Início » Dicas » Melhores bairros de BH (Belo Horizonte) para morar

Melhores bairros de BH (Belo Horizonte) para morar

conheça aqui os melhores bairros de bh para viver com tranquilidade

A capital mineira é uma cidade em constante efervescência e já é o lar de mais de 2,5 milhões de pessoas. Nas últimas décadas, vem passando por um processo de verticalização, assim como em outras grandes capitais brasileiras, o que aumenta as possibilidades de prédios e apartamentos para morar. Ao pesquisar sobre os melhores bairros de BH, é importante saber o que você busca para o seu estilo de vida.

Um fato importante é que Belo Horizonte é subdividida em 9 regiões administrativas, que gerenciam mais de 480 bairros. Como toda cidade grande, BH oferece diferentes alternativas, então no post de hoje iremos te ajudar a entender quais são as melhores opções para o perfil que você procura. Fique com a gente até o final do texto!

Funcionários

Este é um dos bairros de Belo Horizonte mais desejados de se morar. Ele leva esse nome porque foi criado para hospedar os trabalhadores que ajudaram a construir a capital mineira no século XIX.

Originalmente possuía muitos casarões antigos, mas nos anos 1980 começou a ser revitalizado e diversos prédios residenciais e comerciais passaram a surgir. Ainda tem uma estrutura clássica de ruas largas, praças e muitas árvores.

A localização é central, o que faz com que o bairro conte com uma vasta opção de transporte público, além de ser atravessado pelas principais vias de acesso da cidade. Abriga a Praça da Liberdade e o Circuito Cultural, com alguns dos museus mais importantes do estado.

É um bairro com imóveis de padrão elevado, normalmente desejado por famílias que buscam qualidade de vida e fácil locomoção no dia a dia.

Savassi

Principalmente na última década, a Savassi começou a chamar atenção pela vida noturna. São inúmeros os bares e restaurantes que espalham mesas pelas calçadas, caindo no gosto de um público mais jovem.

Mas esse bairro de BH vai além de uma noite agitada. A Savassi fica super bem localizada, sendo muito próxima do centro da cidade. É ótimo para quem gosta de fazer as tarefas do dia a dia a pé, pois, além de ser uma região segura, é também bem pavimentada, limpa e arborizada.

A Savassi é vizinha do bairro Funcionários (uma emancipação dele, na verdade, feita em 2006), então faz parte de uma região tradicional e central do município, ganhando um perfil mais atualizado e moderno nos últimos tempos.

Quem opta por morar nessa região tem uma infraestrutura completa de comércio e serviços, além das atrações culturais e de lazer que também são próximas. O bairro é cortado por algumas das principais vias como Av. Cristóvão Colombo, Av. do Contorno, Av. Getúlio Vargas e Av. Álvares Cabral.

Belvedere

Construído em um dos pontos mais elevados de Belo Horizonte, o Belvedere tem um diferencial que nenhum outro bairro do município possui: a média de temperatura pode ser de até 3°C menor. O clima mais ameno acontece justamente pela altitude da região, que também proporciona algumas das mais belas vistas da cidade.

Foi um bairro projetado para evitar alagamentos, então uma das prioridades foi investir em muita vegetação. Os espaços ao ar livre, com muita natureza no entorno, são um dos principais pontos para os moradores.

Por ali, cresce o foco nos prédios de alto padrão e com áreas de lazer. O Belvedere é considerado um bairro tranquilo, não tão agitado quanto outros bairros centrais de BH. Ainda prevalece ali a ideia de qualidade de vida e comodidade.

Abriga o famoso BH Shopping, e tem como vias principais as avenidas Nossa Senhora do Carmo, Afonso Pena, Raja Gabaglia, Barão Homem de Melo e o Anel Rodoviário.

Santa Efigênia

A história deste tradicional bairro belo-horizontino começa com a construção do quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em 1887, e recebe o nome de Santa Efigênia, a padroeira dos militares.

Hoje esse é um dos bairros mais desejados da Zona Leste de BH, por sair um pouco do circuito Centro-Sul, mas sem se afastar da região. É conhecido por ser o bairro que abriga os mais importantes hospitais do município, além de muitas clínicas e consultórios médicos.

Possui ruas tranquilas, que muitas vezes lembram cidades do interior, mas também tem pontos agitados como o Boulevard Shopping e os teatros Marília e da Maçonaria. O bairro é tradicionalmente residencial, seguro e com paisagens bem cuidadas.

Uma das principais vantagens é a facilidade no transporte. Ou seja, são diversas as linhas de ônibus que compreendem o bairro, além da estação de metrô Santa Efigênia. E para quem gosta de uma vida mais prática e saudável, há também a possibilidade de pedalar pelas ciclovias do bairro.

Sion

A qualidade de vida é a principal característica do Sion, que é o bairro da capital mineira com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Muito disso se dá porque nos últimos 30 anos o bairro cresceu e investiu na valorização da infraestrutura e integração com a mata nativa.

O verde é o pano de fundo principal, o que dá à área muitas oportunidades de atividades ao ar livre. A principal delas é a Mata das Borboletas, para quem é fã de trilhas ecológicas, ou então a própria Avenida Bandeirantes, ponto de encontro de atletas para prática de exercícios físicos.

O bacana é que, embora seja um bairro de Belo Horizonte predominantemente residencial, as opções de comércio e serviços são muitas, aumentando o conforto e a comodidade de quem opta pelo Sion.

Novos prédios residenciais surgem na região, o que facilita a busca de novos moradores por apartamentos. Algumas das principais vias são a Nossa Senhora do Carmo, Av. do Contorno e Av. Afonso Pena.

Agora que você já conhece os melhores bairros de BH, talvez o próximo passo seja começar a estudar as melhores formas de realizar o sonho do imóvel próprio. E, acima de tudo, você pode contar conosco! Para sua organização financeira, confira nosso post sobre as principais características e diferenças entre financiamento ou consórcio. Então não perca tempo e comece a planejar o futuro!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: