Início » Dicas » Os melhores bairros de Guarulhos para morar

Os melhores bairros de Guarulhos para morar

Conheça os melhores bairros de Guarulhos para viver pertinho de São Paulo

Localizada na região metropolitana de São Paulo, Guarulhos é uma cidade conhecida nacionalmente como a sede de um dos principais aeroportos internacionais do Brasil. Por ser um local com grande trânsito de pessoas, o município está se tornando um local procurado e é importante saber quais são os melhores bairros de Guarulhos para se viver.

Nos tópicos a seguir nós vamos revelar quais são as melhores opções de moradia em Guarulhos, cidade com mais de 1,3 milhão de habitantes que faz divisa com a capital paulista. O município é uma das principais economias do estado de São Paulo e a 12ª cidade mais rica do país.

Macedo

Considerado um dos bairros com melhor infraestrutura de Guarulhos, o Macedo tem alta qualidade de vida, com ruas seguras e bem iluminadas. É comum ver moradores usando as ruas para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta no fim do dia, principalmente nas imediações do Bosque Maia. São tantas as opções de lazer no parque que ele recebeu o apelido de Mini Ibirapuera.

Macedo é um bairro residencial guarulhense onde é possível fazer as tarefas básicas do dia a dia sem precisar de carro. Encontra-se entre vias importantes como a Tiradentes e a Monteiro Lobato, e há grande número de ônibus percorrendo o bairro.

Vila Augusta

Localizado ao lado do centro da cidade, a Vila Augusta é uma boa opção para quem deseja ter acesso facilitado à capital, já que esse bairro de Guarulhos faz divisa com a Zona Norte de São Paulo.

É considerado um dos melhores bairros para morar em Guarulhos por ter bons imóveis disponíveis e por ser uma região completa. Tradicionalmente era uma área residencial, mas, com o aumento de moradores, a Vila Augusta viu o número de lojas, mercados, escolas e outros serviços crescer bastante.

É uma região movimentada, pois além das casas e apartamentos, há também escritórios e prédios comerciais. O transporte público também oferece diversas opções, e há também fácil acesso às rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias.

Cumbica

O bairro tem a terceira maior população de Guarulhos, com 90 mil habitantes, e é um dos principais bairros da cidade. Cumbica abriga o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Base Aérea de São Paulo, então é um bairro que recebe constantes investimentos em sua infraestrutura, já que muita gente circula por ali.

Uma das grandes vantagens que ele oferece é a mobilidade facilitada. As principais vias que levam à São Paulo cortam a região. Além disso, quem depende do transporte público pode contar com as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Quem mora por lá ressalta a segurança e qualidade de vida, com diversas opções de imóveis para compra ou aluguel. O Parque Chico Mendes é o ponto de encontro dos moradores, já que conta com quadras esportivas, parquinho para crianças, pista de skate, quiosques e trilhas na mata.

Picanço

Predominantemente residencial, o Picanço é a escolha ideal para quem procura boa infraestrutura e fácil acesso a São Paulo. Aqueles que precisam se deslocar com frequência para a capital paulista saem em vantagem ao escolher esse bairro de Guarulhos, já que ele conta com estações da linha Azul de metrô a poucos quilômetros.

É uma região calma e familiar, e conta com boa oferta de comércio, agências bancárias, assistência médica e escolas, tanto públicas como privadas.

O Picanço é muito frequentado por pessoas de todas as regiões da cidade. Isso porque abriga o famoso Parque Shopping Maia e o Zoológico Municipal, com mais de 100 espécies de animais.

Bonsucesso

O Bonsucesso é uma mescla interessante, pois é uma das regiões mais antigas e cheias de histórias de Guarulhos, ao mesmo tempo que abriga a vida noturna agitada para os jovens. Altamente populado, o bairro tem um perfil que mistura residencial, comercial e industrial, e está sempre em crescimento.

É por ali que ocorre a festa de Carpição, uma celebração tradicional que acontece em torno do Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. Ainda no quesito lazer, é pelas ruas do bairro que se concentram grande parte dos importantes restaurantes, bares e festas do município.

O bairro é considerado bastante seguro, pois conta com bom policiamento e com a sede do 4º Distrito Policial de Guarulhos. Também é bem serviço na área da saúde, oferecendo assistência através de uma policlínica e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Vila Galvão

Essa é uma das áreas que não para de crescer, com novos prédios residenciais sendo erguidos constantemente. A Vila Galvão é considerada a região com maior número de residências de classe média do município, e possui também uma vasta área comercial.

É um bairro de Guarulhos ideal para famílias que buscam alto padrão e conforto. Com condomínios completos e cheios de opções de lazer particulares, ainda fica próximo da Rodovia Fernão Dias.

Centro

Como em todos os centros de cidade, é a região que abriga a maior parte dos prédios de órgãos públicos, bancos, empresas, hotéis, museus e comércio. Pode ser uma boa escolha para quem não possui carro e precisa se locomover a pé ou com transporte público. Porém, pode ser um bairro um pouco perigoso em alguns trechos, principalmente à noite.

O Centro é, sem dúvidas, um bom local para quem gosta de frequentar restaurantes e atrações culturais. O Calçadão da Dom Pedro melhora a cada ano no quesito gastronomia e, perto dali, há o Centro Cultural Adamastor, com teatro e anfiteatro com agendas sempre cheias.

Para quem precisa estar perto de São Paulo, mas quer um respiro do trânsito caótico e ruas sempre movimentadas, Guarulhos tem tudo para ser a opção perfeita. Você está pensando em comprar uma casa ou apartamento na cidade? Qual foi o seu preferido entre os melhores bairros de Guarulhos? Aproveite para analisar as possibilidades de financiamento e comece a se preparar para essa mudança!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: