Início » Dicas » Como é morar em Joinville? Veja os melhores bairros

Como é morar em Joinville? Veja os melhores bairros

Descubra aqui os melhores bairros de Joinville para morar

Joinville, localizada no norte de Santa Catarina, chama atenção pela qualidade de vida, geração de emprego e investimento na cultura. Sendo a maior cidade do estado em termos de desenvolvimento, os bairros de Joinville a fizeram ser eleita em 2015 pela IstoÉ, a segunda melhor cidade do Brasil para se viver. 

Com colonização alemã e açoriana, a cidade já recebeu diversos títulos, como Cidade dos Príncipes, Cidade das Flores, Cidade da Dança e Manchester Catarinense. Os bairros de Joinville apresentam indicadores excelentes no Índice de Desenvolvimento Humano e são muito procurados em função das ofertas de emprego e de vagas na universidade.

Economia

Em 2017, Joinville foi a cidade brasileira que mais gerou empregos. Com grandes empresas situadas no local, é responsável por 20% das exportações de Santa Catarina. Os ótimos indicativos seguem também na educação, pois o município tem a melhor escola pública do sul do país. Além disso, a cidade tem vários polos universitários, tanto de instituições públicas quanto particulares.

Lazer

Para quem procura cultura e lazer, a cidade pode ser uma opção encantadora. É nela que está a única filial do Teatro Bolshoi da Rússia, conhecido por ser uma das escolas de balé mais tradicionais do mundo. Joinville também chama atenção dos amantes do esporte, por contar com muitas academias e ótimos locais para praticar esporte ao ar livre, com 14 quilômetros de ciclovias.

Em contrapartida, para quem gosta de praia, Joinville está localizada apenas a 1 hora de Balneário Camboriú. Das capitais, Joinville está a 130 quilômetros de Curitiba e a 179 km de Florianópolis. Conhecida por ser uma cidade em que chove constantemente, Joinville tem um verão morno e um inverno ameno.

Custo de vida

Os bairros de Joinville apresentam um bom custo de vida comparado a outras cidades da região e, até mesmo, de Florianópolis, capital do estado. Como resultado, a comparação entre as duas mostra que morar em Joinville significa uma economia de 37,3% em relação à capital.

O custo de vida da cidade é cerca de 2,5% mais barato que em municípios da Grande Florianópolis. Comparando com grandes cidades brasileiras, a diferença é ainda maior. No Rio de Janeiro e em São Paulo, essa diferença no custo de vida pode chegar a 25% e 42%, respectivamente.

Ficou com vontade de conhecer ou morar na cidade? Veja abaixo os melhores bairros de Joinville para viver!

América

Uma região de alto padrão, América é considerado um dos melhores bairros para se morar em Joinville. Com uma ótima infraestrutura de saúde, o bairro fica próximo a hospitais e clínicas. Acima de tudo, é um bairro arborizado, excelente para quem aprecia os passeios ao ar livre.

Localizado a apenas 2 km do centro da cidade, o bairro se destaca pelo alto nível de qualidade de vida e foi um dos primeiros bairros a ser habitado pelos colonos em Joinville. Até 1980, era considerado parte do bairro central, mas quando as instalações do América Futebol Clube foram concluídas, se tornou um bairro independente e ganhou o nome do time.

América é um dos bairros mais nobres e valorizados da cidade, ao mesmo tempo que respira arte e exibe suas ruas tranquilas e tem um comércio forte. No bairro, é possível encontrar boas opções de serviços, como cafés, restaurantes, supermercados, praças e parques arborizados.

Os destaques ficam por conta do Parque das Águas, onde é possível conhecer um espelho d’água que corta todo o local, do Centreventos Cau Hansen, que sedia anualmente o Festival Internacional de Dança, e da Escola do Teatro Bolshoi.

Atiradores

Considerado um dos mais seguros da cidade, o bairro Atiradores conta com o 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro bem como com o 8º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina. O bairro de Joinville recebeu esse nome por ficar no entorno da Sociedade Atiradores, hoje conhecida como Sociedade Desportiva Cruzeiro Joinvillense.

A segurança do bairro e a proximidade com o centro da cidade, cerca de 2 km, além da ótima infraestrutura, com restaurantes, cafés, bistrôs, docerias, fazem que ele seja considerado um bairro nobre e muito procurado por quem mora ou deseja morar em Joinville. Da mesma forma, é um dos bairros mais arborizados da cidade e ótimo para os amantes dos exercícios ao ar livre.

Santo Antônio

Próximo à zona industrial da cidade, de diversas empresas do ramo industrial, e de campus universitários, o bairro Santo Antônio é considerado um dos melhores para se viver de Joinville, principalmente em função da sua localização e mobilidade. Fica próximo aos principais bairros da cidade e tem muitas vias de entrada e saída.

O bairro cresceu rapidamente nos últimos anos e se tornou um bairro residencial, ótimo para viver com a família. Nesse sentido, apesar do crescimento, o bairro segue tranquilo e conta com ótimas opções de serviços, comércio e clínicas médicas e odontológicas.

Saguaçu

Próximo à região central da cidade, o bairro Saguaçu é excelente para quem tem filhos pequenos. Por exemplo, é nele que está localizado o maior parque de Joinville, o Zoobotânico, excelente para passeios ao ar livre, piqueniques e encontros com a família. 

É neste bairro também que está localizado o Mirante Boa Vista, igualmente outra opção para quem gosta de praticar atividades físicas. Portanto, os moradores deste bairro de Joinville desfrutam de uma excelente qualidade de vida, com sua infraestrutura considerada exemplar na cidade.

Costa e Silva

A excelente infraestrutura e um campus universitário fazem do bairro Costa e Silva uma opção ótima para se viver na cidade. O bairro joinvilense é um dos mais populosos da cidade e as ruas deste bairro são mais movimentadas. Ou seja, tais fatos acabam fazendo o número de empreendimentos crescer a cada dia.

Com grande variedade de restaurantes para todos os gostos, além de escolas, bancos, farmácias, padarias e mercados, quem vive no Costa e Silva não precisa procurar o centro da cidade para resolver problemas cotidianos.

Anita Garibaldi

Ideal para famílias, o bairro Anita Garibaldi tem ruas tranquilas e propícias para caminhadas em família. É um ótimo bairro de Joinville para quem procura conforto e qualidade de vida, já que é seguro e com várias opções de serviços disponíveis.

O bairro Anita Garibaldi chama atenção pela sua ótima localização, ficando a poucos minutos do centro da cidade e com acesso a BR-101, tendo como seu diferencial a mobilidade. Ainda mais, com acesso amplo ao transporte público e vias largas e bem pavimentadas, os moradores do bairro podem chegar a qualquer lugar na cidade sem complicações.

No entanto, eles não precisam se preocupar em sair do bairro para encontrar boas opções de escolas, clínicas médicas e odontológicas, lojas, farmácias, padarias, agências bancárias, supermercados, áreas de lazer e espaço para praticar esportes.

E então, gostou de conhecer os melhores bairros de Joinville? Venha, enfim, conhecer a cidade e escolher seu próximo endereço!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: