Início » Consórcio » Saiba o que é cota de consórcio e como comprar ou vender sua participação

Saiba o que é cota de consórcio e como comprar ou vender sua participação

o que é cota de consórcio

Quem acompanha as publicações do blog da Zelas Finanças provavelmente já viu algum dos nossos artigos sobre consórcio explicando como funciona o sistema e apontando prós e contras. Mas, você sabe exatamente o que é cota de consórcio e quais são os procedimentos para adquiri-la ou vendê-la?

Neste post, vamos esclarecer todos os pontos importantes sobre esse aspecto do consórcio. Acompanhe!

O que é cota de consórcio?

A palavra cota traz a ideia de pedaço ou parcela. E é exatamente isso o que é cota de consórcio: uma parte do consórcio, pertencente a cada um dos participantes.

Para explicar melhor, entenda o conceito de consórcio:

Cada uma das pessoas que estão no grupo faz um pagamento mensal com objetivo de compor o valor total da carta de crédito, que será concedida para o contemplado daquele período. Quando o grupo é formado, cada cota recebe uma numeração específica, sendo esta a identificação entre os participantes visando o acompanhamento do andamento do consórcio e dos sorteios.

Quantas cotas um consórcio tem?

O número de cotas varia de acordo com o valor total do bem, o prazo do consórcio e o número de participantes. A partir disso, a administradora define quantas cotas serão disponibilizadas.

Há uma porcentagem mínima de adesão para que o consórcio possa acontecer. Por isso, é preciso contar com pelo menos 70% do grupo. Abaixo disso, a realização fica inviável. Contudo, a realização do consórcio só começa efetivamente após a formação do grupo, o que é acompanhado e notificado pela administradora.

Como comprar uma cota?

A transferência de cota de consórcio é permitida apenas para maiores de 18 anos de idade. Pessoas a partir de 16 anos já podem registrar uma cota em seu nome, mas para isso é preciso contar com a autorização dos pais ou responsáveis. Você pode fazer a sua aquisição diretamente na sede da administradora ou pela internet. Basta ter em mãos seus documentos pessoais.

Após a autorização, pode realizar o pagamento da primeira parcela para receber a sua cota. Não esqueça de manter essas quitações em dia para participar dos sorteios e ter a chance de ser contemplado. Além disso, lembre-se de fazer simulações antes da contratação para conferir se o valor das parcelas cabem no seu orçamento e de confirmar o prazo e o valor total da carta de crédito.

  • Dica: Se você tem interesse em comprar uma cota, procure uma administradora de confiança e com histórico positivo no mercado. Para isso, uma dica é conferir as informações do nosso post sobre os melhores consórcios de 2020.

Compra de cota de consórcio em andamento

É comum que pessoas desistam do consórcio e queiram vender suas cotas. Nesse caso, o interessado pode aproveitar a oportunidade para conseguir o bem em um prazo menor do que o previsto em um consórcio ainda no início. É chamada compra de consórcio em andamento.

Essa aquisição também deve ser intermediada por uma administradora de confiança. Nessa negociação, você irá pagar o valor das parcelas já quitadas ao atual participante, e assume a quitação das cobranças restantes até o final do contrato.

Antes de fechar a compra, não esqueça de colocar tudo na ponta do lápis e verificar se o valor é viável e se realmente compensa para você fazer essa compra. Cheque também com a administradora se a cota está regular e se não há nenhum débito pendente. Esses cuidados evitam que você seja vítima de fraude.

Compra de cota contemplada

Também existe a possibilidade de adquirir uma cota já contemplada com a carta de crédito. Os cuidados são os mesmos: verificar o histórico da administradora, checar se há parcelas pendentes, avaliar os valores cobrados e a regularidade da cota.

Porém, geralmente essa negociação ocorre com a cobrança de uma taxa um pouco maior. Afinal, o participante certamente tentará obter algum lucro sobre a transferência. Não há nada errado nisso, mas vale a pena avaliar se esse é realmente um bom negócio para você.

Caso não tenha urgência de usufruir o bem, talvez entrar no início de um consórcio seja a melhor opção. No entanto, se há pressa para a aquisição, o consórcio pode ser uma alternativa mais indicada em comparação ao financiamento.

Como vender uma cota?

Agora que você já sabe o que é uma cota de consórcio e como comprá-la, também é importante conhecer a possibilidade de venda dessa participação.

Participantes que entraram em um consórcio e desistiram no meio do prazo podem repassar essa cota para outra pessoa. Se esse é o seu caso, o primeiro passo é encontrar alguém interessado na compra. Pode ser um parente, amigo, ou alguém contatado por meio de um anúncio na internet. Sabia que existem até empresas que ajudam a fazer essa intermediação, conectando pessoas interessadas em comprar e vender cotas de consórcio?

Depois, avalie o valor oferecido para compra e veja se corresponde às suas expectativas. Tome cuidado com falsos depósitos e transferências. Procure se certificar que as cotas só serão passadas para o nome da pessoa depois que o dinheiro estiver efetivamente na sua conta.

A venda da cota é uma possibilidade para quem precisa reaver rapidamente o valor já investido. Afinal, mesmo que a desistência ocorra nos primeiros meses, a devolução só ocorre mediante contemplação ou fim do consórcio.

Como transferir a cota?

Após a compra ou venda da participação no consórcio, é importante formalizar a transferência. Isso é feito na própria administradora do plano, que pode fazer algumas análises e é responsável por autorizar a transação. Entretanto, como a liberação da administradora é essencial, antes de vender ou comprar uma cota, não esqueça de confirmar em contrato se essa transferência é permitida.

Além disso, procure fazer a negociação da maneira mais formal possível. Isso dará respaldo para recorrer judicialmente caso ocorra algum problema. Isso vale tanto para cotas contempladas quanto não-contempladas. Da mesma forma, cheque débitos anteriores e formalize como esse acerto será realizado.

Você entendeu o que é cota de consórcio e todos os trâmites que envolvem compra e venda? Então, se você considera o consórcio uma boa oportunidade para alcançar seus sonhos, talvez a compra de uma cota possa abreviar sua conquista.

Aproveite e faça uma simulação online para saber mais sobre valores e parcelas ideias para o consórcio que você deseja!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: