Início » Dicas » Os melhores bairros de Fortaleza para se viver!

Os melhores bairros de Fortaleza para se viver!

Conheça aqui os melhores bairros de Fortaleza

O nordeste brasileiro é sempre lembrado por suas lindas paisagens e pontos turísticos de tirar o fôlego dos turistas. Uma das cidades mais visitadas do nordeste é Fortaleza, popularmente conhecida por suas praias e pela culinária local. Se você está pensando em se mudar e tem a capital do Ceará como destino, conheça os melhores bairros para se morar em Fortaleza!

O que fazer antes da mudança?

Mudanças significam novos ciclos e novas oportunidades, por isso devem ser planejadas com antecedência para evitar problemas inesperados. É ideal que você não deixe nada para última hora, iniciando a organização das coisas que menos utiliza no dia a dia como: CDs, DVDs, louças de cozinha, fotografias, entre outros itens.

Nesse mesmo período do início da organização, avise empresas que utilizam os correios para enviar contas ou revistas ao seu endereço. Em outras palavras, é essa comunicação o que irá garantir que suas encomendas não sejam entregues no local errado e evitando contratempos. 

Faça um pequeno cálculo de quantos dias restam até a data da mudança definitiva para evitar o transporte de comida e líquidos. Contudo, não é indicado fazer a compra do mês faltando alguns dias até o transporte dos seus bens. Isso não economiza espaço e alguma embalagem pode se abrir no trajeto, sujando e atrasando a sua instalação no novo imóvel.

Você não pode esquecer de avisar ao condômino, ao porteiro e ao síndico sobre sua mudança. Afinal, isso será importante para a logística de entrega dos seus pertences à empresa de mudanças. Dessa forma, é possível reservar um elevador e um espaço em frente ao prédio para o caminhão estacionar tranquilamente.

Se a mudança for para um bairro ou alguma cidade próxima, o processo ficará mais simples. Mas se, por acaso, você está saindo do seu estado e partindo para outro canto do país, todo o trâmite pode ser mais trabalhoso.

Como escolher um bairro em Fortaleza?

Antes de decidir quais os melhores bairros de Fortaleza, reflita se a sua condição financeira e a sua rotina estão de acordo com esses planos. Avalie todos os custos envolvidos: envio dos seus bens e da sua família, compra ou aluguel do imóvel, orçamento para se manter no bairro, e outros itens que demandam uma quantidade considerável de dinheiro.

Com essa etapa finalizada, avalie a cidade no geral e específico. Ou seja, anote as vantagens e desvantagens, verifique se há comércios, hospitais, supermercados, farmácias, pontos de ônibus ou estações de metrô, em qual região fica o seu trabalho e quais as instituições de ensino por perto.

Para garantir um bom negócio, visite a região, ande pelos pontos principais da cidade e converse com os moradores. Eles poderão ser uma ótima fonte de informações sobre o município e até dar dicas sobre os melhores estabelecimentos do local.

A pesquisa é uma ótima forma de juntar informações relevantes sobre a cidade e o estado. Essa fase pode te ajudar a calcular os gastos envolvidos e ainda pode permitir a criação de um planejamento financeiro completo, para que seus gastos sejam controlados e que a mudança possa prosperar.

Por que escolher Fortaleza?

O nordeste está recheado de estados e cidades históricas, mas a cidade de Fortaleza é uma das mais queridas. Com pontos turísticos incríveis, é possível encontrar bons imóveis com ótimas paisagens da janela, garantindo uma maior inspiração e até uma boa qualidade de vida para você e sua família.

Para quem não admira muito o clima frio, Fortaleza é uma ótima opção, pois mesmo nas estações mais frias a cidade continua com temperaturas mais altas. Além disso, um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Beach Park, fica na cidade.

A cultura nordestina é muito presente na capital cearense, com inúmeros artistas de rua, shows à beira mar, além de uma arquitetura encantadora. A cidade também conta com um Centro de Turismo repleto de artigos típicos do Ceará bem como do nordeste do Brasil.

Além disso, para quem procura um bom restaurante, Fortaleza está repleta de opções que servem todo o tipo de comida. Os pratos regionais fazem sucesso e você pode se encantar com a gastronomia local e por outros atrativos que só Fortaleza é capaz de oferecer.

A qualidade de vida é um ótimo motivo para você escolher a cidade que conta com uma ótima infraestrutura de transporte e não sofre com congestionamentos caóticos. Nesse sentido, Fortaleza conta com preços acessíveis em seus serviços e até o mercado imobiliário oferece bons imóveis por preços justos.

A capital cearense vem apresentando boas oportunidades de negócio e trabalho. Seu crescimento econômico está aumentando ano após ano, atraindo muitos investidores e trabalhadores em busca de mudanças. 

Quais os melhores bairros de Fortaleza?

Agora que você já conhece um pouco sobre a rotina da cidade e o que deve fazer para que a sua mudança ocorra sem tanta dor de cabeça, veja a seguir os melhores bairros de Fortaleza e escolha seu futuro endereço!

Aldeota

O bairro Aldeota é um dos centros comerciais de Fortaleza. Do mesmo modo que oferece shoppings, supermercados, comércios em geral, também conta com escolas, faculdades e outras instituições de ensino.

Conhecido como um dos bairros mais nobres da cidade, está localizado na zona norte e ainda possui uma grande praça utilizada para descanso e prática de atividades físicas. Antes de mais nada, o bairro oferece um ótimo atendimento de saúde, contando com dois hospitais e outros serviços relacionados.

A praia mais próxima fica a 3km de distância e é a Praia de Iracema, o que pode ser vantajoso para quem quer sair do trabalho e entrar em contato com a natureza. Por isso, considere o Aldeota na hora de escolher sua casa.

Cocó

O bairro do Cocó é uma ótima alternativa para quem precisa morar bem e estar perto da natureza, pois nessa região está localizado o Parque Ecológico do Cocó, um dos maiores parques da américa latina e o maior parque ecológico do Brasil. Isso deixa a região recheada de áreas verdes, perfeitas para descanso.

A região está repleta de instituições de ensino, conta com hospitais, comércios variados, e edifícios modernos com apartamentos confortáveis. Para completar, você encontra shoppings, restaurantes e outros serviços de ótima qualidade.

Fátima

Um dos bairros mais tradicionais de Fortaleza, Fátima tem fácil acesso aos outros bairros da cidade e conta com apartamentos mais acessíveis.

O bairro possui muitos prédios comerciais, o que pode facilitar o seu transporte entre casa e trabalho. Conta com serviços essenciais como: farmácias, restaurantes, hospitais, supermercados, escolas, entre outros tipos de comércios e lojas.

Vias importantes da cidade de Fortaleza cortam o bairro, como a Avenida dos Expedicionários e a Avenida Borges de Melo. Parte da BR-116 também passa pelo bairro, então o movimento é constante e pode ser ideal para quem tem uma rotina mais agitada.

Quais as vantagens de morar em Fortaleza?

Para ajudar a sua escolha para residir em algum bairro de Fortaleza, vamos deixar uma pequena lista das maiores vantagens de morar na capital do Ceará:

  • Custo de vida mais acessível;
  • Alto IDH, Índice de Desenvolvimento Humano;
  • Culturas regionais ricas;
  • Educação de qualidade, tanto no ensino básico quanto superior;
  • Qualidade de vida;
  • Mais ofertas de trabalho;
  • Amplo sistema de transporte público;
  • Sistema de saúde de qualidade, entre outros

Considere mudar para o nordeste e visite os bairros de Fortaleza para garantir uma mudança eficiente e prazerosa. Então inicie sua pesquisa e planejamento hoje mesmo. Fortaleza te espera!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: