Início » Dicas » Melhores bairros de Curitiba para se morar!

Melhores bairros de Curitiba para se morar!

Venha conhecer os melhores bairros de Curitiba

Referência em qualidade de vida e eleita em 2020 uma das cidades mais felizes do Brasil, a capital paranaense vem despertando interesse de cada vez mais brasileiros que buscam bem-estar e conforto. Venha conhecer os melhores bairros de Curitiba para se morar e encontrar mais prosperidade em seu futuro lar. Confira!

Quais os principais pontos para serem considerados na hora de escolher uma nova cidade?

Buscar novas oportunidades na vida pessoal e profissional é natural. E procurar por capitais mais desenvolvidas para alcançar esses objetivos também! Mas, como toda mudança é preciso calma, planejamento e muita pesquisa, afinal, você não quer ser pego desprevenido e acabar passando por apertos.

Procure informações sobre segurança, educação, infraestrutura, mercado de trabalho, transporte e tudo que achar relevante. Caso algum desses pilares não seja bom, sua estadia pode ser prejudicada e a mudança se tornará uma dor de cabeça.

Se você é estudante ou está começando sua carreira, verifique bairros próximos a instituições de ensino e prédios comerciais. Assim você não terá que se preocupar com o trânsito e poderá usar o transporte público para se locomover.

A mudança também pode acontecer em família, o que direciona a sua pesquisa por bairros mais seguros e com boas escolas por perto. Dependendo da quantidade de integrantes, será mais benéfico procurar por casas mais amplas e bairros que possuam praças e parques públicos de qualidade para o divertimento da família.

Em ambos os casos, é preciso considerar dois fatores importantes: custo-benefício e segurança. Esses fatores impactam diretamente a sua rotina e podem trazer prejuízos ao seu planejamento familiar.

Antes de decidir o lugar, visite o bairro, fale com os moradores, frequente os comércios e calcule a média de gastos que terá que arcar após a mudança. É interessante fazer uma visita em diversos horários e em diferentes dias.

Dessa forma, você sentirá como é o bairro, se o barulho da rua pode te atrapalhar, se ele é bem iluminado, se há hospitais, delegacias, supermercados e outros tipos de comércio. Pesquise bem sobre todos os dados que achar de seu interesse e avalie quais as melhores opções que cabem no seu bolso. 

Por que devo considerar Curitiba como meu novo endereço?

Com os recentes acontecimentos, nunca se falou tanto sobre a qualidade de vida dentro de casa. Por conta do isolamento social, nossa casa é também o lugar de trabalho e um refúgio para descanso.

Querendo sair da loucura nas grandes capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, muitas pessoas estão escolhendo municípios mais tranquilos e seguros para morar. Curitiba vem sendo muito procurada por aqueles que querem equilibrar o bem-estar, em uma capital com um alto Índice de Desenvolvimento Humano Urbano para Longevidade, IDL, com uma ótima infraestrutura nos setores da educação, saúde, saneamento básico, renda e expectativa de vida alta.

A capital paranaense foi eleita uma das 26 cidades mais felizes do Brasil e, mesmo sendo o município mais populoso da região sul, é lembrada por ser calma e tranquila. Sua atividade econômica está focada principalmente no comércio e na prestação de diversos serviços.

A cidade conta com diversos pontos turísticos que encantam os visitantes, pois encontram diversas atividades e pratos típicos para se apaixonar completamente por Curitiba e refletir uma mudança de endereço.

Quais os melhores bairros de Curitiba?

Curitiba pode ser um ótimo destino para turismo e também para morar permanentemente. Veja a seguir os três melhores bairros da capital paranaense para se instalar e iniciar uma nova etapa da sua vida!

Cabral

Cabral é um dos bairros mais arborizados de Curitiba, com fácil acesso ao centro da cidade. Com muitas escolas e comércios, é uma ótima escolha para quem precisa deixar os filhos em creches ou instituições de ensino.

É um dos bairros mais antigos da cidade, mas conseguiu se repaginar para atender as necessidades dos moradores mais jovens. Conta com um terminal de ônibus que cruza a região metropolitana da cidade e outros bairros.

Para quem gosta de passeios educacionais, o bairro conta com parques e museus, incluindo o Museu Oscar Niemeyer, o MON. Em volta do museu, é possível encontrar diversos restaurantes e espaços amplos para reunir os amigos.

Água Verde

Também conhecido como um bairro tradicional da cidade, Água Verde é uma ótima escolha para quem deseja morar em um lugar mais tranquilo e com maior contato com a natureza. Está próximo de outros bairros importantes de Curitiba e a maioria dos imóveis presentes no bairro são residenciais.

Além dessas vantagens, Água Verde é reconhecida por sua segurança. Por isso, há uma alta procura por casas e apartamentos na região, o que pode ser benéfico para você que está pensando em residir por lá.

Bigorrilho

Conhecido por ser relativamente pequeno, mas cheio de sofisticação e com ótimas alternativas de moradia. O maior destaque desse bairro é o bom fluxo de trânsito e a ótima pavimentação das ruas e avenidas. Além disso, Bigorrilho também conta com parques e praças repletas de árvores e paisagens mais verdes.

Quais as vantagens de se morar em Curitiba?

As vantagens de morar em algum bairro de Curitiba são muitas! Por isso, vamos listar alguns deles para deixar sua decisão ainda mais fácil. Acompanhe!

  • Apesar de ser uma das cidades mais frias do Brasil no inverno, Curitiba apresenta um clima confortável durante o ano;
  • A capital conta com diversos parques em seus bairros, com áreas de lazer e muitas árvores;
  • No geral, o seu trânsito é bom, sem grandes engarrafamentos fora dos horários de pico;
  • Existem várias unidades de saúdes espalhadas pelos bairros;
  • Por conta do grupo de montanhas próximas à cidade você pode fazer trilhas, escaladas e outros tipos de atividades relacionadas

Depois de tantas vantagens, fica difícil não pesquisar um imóvel nos bairros de Curitiba. Por isso, não perca tempo e planeje a sua mudança para manter uma alta qualidade de vida em um lugar confortável!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: