Início » Dicas » Goiânia: quais os melhores bairros para se viver?

Goiânia: quais os melhores bairros para se viver?

Conheça aqui os melhores bairros para viver em Goiânia e faça sua mudança

Sair da cidade grande é um dos sonhos de muitas pessoas que estão cansadas da rotina agitada e buscam ares mais calmos. No Brasil existem várias capitais tranquilas e que oferecem uma maior qualidade de vida. E quem quer morar em um município super desenvolvido com ares de interior precisa conhecer os melhores bairros de Goiânia!

Acompanhe a leitura e escolha seu próximo endereço!

Quando pensar em me mudar de cidade?

Morar em locais agitados e barulhentos pode dificultar seu descanso e bem-estar. Principalmente se o seu trabalho fica em outra região da cidade e você precisa pegar transporte público para chegar ao seu destino. Todas essas situações mais específicas são pontos importantes da sua rotina e serão influenciadas caso você esteja com muito estresse acumulado.

A sua família é também um dos fatores decisivos para a mudança e escolha da nova cidade. Grandes cidades tendem a possuir mais poluição do ar e sonora, além de horas de trânsito e muita correria, mas alguns bairros em capitais como Goiânia podem ser centrais e mais confortáveis para sua rotina.

Ao pensar em mudar de cidade, você precisará avaliar bem mais que a qualidade de vida que deseja ter para si e para sua família. Será necessário um momento de reflexão e análise pessoal e financeira, já que seu orçamento pessoal é importante para saber como e para onde você irá.

Antes de decidir o lugar e se apaixonar por cada canto, tenha uma organização financeira, anote os gastos e ganhos, calcule a receita total do mês que a sua família possui e estabeleça um objetivo em comum, nesse caso a realização da mudança sem precisar de crédito. Esse é o primeiro passo para iniciar uma nova vida sem dívidas e em uma nova cidade.

Além da organização financeira, o que mais levar em consideração?

Com essa organização realizada, calcule o tamanho da mudança se atentando aos seguintes questionamentos:

  • A mudança será feita aos poucos ou de uma vez?
  • Vou morar em um apartamento ou casa?
  • Esse imóvel será alugado?
  • Quanto precisarei para me manter sem dificuldades?
  • Qual o custo de vida do local? 
  • Meu trabalho pode me acompanhar na mudança?
  • Qual a melhor cidade para minha rotina?
  • Minha família terá suas necessidades atendidas nesse local?

Essas perguntas podem te ajudar a decidir como realizar a mudança, quanto será gasto com isso e quando começar a organizar seus bens para a viagem. É importante que, caso não seja possível realizar essa mudança tão depressa, você não desanime! Inicie um planejamento para alcançar esse sonho o mais breve possível.

Por que escolher viver em Goiânia?

Você sabe e não é surpresa para ninguém que o dia a dia das grandes capitais é bastante corrido, exaustivo e, dependendo da ocasião, até perigoso. Visando um maior conforto, qualidade de vida e segurança, é natural pensar em realizar uma mudança para municípios mais calmos e que possuam uma boa infraestrutura para atender todas as suas necessidades.

Várias pessoas estão buscando cidades em outros estados, com o intuito de trabalhar melhor e zelar pela saúde física e mental. Uma capital em ascensão, Goiânia está repleta de vantagens para quem deseja morar em uma outra região do Brasil e aproveitar tudo o que ela pode oferecer.

Goiânia é a capital de Goiás, está localizada no centro do estado e sua arquitetura tem influência direta pelo estilo artístico como Art Decó. A região está localizada no cerrado brasileiro e possui um alto índice de área verde por habitante do Brasil em toda a cidade.

Infraestrutura, natureza e tranquilidade

A capital pode ser conhecida como uma cidade grande com um clima de interior, justamente por sua tranquilidade. Além disso, os moradores são cordiais e o trânsito nas vias principais não é tão carregado, evitando horas parado no engarrafamento. Goiânia ainda conta com ruas planas e a presença de ciclovias e ciclorrotas para quem usa bicicleta em sua rotina.

Como já dissemos, a influência da Art Decó traz um charme à parte para a cidade. Goiânia possui grandes monumentos históricos, casarões e edifícios espalhados pelas ruas e regiões, contando também com pontos turísticos como por exemplo: a Praça Cívica, o Teatro Goiânia e o Grande Hotel.

Para os amantes de feiras de rua, os bairros de Goiânia estão recheados delas! Cada uma dessas feirinhas tem uma especialidade. Seja para artesanatos ou comidas típicas, todos os gostos estarão muito bem servidos. A feira mais famosa é a conhecida Feira Hippie, considerada a maior feira livre da América Latina.

O interior do estado, por sua vez, é bastante disputado por aqueles que desejam ainda mais calmaria e descanso. São várias opções de passeios, em chapadas e bairros coloniais, sendo proveitoso para quem quer conhecer mais de Goiás sozinho ou com a família. 

Um outro atributo positivo que destaca a capital é a presença de vários parques, o que deixa os bairros de Goiânia bem mais verdes. O Parque do Cerrado e o Flamboyant são famosos por seu grande espaço e ótimas opções para realização de exercícios e outras atividades físicas.

O custo de vida da cidade é bem acessível que em outras capitais. O preço de apartamentos nos bairros mais centrais de Goiânia é bem mais barato, atraindo muitos investidores e novos moradores. Ou seja, isso pode interferir diretamente no custo-benefício da cidade, proporcionando maior qualidade de vida com pouco.

Quais os melhores bairros de Goiânia?

Após conhecer um pouco mais sobre a cidade, vamos te apresentar os três melhores bairros de Goiânia para se viver!

Setor Oeste

Para quem quer morar em um bairro mais tranquilo de Goiânia, o Setor Oeste é a escolha ideal. Bem servido de comércios, serviços, saúde e outros tipos de loja, é uma ótima região para aqueles que possuem uma vida mais agitada e ainda prezam por calmaria e boas opções de lazer.

O Setor Oeste está localizado entre o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas, pontos perfeitos da cidade para quem quer realizar atividades ao ar livre com a família toda. Esse bairro também abriga o Zoológico de Goiânia, ótimo para passeios em época de férias ou finais de semana.

Antes de tudo, o bairro possui uma alta concentração de bancos, escolas, hotéis e supermercados, sem deixar de ser uma das regiões mais verdes da capital do estado. Portanto, analise se o Setor Oeste é uma boa escolha para balancear sua rotina, seu bem-estar e o custo benefício de morar nesse local.

Setor Bueno

O Setor Bueno é um dos bairros mais antigos da capital goiana, sendo um dos mais seguros para se viver e um dos melhores para se morar. A cidade foi projetada em seus mínimos detalhes, por isso, é comum existir a palavra “setor” para nomear os bairros. No caso do Setor Bueno, o bairro se destaca por sua modernidade.

Aos estudantes, o bairro está cercado de instituições de ensino, desde o básico até o superior e essa região também possibilita a facilidade de acesso para outras regiões da capital. Como resultado, é comum uma maior quantidade de trânsito nos horários de pico, mas nada que se compare às outras capitais do Brasil.

Você pode encontrar casas e apartamentos na região, o que não anula a alta qualidade de vida que seus moradores podem usufruir, de forma calma e prazerosa. Nesse sentido, é possível encontrar também bancos, supermercados, lojas e outros serviços no bairro, que conta com ruas arborizadas e tranquilas.

Jardim Goiás

O Jardim Goiás é uma das regiões mais nobres de Goiânia, sendo bastante valorizado pelo mercado imobiliário da área. O bairro é o que conta com o maior número do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM, o que tornou o local ainda mais disputado.

Para quem deseja morar em uma região segura e usufruir de bons serviços, o Jardim Goiás é uma das melhores escolhas e merece a sua atenção! O bairro abriga a PUC-Goiás, uma das maiores universidades do estado e do país. Por isso, a região está se modernizando mais e já conta com um shopping center e o estádio de futebol Serra Dourada.

Então agora que já conhece as maiores vantagens de morar em um bairro de Goiânia, analise a melhor opção para você e sua família. Sua qualidade de vida vai prosperar e será mais fácil aproveitar os momentos de lazer!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: