Início » Dicas » Alugar ou comprar apartamento: o que preciso saber?

Alugar ou comprar apartamento: o que preciso saber?

Alugar ou comprar apartamento? Saiba mais sobre as opções

Morar em um apartamento é o sonho de muitos jovens que buscam mais independência e querem iniciar um novo ciclo em sua vida. Além de procurar o imóvel, é ideal saber o que é mais vantajoso para o seu bolso, analisando as possibilidades de alugar ou comprar um apartamento.

Para que você conheça mais sobre esse assunto, vamos te mostrar as diferenças e vantagens entre alugar e comprar um apartamento. Boa leitura!

Alugar ou comprar um apartamento?

Para esse tipo de negociação, não existe resposta certa. Analisar e tomar a decisão mais correta vai depender apenas do seu momento de vida e das suas ambições para o futuro. Veja se você terá a possibilidade de mudar de cidade daqui a alguns anos, se irá constituir família e outros detalhes que devem ser observados com atenção.

Saiba que, ao optar por viver em imóveis alugados, você poderá não conseguir construir um patrimônio e não terá tanta autonomia para decidir o que fazer com imóvel. Dependendo do proprietário, até uma simples pintura no apartamento pode se tornar um grande problema.

Ao comprar um apartamento você precisa ter um planejamento financeiro bem estruturado para arcar com todos os custos envolvidos. Além disso, dependendo da forma de pagamento, essa dívida pode se estender por alguns anos e comprometer o seu orçamento futuro.

Alugar um apartamento

Uma das maneiras mais simples de sair das casa dos pais e começar uma independência financeira é morar em um imóvel alugado. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que esse tipo de negócio é como estar jogando dinheiro fora, mas alugar um apartamento tem suas vantagens. Por exemplo:

Iniciar uma reserva financeira

Pagar o aluguel de um apartamento é mais barato que custear as parcelas do financiamento ou empréstimo. Por isso, ao optar por morar de aluguel, você consegue criar uma reserva financeira para emergências ou para investimentos.

Porém, você só conseguirá aproveitar essa vantagem caso o valor do aluguel, IPTU e do condomínio corresponda até 20% da sua renda total. Se você não tem tanto dinheiro disponível, não descarte a possibilidade de um colega de quarto, assim o aluguel fica mais acessível para ambas as partes e você ainda consegue um bom valor para investir.

Sofrer alguma mudança de planos

Para quem está no início de carreira e ainda não tem tanta certeza do futuro, alugar um apartamento para morar por um tempo pode ser uma ótima opção. Digamos que você queira viajar para trabalhar ou estudar fora do Brasil. Com um imóvel alugado fica mais fácil se organizar para essa viagem sem ter dor de cabeça com o contrato.

Nesse tipo de negociação, os contratos podem ser adaptados para sua rotina já que possuem duração variável e, caso você não queira renovar o acordo, não terá muitos problemas. Essa facilidade é uma aliada, pois te ajuda a se estruturar economicamente visando algum objetivo maior.

Flexibilidade

Como os contratos podem ser adaptados para a sua rotina e momento de vida, alugar um apartamento é bem mais flexível do que arcar com as parcelas da compra. É possível encontrar bons imóveis por temporadas e até negociar o pagamento do aluguel para prestações mais acessíveis.

Comprar um apartamento

Conseguir um patrimônio para garantir segurança no futuro é uma das maiores realizações na vida de muitas pessoas. Esse tipo de compra envolve uma grande quantidade de dinheiro e leva um certo tempo para ser concluída, mas também possui seus benefícios.

Segurança

Podemos dizer que comprar um apartamento é um investimento seguro, principalmente para quem busca um futuro confortável. Os imóveis passam por correções em seus valores, visando refletir no preço a qualidade da estrutura e da região em que o apartamento se encontra.

Além disso, sua segurança pessoal e de sua família é uma das prioridades do condomínio.

Renda extra

Ao comprar um apartamento, você possui uma chance de conseguir conquistar uma renda extra, pois pode colocar o imóvel em questão para aluguel. Suponhamos que o seu apartamento esteja localizado em uma região movimentada da cidade; a procura de imóveis para aluguel nesses lugares geralmente é alta e, caso você não esteja utilizando o apartamento, essa é uma boa alternativa para ter um valor a mais no orçamento.

Outra possibilidade é alugar o seu imóvel em alguma temporada, por exemplo se você possuir um apartamento em frente à praia. Nesse caso, é possível fechar uma boa quantidade de dias por um preço justo tanto para você quanto para os inquilinos.

Financiar a compra

Muitas pessoas têm o desejo de comprar a casa própria, mas nem sempre conseguir o apartamento dos sonhos é tão fácil assim. Para dar uma ajuda, diversas instituições financeiras oferecem opções de financiamento de imóveis que podem ser uma grande aliada para realização desse objetivo.

O financiamento e empréstimo para custear a compra de apartamentos está cada vez mais popular e você pode encontrar condições bastante acessíveis ao seu bolso. Para solicitar esse serviço, faça a soma do valor total que precisa, analise a urgência dessa necessidade, planeje sua renda e procure uma instituição de confiança.

Todo o processo é bastante simples e rápido, mas por conta dessa facilidade os financiamentos e o empréstimo pessoal costumam atrelar juros altos as parcelas. Esses juros podem triplicar o valor final do seu apartamento, o que pode não ser a melhor escolha no momento.

Para quem não quer sofrer com taxas tão grandes, os empréstimos consignados e com garantia conseguem amortizar boa parte da porcentagem de encargos. Isso só é possível pois nessas modalidades o banco tem mais segurança em te emprestar o valor solicitado e abaixa os juros para que você possa efetuar os pagamentos sem problemas.

Um outro modelo de negócio para comprar um apartamento é pelo consórcio. Esse tipo de crédito não cobra juros e consegue ser mais acessível que qualquer outro serviço desse segmento.

Infelizmente, o consórcio é indicado para quem quer realizar a compra do imóvel a longo prazo, já que você só é aprovado para comprar o apartamento após a quitação de todas as parcelas.

Alugar ou comprar um apartamento possui sua vantagens e desvantagens. Então agora que você já conheceu todos os detalhes e possibilidades que cada uma das opções te trazem, analise bem sua realidade e realize esse sonho!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.