente é possível quitar o consórcio antes do prazo. Mas cada grupo fixa suas próprias regras, e por isso é preciso consultar seu contrato. É importante lembrar que liquidar a carta de crédito não dá direito à contemplação imediata. Então, se a sua vontade é obter o bem desejado e você possuir uma boa quantia para investir, talvez seja mais vantajoso oferecer um lance alto durante a assembleia.

Posso entrar em um consórcio que já começou?

Sim, e isso pode ocorrer de duas formas: adquirindo uma cota diretamente com um consorciado que queira vender sua parte, ou com a administradora, caso existam cotas disponíveis e você concorde com os valores apresentados.

Posso pegar meu dinheiro em espécie quando for contemplado?

O grupo é quem define a regulamentação de procedimentos como o recebimento ou não de dinheiro em espécie na contemplação. Mas, em todo caso, os participantes podem fazer isso após 60 dias da última assembleia quando não utilizam as cartas de crédito até o encerramento do grupo.

Há um prazo para compra do bem após a contemplação?

Sim, mas costuma ser bem longo e varia conforme cada consórcio. Porém, você não tem a obrigação de usar a carta de crédito logo após a aprovação. No entanto, lembre-se que caso o valor do produto desejado aumente após sua contemplação, você terá que arcar com a diferença de valor.

Simulação do consórcio Suzuki

Você pode fazer uma simulação de parcelas, de acordo com a moto que gostaria de adquirir, no próprio site da Suzuki. Ou, se você pretende pesquisar um pouco mais e ver outras opções, acesse o nosso simulador de consórcios. Clique e veja as possibilidades!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: