Início » Consórcio » Consórcio de terreno: como fazer?

Consórcio de terreno: como fazer?

miniatura de uma casa que pode ser construída após realizar o consórcio de terreno

Adquirir um terreno não é uma das melhores apostas quando se tem pouca verba disponível. Por isso, contratar consórcios está se tornando uma forma segura e planejada de conseguir realizar um sonho antigo com mais calma e sem dores de cabeça. Quer saber como realizar o seu consórcio para terreno? Acompanhe a leitura!

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito que pode ser caracterizada como uma compra coletiva, em que as administradoras juntam consorciados com interesses em comum em grupos. Nesses grupos, cada integrante paga uma parcela que é referente ao valor do consórcio e que será destinada para compra do bem.

A subdivisão desse valor acontece em pequenas porcentagens que tem a finalidade de arcar com alguns custos como:

  • Taxa de administração
  • Fundo comum
  • Fundo de reserva
  • Seguro

No consórcio, você não paga taxa de juros e nem precisa de valor de entrada, sendo que esses encargos são quitados ao longo das parcelas. No entanto, mesmo com todos esses custos envolvidos, o consórcio é mais econômico que o financiamento.

Após assinar o contrato, você passa a fazer parte do grupo de consorciados e começa a participar das assembleias. Assembleias são reuniões que acontecem mês a mês e é por elas que você pode ser sorteado ou dar um lance para conseguir diminuir seu tempo de contemplação. Ou seja, isso possibilita que você consiga adquirir o bem antes do prazo que estipulou com a administradora.

Como conseguir um consórcio para terreno? 

Antes de mais nada, é importante destacar que o consórcio para compra de terreno tem a mesma operação que a modalidade de consórcio para imóvel. Primeiramente, você precisa contatar uma administradora. Depois, precisará mostrar como está sua realidade financeira, qual o valor do terreno que pretende comprar e, a partir daí, ambos entrarão em acordo para encontrar as melhores condições e prazos para que você consiga contratar o consórcio.

Algumas administradoras permitem que você troque de interesse ao ser contemplado, desde que essa troca seja feita dentro da mesma categoria. Por exemplo, ao contratar o consórcio o seu desejo era comprar uma casa, mas ao ser contemplado percebeu que seria mais vantajoso adquirir um terreno. Em determinadas empresas, você tem essa possibilidade de mudança de compra sem burocracia.

É importante que você fique atento aos custos envolvidos nessas operações, já que comprar um imóvel possui um custo diferente do que adquirir um terreno. Esses detalhes são importantes e devem ser levados em conta na hora de escolher pelo consórcio, afinal, esses outros gastos devem entrar na sua conta final.

Como escolher um consórcio?

Para começar a escolher um consórcio você precisa avaliar algumas questões pessoais e principalmente financeiras. Pense na necessidade desse bem, analise se a ideia de construir um imóvel do zero é vantajosa para sua realidade se você pode esperar para conseguir usufruir desse bem consorciado.

Além disso, é ideal que você analise o tamanho do terreno que deseja, qual o projeto para o imóvel que será construído, quantas parcelas seriam ideais para o seu bolso, quais as formas de pagamento disponíveis para essa categoria de consórcio e consiga nortear o seu planejamento para ser favorável com seu orçamento atual. 

Depois dessa avaliação, procure uma administradora responsável pelo tipo de consórcio que se encaixa melhor com os seus planos e principalmente com o seu bolso. Leve em consideração algumas informações:

  • O Banco Central autoriza o funcionamento da administradora?;
  • Pesquise sua avaliação em sites de reclamações como o Reclame Aqui;
  • Veja suas redes sociais e se os posts possuem comentários ruins;
  • Fique de olho nas porcentagens relativas a taxa de administração, fundo comum, fundo de reserva e seguro; e
  • Verifique qual sua posição no ranking de reclamações no Banco Central.

Esses dados te ajudarão a decidir qual a melhor empresa de consórcio para terreno e como ela pode te auxiliar nesse momento de adesão ao serviço. 

Quais as vantagens do consórcio para terreno?

O consórcio para terreno possui diversas vantagens que podem ser um grande diferencial na hora de fechar o negócio. Esses benefícios são ótimos para conseguir ajustar seus planos e até transformá-los em algo melhor do que o esperado:

  • Ao escolher por um consórcio de terreno, a sua carta de crédito é reajustada de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC);
  • No consórcio você não paga juros;
  • É possível utilizar o FGTS para pagar as parcelas;
  • Com o terreno, você pode começar o projeto do zero e construir do jeito que sempre sonhou;
  • Você pode planejar seu futuro sem apertos.

Conclusão

Comprar um terreno é um grande passo para conseguir ter a casa própria, mas se não sabe como realizar isso, optar por um consórcio é uma boa alternativa para tirar os planos do papel e começar a se planejar para o futuro. 

Além de se organizar financeiramente e pensar na sua realidade durante alguns anos, você deve realizar o consórcio com uma administradora confiável e registrada pelo Banco Central. Dessa maneira você evita levar golpes e fecha o negócio com uma empresa confiável, disposta a te oferecer um bom atendimento para que o seu dinheiro seja bem cuidado.

Ao contratar um consórcio para compra de um terreno você estará investindo em seu futuro! Se você quer fazer uma simulação para o seu consórcio, clique aqui. Então agora é só procurar as melhores condições e contratar o seu consórcio!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.