Início » Consórcio » Consórcio Volkswagen: o que você precisa saber para conquistar seu novo carro

Consórcio Volkswagen: o que você precisa saber para conquistar seu novo carro

consórcio volkswagen

Finalmente chegou o momento de investir no seu próximo carro em um consórcio? Então, você precisa conhecer tudo sobre o sobre o consórcio Volkswagen. Trata-se de uma forma simples e sem avaliação de crédito para alcançar o sonho do carro próprio. Isso porque a administradora organiza um grupo com pessoas interessadas em adquirir um bem similar, definindo a duração e o número de cotas disponíveis.

Confira neste post todos os itens essenciais para saber e avaliar antes de fechar contrato!

Como funciona o consórcio Volkswagen

No caso do consórcio Volkswagen, como não há necessidade de avaliação de crédito, para contratar uma cota basta apenas ter mais de 18 anos e fazer um cadastro como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Sendo assim, os grupos podem ser mistos e cada participante responde por sua cota, com uma quantidade de parcelas, valores e taxas firmados inicialmente em contrato.

As mensalidades pagas pelos integrantes do grupo vão para um fundo para compra, e é com a quantia acumulada que é possível premiar novos participantes todos os meses.

Como ser contemplado no consórcio Volkswagen

Quando um consorciado tem sua cota contemplada, isso significa que ele passa a ter crédito disponível para a aquisição do bem escolhido. Existem duas maneiras de a contemplação mensal ocorrer:

  • Por sorteio, feito com base nos resultados da Loteria Federal; ou
  • Por lance, caso o cotista atenda às regras estabelecidas em contrato.

Para fazer um lance no consórcio Volkswagen é possível enviar a oferta pelo site, acessando a opção Assembleia; por intermédio da Central de Relacionamento; diretamente em uma concessionária Volkswagen; e também pessoalmente no dia da assembleia na matriz da empresa, em São Paulo. 

Importante: serão válidos os lances recebidos até às 20h do dia anterior à assembleia, e os resultados das cotas contempladas ficam disponíveis no site da Volkswagen.

Além disso, quem deseja ter um lance vencedor precisa ofertar um valor que represente o maior percentual de amortização do veículo básico do plano, mais as taxas de administração e fundo de reserva. Por isso é fundamental analisar todos os detalhes específicos do seu contrato.

Benefício do consórcio Volkswagen: valores e pagamentos

Um dos principais benefícios do consórcio Volkswagen é não possuir taxas de entrada ou de adesão. Já a totalidade das prestações é composta por uma taxa de administração, as contribuições ao fundo comum e de reserva, e outras obrigações financeiras do consorciado detalhadas em contrato.

Não há juros para quem está com as parcelas sempre em dia. Mas é imprescindível pagar suas prestações antes da data do vencimento para poder fazer parte dos sorteios ou para dar um lance. Havendo atraso, o pagamento do débito deve ser regularizado por meio da seguradora para que o participante volte a ficar elegível ao prêmio.

A base de cálculo das prestações será o preço do veículo básico do plano vigente. Ou seja, caso o valor do carro seja aumentado, as parcelas do grupo também sofrem reajuste. Dessa forma, os valores ficam sempre em dia e de acordo com o mercado. Assim, quando forem contemplados para comprar seu veículo, os participantes não serão surpreendidos com diferenças de valor.

Planos do Consórcio Volkswagen

O Consórcio Volkswagen possui duas opções para você fazer uma simulação online:

  • Plano Padrão: modalidade para comprar o seu carro 0 Km usando cartas de crédito com valores acessíveis e até 84 meses para terminar de pagar.
  • Plano Conforto: nesta modalidade, as parcelas são reduzidas até a contemplação, e o prazo de pagamento é de 76 meses.

Também existem outras modalidades com grupos já em andamento, e você pode conferir se alguma opção se encaixa nos seus planos indo até a concessionária Volkswagen mais próxima.

Dúvidas frequentes

Abaixo, você confere as respostas para algumas das perguntas mais frequentes de quem pretende fazer um consórcio:

Não quero ser contemplado: o que preciso fazer?

Para os integrantes que desejam seguir no grupo, mas sem a possibilidade de contemplação, basta solicitar a remoção do sorteio. Quando decidir que é hora de voltar a concorrer aos sorteios é só fazer um pedido formal à administradora.

Se eu quiser, posso pagar a mais?

Se surgir um dinheiro extra no seu orçamento, é possível você pagar um pouco a mais que o valor de sua mensalidade. Isso porque, para colocar essa ideia em prática, no pagamento do próximo boleto basta adicionar o valor a ser antecipado somado ao valor da parcela que você está pagando. Lembre-se de anotar essa quantia no campo “valor cobrado”. Posteriormente, as quantias extras serão abatidas do saldo devedor.

Também existe a alternativa de quitar o pagamento da sua cota antes do prazo final e você pode fazer isso entrando em contato com a Volkswagen.

Posso vender meu consórcio?

Sim, não há problema em vender seu consórcio. Ou seja, transferir os direitos da sua cota para outra pessoa. Mas isso pode ser feito, desde que seguindo as regras previstas em contrato e com a aprovação da administradora. Um dos principais critérios para obter o ok na transação é que o pagamento da sua cota esteja em dia.

E se eu desistir da minha cota?

A exclusão de um participante pode acontecer por dois motivos:

  • Quando é feita uma solicitação de exclusão; ou
  • Quando o integrante está inadimplente em até duas prestações.

Então, para receber seu crédito parcial em espécie, os excluídos precisam ser sorteados nas mesmas condições que os participantes ativos. Os pagamentos dependem da disponibilidade dos valores em caixa do grupo.

Fui contemplado, e agora?

Quando for contemplado, o participante precisará comprovar regularidade de documentação, apresentando RG, CPF, comprovante de residência e cópia do comprovante de rendimentos. Sendo assim, caso a contemplação tenha ocorrido por lance, o valor ofertado precisa ser pago em até três dias após a assembleia. Após a análise e liberação de cadastro, o crédito no valor da sua cota fica disponível para compra do bem escolhido

Encontrou tudo o que você queria saber sobre o consórcio Volkswagen? Agora, faça a sua SIMULAÇÃO ONLINE das parcelas e dê o próximo passo rumo ao seu novo carro!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.