Início » Consórcio » Simulador de consórcio: como funciona e como calcular as minhas parcelas

Simulador de consórcio: como funciona e como calcular as minhas parcelas

Conheça nosso simulador de consórcio e fique mais perto da realização do seu próximo sonho

Contratar um consórcio é uma ótima maneira de conseguir viabilizar um sonho antigo, já que esse crédito oferece boas condições de pagamento e não cobra juros. Na internet é possível encontrar opções de simulador de consórcio, saber como funciona, conseguir ter acesso a boas ofertas e parcelas acessíveis.

Quer saber mais sobre o simulador de consórcio? Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas.

O que é o consórcio?

Esse tipo de crédito vem se popularizando entre os brasileiros por seus diferenciais bastante vantajosos. O consórcio é considerado como uma poupança em grupo em que todos os membros contribuem mensalmente com um valor acordado para compra do bem desejado.

Ao entrar em contato com uma administradora e fechar o consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de consorciados e já possui sua carta de crédito. Com esse grupo, desde o primeiro mês de pagamento da prestação, é possível participar ativamente das assembleias.

As assembleias são encontros mensais realizados pela instituição responsável pelo seu consórcio para ofertar e sortear cartas de crédito e diminuir o tempo de espera de contemplação. A carta de crédito é o documento que comprova a disponibilidade do valor solicitado e apenas com ela em mãos você comprará o bem que tanto deseja.

Diferente do financiamento, o consórcio só libera o valor que você precisa após o final do pagamento das parcelas e caso não haja nenhuma parcela pendente. Com as assembleias, você pode usufruir do que foi consorciado antes do previsto e não paga a mais por isso.

Mesmo que o consórcio seja muito benéfico para sua vida financeira, antes de procurar uma administradora, é ideal que você utilize um simulador de consórcio para entender melhor como funciona esse tipo de crédito.

Ficou interessado em saber mais sobre o consórcio? Preparamos diversos artigos sobre esse tema que podem te ajudar a encontrar a melhor oferta de consórcio e te deixar mais perto do seu sonho. Clique aqui e tire suas dúvidas sobre consórcio!

Como um simulador de consórcio funciona?

Com a praticidade da internet, os simuladores de consórcio se tornaram uma ótima ferramenta para auxiliar novos clientes que querem contratar um consórcio. Ao simular valores, prestações e prazo, você pode enxergar claramente as informações necessárias para tomar sua decisão e contratar um consórcio.

Para que as ofertas de consórcio mostradas pelo simulador sejam perfeitas para sua realidade, antes de preencher os dados solicitados, faça uma pesquisa de valores. Pesquise mais sobre o bem, quais os lugares confiáveis que comercializam e qual o preço médio praticado.

Digamos que, por exemplo, você queira comprar um carro e já tenha o modelo em mente. Para que o simulador te mostre a melhor opção de consórcio, informe valores reais praticados pelo mercado. Sendo assim, a simulação fica mais verídica e você encontra a melhor oferta para o seu bolso.

A forma de utilizar um simulador de consórcio é bem simples. Você acessa o site, preenche seus dados, escolhe qual o tipo de consórcio e informa os valores. Após isso, você encontrará a opção de simulação por mensalidade ou pelo valor, decidindo entre uma delas você já encontra as opções disponíveis para o seu perfil.

Como saber se as parcelas cabem no meu orçamento?

Como já explicamos, o consórcio trabalha com um valor fixo mensal que você e os outros integrantes do grupo deverão pagar. Essa quantia corresponde a algumas taxas que são diluídas ao longo das parcelas, sendo elas: fundo comum, fundo de reserva, seguro e taxa de administração.

Fundo comum

O fundo comum é a parte responsável por juntar todo o valor que será destinado para compra do bem consorciado e ele é calculado de forma simples. Basta dividir o preço total do bem pela quantidade de meses de duração das parcelas.

Fundo de reserva

O outro fundo é destinado para cobrir eventuais situações de emergências que podem acontecer com o grupo. Esse é um tipo de fundo que não é obrigatório, portanto é calculado de acordo com o valor do bem que foi consorciado.

Seguro

Assim como o fundo de reserva, o seguro é uma taxa não obrigatória que pode ser oferecida para você no momento de assinatura do consórcio. Como o nome diz, ele traz mais segurança em casos mais graves, por exemplo a morte de um participante.

Taxa de administração

A taxa de administração funciona como o pagamento da administradora pelo trabalho realizado, cuidando do seu consórcio, organizando as assembleias, entre outras funções. Essa porcentagem é paga mês a mês, o que deixa o valor mensal destinado para a taxa menor.

Esses encargos fazem toda a diferença no momento de verificar os valores no simulador do consórcio. Eles que mostrarão se vale a pena ou não ter um consórcio dessa ou daquela administradora.

Vale ressaltar que há instituições que cobram a taxa de adesão, mas esse tipo de encargo deve ser descontado diretamente da taxa de administração. Caso a empresa não consiga fechar um grupo de consórcio, você pode solicitar a devolução do valor.

O simulador de consórcio apresenta todas as porcentagens referentes a cada um dos fundos e taxas, a fim de oferecer possibilidades para você entender onde está indo seu dinheiro no momento que paga a parcela do consórcio.

Quais as vantagens de simular o consórcio antes de fechar o negócio?

O simulador de consórcio é uma ferramenta super fácil e acessível para quem quer contratar um consórcio. Por isso, visitá-lo antes de fechar o contrato te permite ter mais capacidade de negociação. Veja a seguir algumas vantagens de utilizar o simulador antes de escolher o seu consórcio!

Saber quais as taxas que estará pagando

Ao entender o que é taxa de administração, fundo de reserva e fundo comum, você saberá quantos por cento da sua prestação está sendo destinada a esse fundo e como eles são importantes para manter a gestão do grupo.

Desse modo, caso você encontre alguma administradora que pratique preços exorbitantes, saberá que essa não é a melhor escolha. Por isso, verifique os preços e realize as suas projeções para não sofrer. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo.

Calcular as prestações

O simulador de consórcio é de grande ajuda quando se trata de prazos e prestações. Assim, você verá o valor fixo das parcelas do consórcio com essa ferramenta. Além disso, ainda saberá quantas parcelas serão necessárias para pagar todo o bem.

Programar o seu orçamento

Além de te informar sobre os valores e taxas, essa é uma ótima oportunidade para programar o seu orçamento e melhorar sua relação com dinheiro. Ao ter acesso às informações do seu consórcio pelo simulador, você pode estruturar suas economias e organizar seu orçamento

Se você quer começar a ser mais organizado financeiramente e não sabe como, leia nossos artigos sobre gestão financeira pessoal, saiba como organizar as finanças e comece a ter controle do seu orçamento!

Onde encontro um simulador de consórcio?

A internet está repleta de sites que disponibilizam simuladores de consórcio, porém é importante que você encontre uma empresa de confiança e responsável para realizar a sua simulação.

Aqui na Zelas Finanças você encontra o simulador de consórcio ideal para sua necessidade. Nós trabalhamos com as melhores condições de consórcio e com consultores especializados em consórcios que te mostrarão as melhores ofertas do mercado!

E então, entendeu como funciona o simulador de consórcio? Realize aqui a sua simulação de consórcio!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: