Início » Consórcio » Itaú Consórcio: conheça e saiba como fazer o seu!

Itaú Consórcio: conheça e saiba como fazer o seu!

O consórcio vem se firmando como uma modalidade de crédito cada vez mais popular e está ajudando a tornar muitos sonhos realidade. Cada instituição financeira possui suas regras e benefícios – dentre elas, o banco Itaú oferece consórcios acessíveis e que cabem no seu bolso.

Nesse artigo você vai conhecer o consórcio do Itaú, quais os tipos oferecidos e vários detalhes sobre essa modalidade de compra de bens e serviços. Boa leitura!

O que é o Itaú Consórcio?

Para falarmos sobre o Itaú Consórcio, precisamos entender o que é um consórcio. O consórcio funciona como uma poupança em conjunto, onde um grupo de pessoas com um desejo em comum se organiza para conquistar um objetivo. Nessa organização, estipula-se o prazo e o valor das parcelas que cada um do grupo precisa pagar para conquistar esse bem. 

Geralmente, considera-se os consórcios como um investimento a longo prazo, pois você só poderá receber sua carta de crédito após o pagamento das parcelas. Nas datas mensais estipuladas pela administradora ocorrem assembleias onde os consorciados são contemplados por meio de sorteios. Você também pode diminuir esse tempo por meio do lance, adiantando o recebimento da carta de crédito por meio da antecipação de parcelas, ou seja, por meio da quitação antecipada do saldo devedor.

Diferentemente do financiamento e do empréstimo, essa modalidade de crédito não exige um valor de entrada e não cobra juros ao longo das parcelas. Ou seja, as taxas de administração atreladas a essa operação são baixas e mais acessíveis, já que encargos exorbitantes não serão somados ao valor que foi acordado em contrato.

Como funciona?

O Itaú Consórcio funciona da mesma forma que qualquer outra administradora, mas ele possui algumas diferenças que podem ser decisivas na hora de escolher qual a melhor opção de consórcio para você.

O banco Itaú disponibiliza dois tipos de consórcio:

  • De imóveis (inclui apartamentos, casas, terrenos ou construção);
  • De veículos (inclui carros, motos e veículos pesados como ônibus, caminhões e outros).

Cada consórcio possui suas regras e estruturação próprias, mas alguns detalhes são padronizados. Entretanto, diferentemente das outras administradoras, o banco Itaú não realiza sorteio de cotas, pois utiliza a Loteria Federal para determinar o número da cota contemplada.

Os vencedores dos sorteios recebem uma carta informando que foram contemplados, e o Canal dos Consorciados disponibiliza o resultado das assembleias para todos os consorciados. 

Quais as taxas do Itaú Consórcio?

Como dito anteriormente, os consórcios não possuem algumas taxas que outras modalidades de compra à crédito cobram, como o financiamento. Então, o consórcio Itaú não cobra taxa de adesão, nem juros e também não recebe valor algum relativo ao IOF, Imposto sobre Operações Financeiras.

No consórcio, as taxas de administração aplicadas são muito baixas e se diluem de acordo com o pagamento das prestações do negócio. São cobrados os seguintes encargos:

  • Fundo comum: este fundo é composto por todo o valor arrecadado pelas parcelas do consórcio, e destina-se a compra do bem.
  • Fundo de reserva: esse fundo funciona como uma reserva de emergência, pois é utilizado para cobrir despesas não previsíveis (se algum integrante do grupo se tornar inadimplente, por exemplo).
  • Taxa de administração: é a porcentagem cobrada pela administradora para organizar e administrar o consórcio, nesse caso o banco Itaú.
  • Seguro: é um valor que funciona como uma segurança em caso quebra de garantia no pagamento das parcelas.

Quais as vantagens?

Antes de mais nada, é importante destacar que o Itaú Consórcio é um dos modelos de crédito que mais contempla seus clientes, o que pode fazer com que seu tempo de espera diminua, deixando aquele sonho mais perto do que você esperava!

Realizando o consórcio pelo banco Itaú, você tem a liberdade de alterar alguns detalhes que podem ter mudado durante o tempo de pagamento das parcelas, desde que eles se encaixem no seu modelo de bem.

Por exemplo, digamos que no momento de assinar o contrato você tenha escolhido como meta a obtenção de um carro zero, mas ao longo do tempo percebeu que um seminovo seria mais atrativo. Com o consórcio Itaú, você pode alterar o modelo no momento da compra sem nenhuma burocracia.

Um outro exemplo: você está pagando um consórcio para comprar um imóvel, mas percebeu que é melhor reformar a casa que mora. Desde que o valor disponível em sua carta de crédito possa contemplar o valor para essa reforma, o banco Itaú libera essa mudança.

Você também pode destinar 10% do valor recebido para as despesas que surgirão ao adquirir o bem, tais como emissão de documentos, emplacamento, IPVA, seguro e várias outras. Você pode calcular estas despesas e se planejar a fim de reservar uma porcentagem do crédito para essa finalidade.

Por possuir diversas agências pelo país, o atendimento aos consorciados pode ser feito em diversos locais. Assim, você não se sentirá lesado caso ocorra algum problema. Além disso, o canal de atendimento ao cliente também é um ótimo meio para contatar o banco em um momento de dúvida ou para discutir qualquer serviço que você contratou.

Quando o assunto é preço, saiba que o Itaú Consórcio é acessível para o seu bolso. Veja os prazos e valores referentes ao consórcio de imóveis e veículos.

Consórcio Itaú Veículos 

  • Parcelas de R$ 216, 59 mensais
  • Prazo de 94 meses
  • Taxa de administração média de 0,27% ao mês e 26% no total
  • Fundo de reserva de 2%

Consórcio Itaú Imóveis

  • Parcelas R$ 356,75 mensais
  • Prazo de até 185 meses
  • Taxa de administração média de 0,13% ao mês e 25% no total
  • Fundo de reserva de 2%

Posso fazer uma simulação de consórcio?

A contratação do consórcio é feita de forma simples, seja você um cliente Itaú ou não. A etapa do preenchimento de formulários fica bem mais rápida se você já tem seus dados em mãos e já se planejou financeiramente.

Por isso, o ideal é que você analise suas condições, calcule os gastos envolvidos após adquirir o bem e faça uma simulação de crédito. As simulações ajudam a traçar uma estratégia e tiram suas dúvidas sobre o assunto.

Aqui na Zela Finanças você pode fazer uma simulação do seu consórcio para conquistar aquele sonho tão esperado! Veja, por exemplo, como é fácil:

  • Faça sua simulação: escolha o que pretende comprar, qual o valor necessário e quanto quer pagar nas parcelas;
  • Escolha a melhor oferta: um de nossos especialistas entrará em contato com você para mostrar qual o melhor consórcio para o seu planejamento;
  • Analise se o consórcio é bom para você: sua chance de ter seu crédito aprovado é maior do que em outros tipos de compras à crédito.
  • Contrate um dos consórcios oferecidos: após analisar todas as opções, contrate um dos consórcios e fique mais perto do seu sonho!

E então, quer saber mais sobre nosso simulador? Clique aqui, confira todas as ofertas e descubra se o Itaú Consórcio é o melhor para você. Se ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto, entre em contato conosco!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: